A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
LÓGICA? É LÓGICO!!!! Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010

2 Como será que Rafael deduziu isto?

3 Quando a professora entrou em sala e Rafael fez a pergunta para ela, todos os alunos ficaram espantados. A professora mais ainda, pois não havia contado para ninguém que adiaria a prova. Além do mais, ela estava com o pacote de provas nas mãos. O que levou Rafael a essa dedução? Foi a pergunta da professora.

4 Eis a resposta de Rafael:
- É lógico que não haverá prova hoje! Sempre que é dia de prova, a senhora chega um pouco antes, e hoje não chegou. Além do mais, trouxe a vareta para apontar o quadro. Havíamos combinado que a prova seria com consulta. Quando é assim, a senhora costuma trazer um livro para ler, e não estou vendo algum... - Elementar, minha cara mestra!!!

5 Quantas vezes cada um de nós já utilizou essa expressão?
É LÓGICO !

6 Como nesse exemplo:

7 Depois de uma frase desse tipo...
Temos que explicar, com argumentos o porquê da nossa conclusão. Se Rafael apenas dissesse : -Acho que não haverá prova hoje, não sei por quê, mas acho.” Ele estaria apenas emitindo uma opinião e, consequentemente, não poderia dizer: É lógico!

8 Foi o que Rafael fez ao concluir:
Sempre que é dia de prova, a professora chega mais cedo. (ela não chegou!) Sempre que é dia de prova, a professora não traz a vareta. (hoje trouxe) Sempre que é prova com consulta, a professora traz um livro para ler. (e hoje não trouxe) Veja que ele argumentou para chegar à conclusão.

9 A ligação entre a conclusão e as razões apresentadas é fundamental para se ter uma boa argumentação.
Seria muito estranho se Rafael dissesse: “Não haverá prova hoje pois a professora dormiu mal e está com dor de cabeça.”

10 É LÓGICO ESTUDAR LÓGICA
A Lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar, a partir de fatos básicos, nossas conclusões A lógica se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas informações.

11 A lógica é muito importante
Na Matemática. Nas investigações policiais Nos negócios Nas diversas áreas do conhecimento humano.

12 Quer ver?

13 Mas é na Matemática que a usamos com maior frequência.
Se x + 2 = 7, então x = 5. Se um triângulo é equilátero, então cada um dos seus ângulos mede 600. Se o número termina em 0 ou 5, então ele é divisível por 5.

14 Observe que essas sentenças matemáticas são construídas assim:
SE isto é verdade, ENTÃO aquilo também é. Estudar Matemática é fazer um permanente exercício de Lógica.

15 Aristóteles e a Lógica:
Aristóteles, filósofo grego, que viveu no século IV a. C. Preocupou-se com o estabelecimento de regras para argumentação. É preciso distinguir quais são os argumentos válidos e o que não são. Os argumentos não válidos são chamados de falácias ou sofismas.

16 Veja um exemplo de sofisma

17 Silogismos: Aristóteles, em suas tentativas de sistematizar as regras lógicas, dedicou atenção especial a esse tipo de argumento, com duas proposições iniciais e uma conclusão. Um argumento assim formulado é um exemplo de silogismo.

18 Veja: Todo A é B E → Todo A é C Todo B é C
A primeira parte é denominada PREMISSA. A segunda parte é a CONCLUSÃO.

19 No diagrama, o silogismo é assim representado:
C B A

20 Observe alguns exemplos:
PREMISSAS: Alguns alemães são louros. Todos os alemães são europeus. CONCLUSÃO: Alguns europeus são louros.

21 Mas fique atento!!!! Certos silogismos constituem argumentos bem construídos, enquanto outros são sofismas. Aristóteles classificou os silogismos, estabelecendo regras para distinguir os que são válidos dos que não o são. Uma dessas regras, por exemplo: de duas premissas afirmativas não se pode obter uma conclusão negativa.

22 Assim, o silogismo que se segue:
Premissas: a) Todos os alemães são europeus. b) Alguns alemães são louros. Conclusão : Nenhum europeu é louro. É um sofisma.

23 Um desafio para você: Criar estratégias, relacionar informações e levantar hipóteses são habilidades essenciais não apenas para a prática escolar, mas para diversas situações do cotidiano. Coloque em prática seu raciocínio lógico e resolva o desafio a seguir.

24 A CORRIDA DE CARROS Oito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações: 1) O Ferrari está entre os carros vermelhos e cinza. 2) O carro cinza está à esquerda do Lotus. 3) O Mclaren é o segundo carro à esquerda do Ferrari e o primeiro à direita do carro azul.

25 4) O Tyrrel não tem carro à sua direita e está logo depois do carro preto.
5) O carro preto está entre o Tyrrel e o carro amarelo. 6) O Shadow não tem carro algum à esquerda: está à esquerda do carro verde. 7)À direita do carro verde está o March. 8) O Lotus é o segundo carro à direita do carro creme e o segundo à esquerda do carro marrom. 9) O Lola é o segundo carro à esquerda do Iso


Carregar ppt "Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google