A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simone Bolognini Escola Curumim. A energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou se transforma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simone Bolognini Escola Curumim. A energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou se transforma."— Transcrição da apresentação:

1 Simone Bolognini Escola Curumim

2 A energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou se transforma em outra. Podemos definir energia como sendo a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

3 As águas de uma cachoeira possuem energia, pois são capazes de realizar trabalho ao mover as turbinas de uma usina hidrelétrica, por exemplo. A gasolina possui energia, pois ela é capaz de realizar trabalho fazendo o automóvel se locomover.

4 “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, principalmente a Energia.

5 A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule, assim como a unidade de trabalho de uma força. Essa unidade foi em homenagem a James Prescott Joule, um físico britânico. Ele estudou a natureza do calor e descobriu as relações com o trabalho mecânico.

6 É a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude dele estar em movimento. -DoN8 -DoN8 3GLPvOo 3GLPvOo

7 A energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Ou seja, entre dois objetos de mesma velocidade, o mais pesado tem mais energia cinética. Um objeto em movimento ganha energia cinética e, por conta da sua velocidade, essa energia cresce rapidamente.

8 A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.

9 Um chute dado a uma bola de futebol que a faz movimentar-se a uma velocidade de 100 Km/h, tem uma energia cinética quatro vezes maior que a mesma bola numa velocidade de 50 Km/h e dezesseis vezes mais energia cinética que a mesma a 25 Km/h.

10 Quando um objeto está com muita energia cinética e encontra uma superfície onde é obrigado a parar, ele dever perder toda essa energia cinética, a fim de não ter mais movimento. Isso explica os terríveis acidentes automotivos causados pela alta velocidade. Quando há uma batida de carro em alta velocidade e que contém uma massa razoável, ele adquire muita energia cinética, mas quando bate num muro, por exemplo, toda essa energia se dissipa. Mas como “ na natureza nada se perde, tudo se transforma”, o que era energia cinética com o carro em movimento vira barulho, calor e outras formas de energia.

11

12 Trabalho é uma energia que se obtém por meio do uso de uma força por determinado trajeto. Estar empurrando uma caixa é um trabalho. Nesse caso, o trabalho é positivo, pois se está exercendo força a favor do deslocamento da caixa. Ao longo do deslocamento, o objeto que está sendo movido ganha energia cinética. Sendo assim essa força também é considerada nos cálculos de trabalho.

13 Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização. É uma energia que fica “adormecida” num objeto e essa força só será despertada a partir do trabalho, sendo que quando ele ocorrer a energia potencial será transformada em outra energia. Existem mais de uma forma de força potencial. São as chamadas: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.

14

15 A energia potencial gravitacional é a energia que trata de calcular a força da gravidade e sua ação nos corpos.

16 A energia potencial elástica se trata da energia que uma mola, elástico ou qualquer material que consiga ser distorcido e voltar a sua forma de origem, consegue armazenar. Esse armazenamento parte do princípio de que a mola (ou seja, qual for o material elástico) usada na situação possa ser deformada e, enquanto ela continua nessa situação ela “armazena” energia, que vai ser liberada quando ela puder voltar ao seu estado normal.

17

18 A energia potencial elétrica é a energia adquirida por um corpo, quando esse é colocado num campo elétrico. Um campo elétrico é um campo gerado por forças de cargas elétricas, como íons, elétrons ou prótons. Esse campo é possível graças às forças de atração e repulsão que ocorrem pela proximidade de cargas semelhantes ( para acontecer a repulsão ) e diferentes ( para o caso de atração ).

19

20 › Física › Mecânica ‎FísicaMecânica php ‎ nfoescola.com › Física ‎Física


Carregar ppt "Simone Bolognini Escola Curumim. A energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou se transforma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google