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A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos

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Apresentação em tema: "A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos"— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
Prof. Dr. Heglison Toledo

2 A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
AS EMPRESAS DE MAIOR SUCESSO SÃO AQUELAS QUE DETÊM MAIS CONHECIMENTO OU QUE DOMINAM DE MODO MAIS EFICIENTE.

3 A GESTÃO DO CONHECIMENTO DEVE SER VISTA COMO UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA ÚTIL PARA AUMENTAR O VALOR E FACILITAR O ACESSO AO CONHECIMENTO UTILIZÁVEL DA ORGANIZAÇÃO, PARA QUALIFICAR OS TRABALHADORES DO CONHECIMENTO, DISSEMINAR A INOVAÇÃO E ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES.

4 A GESTÃO DO CONHECIMENTO É ANTES DE TUDO, UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS FACILITADORAS DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

5 NA BUSCA PELA MODERNIZAÇÃO E EXCELÊNCIA DE SUAS ATIVIDADES
A GESTÃO DO CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA A CONTINUIDADE E FORTALECIMENTO DA GESTÃO CRIATIVA, INOVADORA E FLEXÍVEL DAS EMPRESAS, NA BUSCA PELA MODERNIZAÇÃO E EXCELÊNCIA DE SUAS ATIVIDADES

6 Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 )
Socialização Externalização Conhecimento Tácito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Explícito Internalização Combinação Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 )

7 O QUE VEM SENDO FEITO PARA EXTRAIR E UTILIZAR O POTENCIAL NÃO-REALIZADO DOS SEUS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA CRIAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, DISSEMINAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPORTE?

8 A RAPIDEZ COM QUE OCORREM AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS OBRIGA AS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS (OU NÃO) A IDENTIFICAR, ANALISAR, USAR E DISSEMINAR O CONHECIMENTO RELEVANTE PARA TOMADA DE DECISÃO

9 Evolução Computador Capacidade 5 10 15 20 anos

10 Evolução Computador Capacidade Sistemas 5 10 15 20 anos

11 Evolução Computador Capacidade Sistemas Homem 5 10 15 20 anos

12 A Sociedade do Conhecimento
INVERSÃO DE VALORES capital conhecimento energia matéria-prima

13 É NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS E CORPORAÇÕES DESAPRENDAM PARA APRENDER
OU APRENDAM A DESAPRENDER

14 DEVE-SE DESAPRENDER GRANDE PARTE DO QUE SE APRENDEU PARA PODER COMPETIR, CRESCER, SE MANTER NO MERCADO DEVE-SE PERSUADIR AS PESSOAS A ABANDONAR VELHAS IDÉIAS, NÃO EM CONVENCÊ-LAS A ACEITAR AS MUDANÇAS

15 SUCESSO NO PASSADO NÃO SIGNIFICA SUCESSO NO FUTURO
EM VEZ DE REPETIR DECISÕES (RACIOCÍNIOS BASEADO EM CASOS) DEVE-SE REPETIR OS PROCESSOS QUE NOS LEVARAM A TOMAR AS DECISÕES (RACIOCÍNO BASEADO EM ATITUDES)

16 O conhecimento está pautado nas redes sociais que o indivíduo está inserido.
A aprendizagem ocorre por grande elo de relações que o indivíduo estabelece e como ele recorre a estas redes estabelecidas.

17 Por onde começar? 17

18 DESAPRENDER É O PRIMEIRO PASSO!
DEVE-SE REAPRENDER, TOMAR DECISÕES, MUDAR E TRANSFORMAR A GESTÃO ESPORTIVA

19 A GESTÃO ADEQUADA DO CONHECIMENTO SE MANIFESTA PELA DESTRUIÇÃO E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO;
PROMOVER A DESTRUIÇÃO CRIATIVA PARA VANTAGEM COMPETITIVA, NUMA ERA EM QUE A ECONOMIA E O CONHECIMENTO SÃO GLOBALIZADOS

20 GLOCALIZAÇÃO PENSAR GLOBALMENTE AGIR LOCALMENTE
conhecimento a partir de desafios e orientado à resolução de problemas GLOCALIZAÇÃO PENSAR GLOBALMENTE AGIR LOCALMENTE

21 Ambiente de tecnologias da informação Decisão Informação Conhecimento Dado

22 AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO SÃO:
IDENTIFICAR DE FORMA ADEQUADA OS CONHECIMENTOS RELEVANTES PARA O BOM DESEMPENHO; EVITAR QUE CONHECIMENTOS ESTRANHOS, NÃO DESEJADOS, SEJAM INTRODUZIDOS NO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DO NEGÓCIO

