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Medidas de características da clientela em avaliação de TD&E Denise Furlanetto 2011.

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1 Medidas de características da clientela em avaliação de TD&E Denise Furlanetto 2011

2 INTRODUÇÃO Para responder determinadas questões sobre manifestações de diferenças individuais em eventos instrucionais: Ponto-chave inicial Conhecer o perfil da clientela antes de iniciar o planejamento da ação educacional

3 Conhecimento prévio das características da clientela de ações educacionais:  permitem a criação estratégias instrucionais mais adequadas;  níveis mais elevados de satisfação dos participantes;  melhor nível de aprendizagem;  transferência de conteúdo das ações em seus trabalhos.

4 Conhecido o perfil da clientela de uma determinada ação educacional: selecionar os indivíduos mais ajustados para participarem do programa de capacitação ou adotar estratégias mais adequadas para que todos os participantes se beneficiem?

5 Treinabilidade Capacidade demonstrada para adquirir CHAs necessárias para desempenhar um trabalho dentro de determinado padrão de qualidade e produtividade. Permite melhor entendimento das razões pelas quais os participantes tem níveis diferenciados de: ◦ Satisfação ◦ Aprendizagem ◦ Transferência para o contexto de trabalho

6 CUIDADO! Tais características só devem ser utilizadas de modo que TODOS e não apenas os mais capazes possam beneficiar-se igualmente da oportunidades de TD&E.

7 Características da clientela: Importantes variáveis explicativas de transferência de treinamento e outros resultados; classificação baseada no modelo IMPACT de avaliação de treinamento (Abbad, 1999) e modelo MAIS (Borges-Andrade, 1986)

8 8 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais 4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévias Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Tempo de serviço, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

9 9 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais 4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévios Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Tempo de serviço, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

10 Repertório de Entrada Definição: conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, expectativas e experiências adquiridas pelo participante antes do treinamento; Definir os perfis de entrada importante para avaliar com rigor científico um resultado de treinamento.

11 Repertório de Entrada Visa reconhecer anteriormente à ação educacional, o repertório dos participantes; Analisar tais medidas:  evita custos desnecessários  permite que a eficácia seja alcançada mais facilmente;  definição da modalidade de entrega;  definição do desenho do treinamento.

12 Repertório de Entrada  pré-teste: sem ele como podemos avaliar o resultado de uma treinamento?  avaliação sistemática das necessidades;  Estabelecimento de pré-requisitos de entrada;  Podem ser utilizados: questionários de auto- hetero-avaliação; testes ou provas situacionais.

13 13 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais 4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévias Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Cargo, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

14 Características sociodemográficas Para estabelecer condições adequadas para que todos os participantes possam ser bem sucedidos nas ações educacionais. Características mais estudadas: gênero: resultados contraditórios (alguns estudos apontam diferença na aprendizagem referente ao sexo) idade: resultados mais consistentes (relação negativa – mais idade aprendem menos)

15 Características sociodemográficas Poucos trabalhos sobre relações de características sociodemográficas com resultados de ações educacionais (principalmente em termos de impacto do treinamento no trabalho); Identificação de tais características – importante durante o planejamento de ações de TD&E

16 16 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévias Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Tempo de serviço, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

17 Características psicossociais da clientela Indivíduos mais confiantes de beneficiam mais de uma ação de TD&E? Variáveis... auto-eficácia, lócus de controle, comprometimento e prazer e sofrimento e suas relações com resultados de TD&E;

18 Características psicossociais da clientela AUTO-EFICÁCIA: refere-se às crenças do indivíduo em suas próprias capacidades para mobilizar motivação, recursos cognitivos e cursos de ação necessários ao sucesso das ações em que se engajam. pesquisas apontam: importante variável explicativa de sucesso dos participantes em programas de TD&E de diferentes domínios e atividades.

19 Características psicossociais da clientela LÓCUS DE CONTROLE: forma com que os indivíduos delegam a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de suas ações; - Lócus interno: responsabilidade atribuída ao próprio indivíduo; - Lócus externo: responsabilidade atribuída a outras fontes de controle (sorte, DEUS, etc) pouco explorado na área de avaliação de treinamento.

20 Características psicossociais da clientela COMPROMETIMENTO: conceito no qual o vínculo decorre da internalização de objetivos e valores da organização na qual o indivíduo está inserido; poucas pesquisas o relacionam PRAZER E SOFRIMENTO: pouca evidência sobre a relação com efeitos de ações educacionais.

21 21 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais 4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévias Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Tempo de serviço, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

22 Características motivacionais da clientela Em TD&E: motivação influencia os processos de aquisição, retenção e transferência da aprendizagem ao trabalho; MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: direção, intensidade e persistência do esforço despendido pelo participante em atividade de aprendizagem antes, durante e após o programa. MOTIVAÇÃO PARA TRANSFERIR: extensão na qual os indivíduo estão motivados para aplicar no trabalho o que aprenderam no programa de TD&E. Estudos recentes demonstram que motivação dos participantes para aprender e participar de programas de TD&Eafeta a aquisição e retenção de conhecimentos, e também sua intenção de transferir as novas habilidades para o trabalho.

