A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL HIDROGRAFIA Hidro = água. Hidrografia é o conjunto das águas correntes ou em repouso de uma região (rios, oceanos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL HIDROGRAFIA Hidro = água. Hidrografia é o conjunto das águas correntes ou em repouso de uma região (rios, oceanos,"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL HIDROGRAFIA Hidro = água. Hidrografia é o conjunto das águas correntes ou em repouso de uma região (rios, oceanos, lagos, lagoas).

2 A hidrografia depende da quantidade de chuvas de uma determinada região. O Rio Grande do Sul possuiu uma pluviosidade intensa, com chuvas distribuídas ao longo do ano. Ciclo da água:

3 Partes de um rio: Nascente: lugar onde nasce o rio. Leito: local por onde o rio corre. Foz: lugar onde o rio deságua. Afluente: rio menor que deságua num rio maior. Margem direita: terras que se situam à direita do rio. Margem esquerda: terras que se situam à esquerda do rio.

4 Bacia hidrográfica: é o conjunto de terras banhadas por um rio principal e por seus afluentes. Os rios podem ser separados por bacias hidrográficas. Bacias hidrográficas do RS: Bacia do Uruguai Bacia Atlântica

5

6 BACIA DO URUGUAI Localização: oeste do estado. Formada pelo rio Uruguai e seus afluentes (destacam-se os rios Passo Fundo, Ijuí e Ibicuí). Rio Uruguai tem origem na junção dos rios Pelotas e Canoas, na divisa do estado com Santa Catarina. Deságua no oceano Atlântico. Através do Rio Uruguai bandeirantes e jesuítas chegaram ao estado. Antigamente todos os rios do RS eram utilizados como vias de transporte de pessoas, produtos agrícolas e industriais (transporte fluvial). Atualmente as hidrovias são pouco utilizadas.

7 BACIA ATLÂNTICA Localização: leste do estado. Nesta bacia está o rio mais importante do estado, o Jacuí. O rio Jacuí nasce nas proximidades do município de Passo Fundo, atravessa boa parte do estado e desagua no lago Guaíba, junto com os rios dos Sinos, Gravataí e Caí. Seus principais afluentes são o rio Pardo e Taquari. Ao longo do rio Jacuí foram construídas várias represas que alimentam usinas hidrelétricas (geração de energia). Destacam-se as usinas de Ernestina, Passo Real, Jacuí e Itaúba. Lago Guaíba despeja suas águas na laguna dos Patos, que desemboca no oceano Atlântico através do canal de Rio Grande no município de Rio Grande.

8 Barragem de Itaúba Barragem de ErnestinaBarragem do Jacuí Barragem do Passo Real

9 Lago: Formação de água cercada por terra. Extensão e profundidade variável. Alimentado por um ou mais rios afluentes. Lago Guaíba é o principal lago do RS. Lagoa: Formação de água cercada por terra. Pequena extensão e profundidade. Laguna: Situa-se nas margens litorâneas. Tem ligação direta com o mar. Laguna dos Patos é a mais conhecida no estado. Arroio: Pequeno curso de água, permanente ou não. Arroio Chuí é o mais conhecido no RS (divisa com o Uruguai).

10

11 ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL HIDROGRAFIA Profª Analiese Apelt Turma 153


Carregar ppt "ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL HIDROGRAFIA Hidro = água. Hidrografia é o conjunto das águas correntes ou em repouso de uma região (rios, oceanos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google