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A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos Por Prof. Dr. Heglison Toledo.

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1 A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos Por Prof. Dr. Heglison Toledo

2 A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos AS EMPRESAS DE MAIOR SUCESSO SÃO AQUELAS QUE DETÊM MAIS CONHECIMENTO OU QUE DOMINAM DE MODO MAIS EFICIENTE.

3 A GESTÃO DO CONHECIMENTO DEVE SER VISTA COMO UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA ÚTIL PARA AUMENTAR O VALOR E FACILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO UTILIZÁVEL DA ORGANIZAÇÃO, PARA QUALIFICAR OS TRABALHADORES DO CONHECIMENTO, DISSEMINAR A INOVAÇÃO E ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES.

4 A GESTÃO DO CONHECIMENTO É ANTES DE TUDO, UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS FACILITADORAS DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

5 A GESTÃO DO CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA A CONTINUIDADE E FORTALECIMENTO DA GESTÃO CRIATIVA, INOVADORA E FLEXÍVEL DAS EMPRESAS, NA BUSCA PELA MODERNIZAÇÃO E EXCELÊNCIA DE SUAS ATIVIDADES

6 Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 ) Socialização Externalização Internalização Combinação

7 O QUE VEM SENDO FEITO PARA EXTRAIR E UTILIZAR O POTENCIAL NÃO-REALIZADO DOS SEUS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA CRIAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, DISSEMINAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPORTE?

8 A RAPIDEZ COM QUE OCORREM AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS OBRIGA AS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS (OU NÃO) A IDENTIFICAR, ANALISAR, USAR E DISSEMINAR O CONHECIMENTO RELEVANTE PARA TOMADA DE DECISÃO

9 Evolução anos Capacidade Computador

10 Evolução anos Capacidade Computador Sistemas

11 Evolução anos Capacidade Computador Sistemas Homem

12 capital conhecimento energia energia matéria-prima matéria-prima A Sociedade do Conhecimento INVERSÃO DE VALORES

13 É NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS E CORPORAÇÕES DESAPRENDAM PARA APRENDER » OU APRENDAM A DESAPRENDER

14 DEVE-SE DESAPRENDER GRANDE PARTE DO QUE SE APRENDEU PARA PODER COMPETIR, CRESCER, SE MANTER NO MERCADO DEVE-SE PERSUADIR AS PESSOAS A ABANDONAR VELHAS IDÉIAS, NÃO EM CONVENCÊ-LAS A ACEITAR AS MUDANÇAS

15 SUCESSO NO PASSADO NÃO SIGNIFICA SUCESSO NO FUTURO EM VEZ DE REPETIR DECISÕES (RACIOCÍNIOS BASEADO EM CASOS) – DEVE-SE REPETIR OS PROCESSOS QUE NOS LEVARAM A TOMAR AS DECISÕES (RACIOCÍNO BASEADO EM ATITUDES)

16 O conhecimento está pautado nas redes sociais que o indivíduo está inserido. A aprendizagem ocorre por grande elo de relações que o indivíduo estabelece e como ele recorre a estas redes estabelecidas.

17 Por onde começar?

18 DESAPRENDER É O PRIMEIRO PASSO! – DEVE-SE REAPRENDER, TOMAR DECISÕES, MUDAR E TRANSFORMAR A GESTÃO ESPORTIVA

19 A GESTÃO ADEQUADA DO CONHECIMENTO SE MANIFESTA PELA DESTRUIÇÃO E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO; – PROMOVER A DESTRUIÇÃO CRIATIVA PARA VANTAGEM COMPETITIVA, NUMA ERA EM QUE A ECONOMIA E O CONHECIMENTO SÃO GLOBALIZADOS

20 conhecimento a partir de desafios e orientado à resolução de problemas GLOCALIZAÇÃO PENSAR GLOBALMENTE AGIR LOCALMENTE AGIR LOCALMENTE PENSAR GLOBALMENTE AGIR LOCALMENTE AGIR LOCALMENTE