23 Características motivacionais da clientela Participantes com maior motivação pré-treinamento Maior aprendizagem e reações mais positivas Motivação para participar de um programa é influenciada por: - características individuais - situacionais

24 Características motivacionais da clientela MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MOTIVAÇÃO PARA TRANSFERIR Limitam-se a investigar o interesse geral da pessoa em relação ao curso

25 Características motivacionais da clientela VALOR INSTRUMENTAL TEORIA DE EXPECTÂNCIA DE VROOM: - valor peculiar do programa para cada pessoa Motivação da pessoa para tomada de decisões é função de 3 variáveis: VALÊNCIA: é o nível de satisfação que a pessoa espera receber da recompensa; EXPECTÂNCIA: estimativa de que o esforço individual resultará em um bom desempenho. INSTRUMENTALIDADE: probabilidade de que determinado desempenho seja o caminho adequado para chegar a uma recompensa ou resultado desejado pelo indivíduo

26 Características motivacionais da clientela “ representa a crença do indivíduo de que uma recompensa será recebida em função do desempenho” IMPLICAÇÃO PRÁTICA DA TEORIA DE EXPECTÂNCIA: - É importante apresentar aos participantes o valor dos programas instrucionais para motivá-los a participar do treinamento, para fazê-los valorizar o programa.

27 Características motivacionais da clientela Pesquisa (Lacerda 2003): Participantes que atribuíram maior valor instrumental (crença de obter recompensas úteis e valorizadas) aos programas de TD&E eram também os que apresentaram maior impacto do treinamento no trabalho, isto é, aplicavam mais as novas aprendizagens no trabalho que os demais.

28 Características motivacionais da clientela IMPORTANTE IDENTIFICAR...  interesses individuais  aspirações profissionais  expectativas dos participantes de ações educacionais...E UTILIZÁ-LAS NO DESENHO DE PROGRAMAS.

29 29 Características da Clientela 1.Repertório de Entrada 2. Sociode- mográficas 3. Psicossociais 4. Motivacionais 5. Cognitivo- comportamentais Gênero, idade, formação, etc. Prazer e Sofrimento CHA’s prévias Comprome- timento Auto-eficácia Lócus de controle Tempo de serviço, função, etc. Motivação para aprender Motivação para transferir Valor Instrumental Estratégias Cognitivas Estratégias Comportamentais Condição socio-econômica Estratégias Auto-regulatórias Experiências anteriores Organizador Avançado do Cap. 21

30 Características cognitivo-comportamentais da clientela há um aumento de interesse nestas variáveis; Importante para o desenvolvimento de oportunidades de educação à distância; para confecção do desenho instrucional considerar: - hábitos de estudo - preferências da clientela - estratégias de aprendizagem - estilos de aprendizagem

31 Características cognitivo-comportamentais da clientela taxonomia de estratégias de aprendizagem para treinamento profissional em adultos (proposta por Warr e Allan, 1998 – pág.437) fundamental para o estudo de tais variáveis para aperfeiçoar o planejamento instrucional de ações educacionais presenciais ou à distância visando facilitar o processo de aprendizagem e transferência de aprendizagem dos participantes.

32 ESTRATÉGIAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS COLETA DE DADOS: maioria abordagem quantitativa; técnica de coleta de dados: questionários; geralmente itens associados à escala Likert; Características prazer e sofrimento: geralmente abordagem qualitativa. DELINEAMENTO E COLETA DE DADOS - depende do objeto de estudo; - Ex: efeito de uma ação educacional sobre uma característica? / Relação entre uma característica efeitos de ações educacionais?

33 ESTRATÉGIAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS ANÁLISE: Abordagem quanti: análises estatísticas descritivas; Abordagem quali: análise de conteúdos. DEVOLUÇÃO DOS DADOS - depende do tipo de avaliação selecionado (formativa ou somativa?)

34 Como escolher as variáveis a serem medidas? Depende da finalidade; Da importância das características da clientela de ações educacionais para manutenção e otimização do sistema TD&E; Depende dos objetivos e da importância do processo de avaliação; Considerar cada situação de avaliação previamente para que informações desnecessárias não sejam levantadas em vão.

35 CONSIDERAÇÕES FINAIS Características da clientela mais estudadas:  sociodemográficas  lócus de controle  auto-eficácia  motivação para aprender e transferir

36 CONSIDERAÇÕES FINAIS Revisão de Abbad, Pilati e Pantoja (2003): Características da clientela: - gênero - idade -- tempo desde o término do curso superior -- nível instrucional --cargo --motivação para aprender - comprometimento - intenção de aplicar o aprendido -auto-eficácia CARACTERÍSTICAS DA CLIENTELA: - Relacionadas a resultados de treinamento (reações, aprendizagem ou impacto no trabalho); - Porém impacto pequeno se se comparado a variáveis como clima e suporte -Avaliar conjuntamente tais variáveis

37 CONCLUSÕES Características da clientela são de extrema importância, apesar de pouco explorada; Programas educacionais que não as consideram tendem ao insucesso.

38 REFERÊNCIA Meneses, P. P. M.; Abbad, G. S.; Zerbini, T. e Lacerda, E. M. (2006). Medidas de características da clientela em TD&E. Em: J. E. Borges- Andrade, G. S. Abbad e L. Mourão. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Porto Alegre: Artmed, pp. 422 – 442.


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