23 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A BASE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO DISCERNIMENTO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SIMPLIFICAÇÃO

24 MODELO DOS 5 Ps PARTICIPAÇÃO PÓS-VENDA PROMOÇÃO PESQUISA
POSICIONAMENTO PROMOÇÃO PÓS-VENDA

25 Gostaria da participação de todos.
A apresentação é bem longa, então para não ficar muito cansativo, seria interessante fazermos uma apresentação um pouco mais web 2.0., com a participação de todos. Primeiramente vou apresentar o conceito web 2.0 e quais os ganhos que pode trazer às empresas. Depois passaremos pelas ferramentas em si, com a demonstração de casos. Nesse ponto em específico, quero bastante participação, até porque não iremos apresentar e nem conhecemos todos os casos de web 2.0, por isso caso tenham algo interessante para acrescentar, não hesite!

26 NUNCA INICIE UM PROJETO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO VISANDO A CORPORAÇÃO COMO UM TODO, OS RESULTADOS NUNCA APARECERÃO E VOCÊ AMARGARÁ UMA GRANDE FRUSTRAÇÃO

27 Estratégia, Organização e Acompanhamento da Mudança
Definição de Identidade e Visão Compartilhada Formulação Estratégica Inteligência de Mercado / Indicadores Gestão Estratégica do Capital Cliente Gestão Orquestrada de Projetos Inteligência Estratégica Participativa / Inteligência Coletiva Revitalização dos Modelos de Negócios Orquestração Estratégica Viabilização de Organizações de Alto Desempenho Energização dos Talentos Humanos Transformação Participativa da Organização Parcerias em contextos multiculturais Modos de funcionamento Eficácia Coletiva / Coaching de Equipe Boas Práticas Gerenciais Eficácia Individual / Coaching Executivo Gestão de Crise Fonte: Adaptado de Crescendo Consultoria por Heglison Toledo

28 A aplicação da Inteligência tem uma visão mais ampla e estratégica e não apenas focada na competição
Foco Estratégico Inteligência Estratégica Auxilia a tomada de decisões estratégicas monitorando o mercado global, tendências, Influência econômica e regulação setorial Inteligência de Mercado Suporta o planejamento e as políticas de marketing? Há pesquisas e indicadores sólidos para o progresso do negócio? Inteligência de Competição Coleta informações com o monitoramento pontual Foco Tático Escopo Específico Escopo Amplo Fonte: Corporate Strategy Board / Adaptado de Crescendo por Heglison Toledo

29 O QUE NÃO SE CONTROLA RESULTADO IMPREVISÍVEL
O QUE NÃO SE MEDE NÃO SE GERENCIA O QUE NÃO SE GERENCIA NÃO SE CONTROLA O QUE NÃO SE CONTROLA RESULTADO IMPREVISÍVEL

30 Avaliação realizada em 4 dimensões
Estratégia Posicionamento Governança Corporativa – acionistas(sócios), cidadãos, comunidade Interface Identidade Corporativa Eficácia Eficiência Efetividade + Informação Qualidade do conteúdo Gestão do conteúdo Tecnologia Pesquisa Desenvolvimento

31 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – ADMINISTRAÇÃO POR RESULTADOS
UNIDADES DE NEGÓCIO PRESIDÊNCIA SUPERINTENDÊNCIA I SUPERINTENDÊNCIA II SUPERINTENDÊNCIA III

32 FUTURO DO ESPORTE BASEADO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Aprendizagem disponível sempre que solicitada – Em qualquer lugar, a qualquer hora Desenvolver competências básicas da área de conhecimento Aprender agindo Toda rede relacionamentos Dinamismo do pensamento da sociedade do conhecimento PROCESSO CONTÍNUO DE APRENDIZAGEM

33 Lembre que nem sempre você precisa da solução mais sofisticada...

34 Porque comprar isso...

35 ... Se tudo o que você precisa é disso !

36 O que serve para uma pessoa pode não servir para o próximo...
CADA AMBIENTE UMA SITUAÇÃO O que serve para uma pessoa pode não servir para o próximo... Prof. Esp. Rodrigo Martins Cintra

37 ATENÇÃO! Use ferramentas diferentes para situações diferentes!
Atrasado Bêbado Batom Prof. Esp. Rodrigo Martins Cintra

38 OBRIGADO!!! Prof. Dr. Heglison Toledo E-mail: hctoledo@gmail.com
Cel.: (32) OBRIGADO!!!


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