21 Decisão Informação Conhecimento Dado Ambiente de tecnologias da informação

22 AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO SÃO: – IDENTIFICAR DE FORMA ADEQUADA OS CONHECIMENTOS RELEVANTES PARA O BOM DESEMPENHO; NEGÓCIO – EVITAR QUE CONHECIMENTOS ESTRANHOS, NÃO DESEJADOS, SEJAM INTRODUZIDOS NO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DO NEGÓCIO

23 DISCERNIMENTO DESENVOLVIM ENTO SUSTENTÁVEL SIMPLIFICAÇÃO A BASE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

24 PARTICIPAÇÃO PESQUISA POSICIONAMENTO PROMOÇÃO PÓS-VENDA MODELO DOS 5 Ps

25

26 NUNCA INICIE UM PROJETO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO VISANDO A CORPORAÇÃO COMO UM TODO, OS RESULTADOS NUNCA APARECERÃO E VOCÊ AMARGARÁ UMA GRANDE FRUSTRAÇÃO

27 Estratégia, Organização e Acompanhamento da Mudança Orquestração Estratégica Revitalização dos Modelos de Negócios Energização dos Talentos Humanos Definição de Identidade e Visão Compartilhada Formulação Estratégica Inteligência de Mercado / Indicadores Gestão Estratégica do Capital Cliente Transformação Participativa da Organização Parcerias em contextos multiculturais Modos de funcionamento Eficácia Coletiva / Coaching de Equipe Boas Práticas Gerenciais Eficácia Individual / Coaching Executivo Gestão de Crise Gestão Orquestrada de Projetos Inteligência Estratégica Participativa / Inteligência Coletiva Viabilização de Organizações de Alto Desempenho Fonte: Adaptado de Crescendo Consultoria por Heglison Toledo

28 A aplicação da Inteligência tem uma visão mais ampla e estratégica e não apenas focada na competição Foco Estratégico Foco Tático Escopo Específico Escopo Amplo Inteligência de Competição Inteligência de Mercado Inteligência Estratégica Coleta informações com o monitoramento pontual Suporta o planejamento e as políticas de marketing? Há pesquisas e indicadores sólidos para o progresso do negócio? Auxilia a tomada de decisões estratégicas monitorando o mercado global, tendências, Influência econômica e regulação setorial Fonte: Corporate Strategy Board / Adaptado de Crescendo por Heglison Toledo

29 O QUE NÃO SE MEDE NÃO SE GERENCIA O QUE NÃO SE GERENCIA NÃO SE CONTROLA O QUE NÃO SE CONTROLA RESULTADO IMPREVISÍVEL

30 Avaliação realizada em 4 dimensões + Estratégia Posicionamento Governança Corporativa – acionistas(sócios), cidadãos, comunidade Interface Identidade Corporativa Eficácia Eficiência Efetividade Informação Qualidade do conteúdo Gestão do conteúdo Tecnologia Pesquisa Desenvolvimento

31 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – ADMINISTRAÇÃO POR RESULTADOS

32 FUTURO DO ESPORTE BASEADO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO Aprendizagem disponível sempre que solicitada – Em qualquer lugar, a qualquer hora Desenvolver competências básicas da área de conhecimento Aprender agindo Toda rede relacionamentos Dinamismo do pensamento da sociedade do conhecimento PROCESSO CONTÍNUO DE APRENDIZAGEM

33 Lembre que nem sempre você precisa da solução mais sofisticada...

34 Porque comprar isso...

35 ... Se tudo o que você precisa é disso !

36 O que serve para uma pessoa pode não servir para o próximo... Prof. Esp. Rodrigo Martins Cintra CADA AMBIENTE UMA SITUAÇÃO

37 ATENÇÃO! Use ferramentas diferentes para situações diferentes! Atrasado Bêbado Batom Prof. Esp. Rodrigo Martins Cintra

38 Prof. Dr. Heglison Toledo Cel.: (32)


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