A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
Aula 02 Prof. Marcopolo Marinho

2

3 COMUNICAÇÃO

4 COMUNICAÇÃO Bielo-russo
Слова камунікацыя адбываецца ад лацінскага communicare, што азначае "зрабіць агульны", "доля", "дараваць". Камунікацыя мяркуе, такім чынам, што-то індывіда на ўсю праход, хоць і не вычарпаныя гэтую канцэпцыю, так як магчыма для чалавека звязваюцца з сабой. Bielo-russo

5 COMUNICAÇÃO A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar”, “conferenciar”. A comunicação pressupõe, deste modo, que algo passe do individual ao coletivo, embora não se esgote nesta noção, uma vez que é possível a um ser humano comunicar consigo mesmo.

6

7 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
PRÉ HISTÓRIA: Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. 3800 A.C. Enquanto o homem não sabia falar, do jeito como fazemos hoje, valia fazer desenhos em cavernas a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal.

8

9 Os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada. DINÂMICA EM SALA

10

11 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
3200 A.C. Os Sumérios criaram alfabetos formados por figuras que representam objetos do cotidiano. Com a sistematização desse tipo de desenhos, os fenícios também desenvolveram um modelo de escrita.

12 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
3000 A.C. Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.

13 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
2900 A.C. Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.

14

15 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
550 A.C. O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo.

16

17

18

19 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1455 Para a mídia surgir e facilitar o acesso à informação, foi necessário que Johannes Gutenberg melhorasse a impressão, que existia havia 14 séculos na China.

20 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1837 O americano Samuel Morse ( ) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.

21 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1893 Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi ( ).

22 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1929 O cientista russo Vladimir Zworykin ( ) apresentava o kinoscópio; o precursor da televisão. 1960 Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra. 1994 O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.

23

24 O processo de comunicação
Envia a mensagem desejada Recebe a mensagem desejada Decodifica o código recebido Decodifica se a mensagem foi compreendida corretamente. Retroação Retroalimentação Fonte: Blog Educação Empreendedora - Adaptado

25 MAPAS MENTAIS O mapa mental é uma técnica de organização do pensamento criada pelo inglês Tony Buzan na década de 70. Professores sugerem a prática como ferramenta de estudo, pois ela ajuda a hierarquizar as informações e é ideal para quem precisa memorizar uma grande quantidade de conteúdos Reprodução/tonybuzan

26 Os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada. Com certeza, em um determinado momento desse passado, esse homem aprendeu a relacionar objetos e seu uso e a criar utensílios para caça e proteção e pode ter passado isso aos demais, através de gestos e repetição do processo, criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem. Com o tempo, essa comunicação foi adquirindo formas mais claras e evoluídas, facilitando a comunicação não só entre os povos de uma mesma tribo, como entre tribos diferentes. As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas anos a.C. O povo sumério, considerada a uma das mais antigas civilizações do mundo, já  ocupava a região da Mesopotâmia quatro séculos antes de Cristo. Essa civilização foi a primeira a usar o sistema pictográfico (escritas feitas nas cavernas, com tintas). Esse tipo de escrita era utilizada, também, pelos egípcios que, em 3100 a.C., criaram seus hierós glyphós ou “escrita sagrada”, como os gregos as chamavam. Esse tipo de escrita era, além de pictórica, ideográfica, ou seja, utilizava símbolos simples para representar tanto objetos materiais, como idéias abstratas. Utilizava o princípio do ideograma (sinal que exprime idéias) no estágio em que deixa de significar o objeto que representa, para indicar o fonograma referente ao nome desse objeto. Uma das mais significativas contribuições dos sumerianos está ligada ao desenvolvimento da chamada escrita cuneiforme. É a língua escrita mais antiga das que se têm testemunhos gráficos. As primeiras inscrições procedem de 3000 a.C. Um estágio moderno da comunicação humana foi a descoberta da tipografia  (arte de imprimir), pelo alemão Johann Gutemberg, em Essa invenção multiplicou e barateou os custos dos escritos da época e abriu a era da comunicação social.

27 Componentes da Comunicação
São componentes do processo de comunicação: o emissor da mensagem, o receptor, a mensagem em si, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo acontece. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferências do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem fica subordinada ao repertório (crenças, modo de ser, comportamentos) do receptor. Em relação à forma, a comunicação pode ser verbal, não-verbal, gestual e mediada. Verbal – Comunicação através da fala propriamente dita, formada por palavras e frases. Tem suas dificuldades (timidez,gagueira, etc.), mas ainda é a melhor forma de comunicação. Não-verbal – Comunicação que não é feita por palavras faladas ou escritas. Usam-se muito os símbolos (sinais, placas, logotipos, ícones) que são constituídos de formas, cores e tipografias, que combinados transmitem uma idéia ou mensagem. Linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente Comunicação mediada - processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores. Toda essa inovação nas formas de comunicação, fez com que a humanidade passasse a viver de uma forma totalmente nova, onde as fronteiras físicas deixam de ser obstáculos à comunicação constante entre os povos. Formas que até alguns anos eram impensáveis, passam a fazer parte do nosso dia a dia. Um universo novo se apresente e,se os horizontes se alargam, perde-se o controle da informação próxima e garantida. Chegamos à exacerbação da informação (que é diferente do conhecimento), através dos meios eletrônicos, dos quais a internet é a campeã. Nesse universo tecnológico predomina a sapiência humana, suas qualidades, mas também, suas mazelas. Cabe às pessoas que se comunicam, fazê-lo de forma a utilizar as informações como fonte de troca para aquisição do conhecimento e usá-las com sabedoria.

28 A escrita cuneiforme  foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples. Os sumérios  utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre. A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais. Com o passar do tempo à escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos, sendo assim houve uma época em que todos os estados da Mesopotâmia utilizavam este tipo de escrita para se comunicar, trabalhar e até mesmo gravar seus pensamentos. No decorrer do tempo, para que houvesse maior compreensão da escrita, ela sofreu transformações importantes, a escrita cuneiforme assíria se transformou e se tornou diferente da escrita dos babilônicos. Os habitantes da mesopotâmia (utilizadores da escrita cuneiforme) teve uma característica muito interessante na questão da escrita, foi um dos povos que utilizaram e deixaram registrados mais documentos contendo este tipo de sinais. A escrita sempre desempenhou um dos papéis mais importantes na vida desses povos, só que por ela ser muito enigmática e de difícil compreensão eram poucas pessoas que tinham o conhecimento dela. Somente no século XX foram encontrados documentos que esclareciam em partes a complexidade de entendimento desta escrita, sua tradução foi uma tarefa muito árdua. Para conseguir decifrar os documentos encontrados, eram necessários que os estudiosos dominassem outras línguas como o Hebreu e o Árabe, para que possa encontrar dentro do vocabulário dessas duas línguas alguma semelhança que leve a tradução da escrita cuneiforme. Era quase que impossível se estudar a escrita cuneiforme sem conhecer a cultura e quase toda a história das civilizações que as utilizavam, e a cada nova descoberta na escrita cuneiforme era uma parte da História desses povos desvendada. Escrita cuneiforme, de origem Suméria, encontrada no Iraque. Foto: Fedor Selivanov / Shutterstock.com

29 REFERÊNCIAS Revista Aventuras na história Geekaco.com
Escritoriototal.com.br Infoescola.com Profª Helena Maria Coutinho


Carregar ppt "Comunicação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google