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Diagnóstico Apsen nas mídias sociais Agosto a janeiro - 2012.

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Apresentação em tema: "Diagnóstico Apsen nas mídias sociais Agosto a janeiro - 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Apsen nas mídias sociais Agosto a janeiro

2  Identificar e analisar os conteúdos relacionados à Apsen, alguns concorrentes e o mercado.  Traçar uma linha de como a Apsen é retratada nas mídias sociais.  Identificar as oportunidades para a empresa neste universo. Objetivos do Diagnóstico

3  Definição das palavras-chave para a busca. blogsFacebookTwitterOrkutYouTubeLinkedin, Yahoo!Respostas  Busca, pela ferramenta de monitoramento Ketchum Chat Trax, de menções nas principais mídias sociais ativas no Brasil: blogs, Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, Linkedin, Yahoo!Respostas.  Filtragem de menções de período de seis meses, de 17/08/2011 a 17/01/2012.  Qualificação (como positiva, neutra ou negativa) das menções à Apsen. Metodologia

4  “Laboratório farmacêutico”  “Laboratórios farmacêuticos”  “Farmacêutica”  “Apsen”  “Arpadol”  “Alois”  “Donaren”  “Eurofarma”  “EMS” Palavras-chave

5 Mercado farmacêutico

6  A grande maioria dos conteúdos refere-se à repercussão de imprensa, principalmente matérias de negócio.  Não notamos uma maior exposição de um laboratório, somente alguns casos em que o laboratório recebe destaque pelas suas ações, como Medley e Eurofarma devido ao patrocínio à Stock Car.  A Medley também foi posicionada em pesquisa como empresa mais ativa nestas mídias, porém todas as ações são referentes à Stock Car. Mercado – Panorama geral

7  Posts sobre novos medicamentos, estudos sobre novas substâncias  Anúncios de vagas de emprego  Ações e campanhas do governo  Críticas, denúncias, conspirações contra a indústria farmacêutica  Notícias do setor  Patrocínios Mercado - blogosfera

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9

10  Mais de mil citações dos termos, em comunidades sobre as indústrias, comentários sobre vagas de emprego e repercussão de notícias de imprensa.  14 comunidades com o termo “Indústria Farmacêutica”.  3 comunidades com “laboratório farmacêutico”  Nenhuma com “laboratórios farmacêuticos” Mercado - Orkut

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12  Vídeos sobre conspirações da indústria farmacêutica como a criação de medicamentos desnecessários.  Vídeos com orientações sobre saúde / campanhas. Mercado - YouTube

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14  Repercussão de notícias do setor feitas pelos próprios veículos de imprensa ou repassadas por usuários. Mercado - Twitter

15  Há 50 empresas com páginas no LinkedIn que usam o termo “indústria farmacêutica”, somente um com “laboratório farmacêutico” e 10 com “laboratórios farmacêuticos”.  As questões e publicações sobre o tema estão sempre relacionadas a vagas de emprego. Mercado - LinkedIn

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17  Verbetes de atividades ou profissões que envolvem a indústria farmacêutica  Verbetes de medicamentos ou nomes farmacológicos  Verbetes de laboratórios e cidades, regiões que possuem laboratórios ou unidades Mercado - Wikipedia

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19  Páginas de diversos laboratórios  Citações de:  Polêmica das próteses de silicone francesas  Vagas, cursos  Notícias do setor  Conspirações Mercado - Facebook

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21  Dúvidas que incluem orientações de farmacêuticos, principalmente sobre anticoncepcionais e gravidez  Perguntas sobre carreiras relacionadas Mercado – Yahoo! Respostas

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23 Apsen

24 Apsen - Panorama Geral 23 resultados 1 resultado 0 resultados 3 resultados 8 resultados 36 resultados no total 1 resultados 0 resultados

25 Apsen – menções por rede

26 Apsen – menções por tom

27  Na blogosfera a maioria dos resultados são repercussões de matérias de imprensa. Não há indícios de relacionamento com os blogs, ações e pautas destinadas para este público.  As citações aparecem em matérias sobre o mercado farmacêutico e a empresa é citada também em pautas sobre o Santos F.C., como patrocinadora de ações.  O tom das mensagens é sempre positivo, destacando o patrocínio e as ações da empresa, ou neutro, quando citada nas matérias de negócios. Apsen - Blogosfera

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29  3 comunidades, voltadas para funcionários  Citações em 5 tópicos de discussão:  Citada entre outras marcas em pergunta sobre genéricos de Mesalazina, em comunidade sobre Crohn e retocolite ulcerativa.  Uma pessoa menciona que trabalha na Apsen na comunidade Camp Pinheiros, de um centro de aprendizagem.  Citada em tópico de discussão sobre tratamentos, em comunidade sobre Alzheimer.  Citada em comunidade sobre fribromialgia, em tópico sobre presença da doença em crianças.  Citada em comunidade focada em Bem Estar, citando o fitoterápico para escaras. Apsen - Orkut

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31  3 vídeos em seis meses:  Sobre o projeto “100 anos de Futebol Arte”, no CT do Santos, no perfil oficial do Santos  Sobre o cuidado com os idosos, no perfil da STI Projetos Audiovisuais  Vídeo sobre a sala de passagem da Apsen que ganhou pintura Apsen - YouTube

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33  Não há citações de usuários  Encontramos um perfil com 87 seguidores Apsen - Twitter

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35  Não há questões sobre a empresa e ela também não é citada nos grupos de discussão.  Há uma página da Apsen, sem informações. Apsen - LinkedIn

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37  Não há resultados. Apsen - Wikipedia

38  Não há resultados. Apsen – Facebook

39  Não há resultados. Apsen – Yahoo!Respostas

40 Medicamentos Medicamentos Arpadol, Donaren, Alois

41 Arpadol

42  Não há citações. Arpadol - Blogosfera

43  Não há comunidades.  Há quatro citações em tópicos de discussão, uma em comunidade sobre discopatia degenerativa, duas em comunidades sobre miastenia e uma sobre fibromialgia. Arpadol - Orkut

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45  Não há vídeos com o medicamento citado. Arpadol - YouTube

46  Não há citações. Arpadol - Twitter

47  Não há citações. Arpadol - LinkedIn

48  Não há citações. Arpadol - Facebook

49  Não há citações. Arpadol - Wikipedia

50  Duas questões no período, uma sobre zumbidos causados pelo medicamento e outra sobre atuação do medicamento para quem tem síndrome do intestino irritável. Ambas tem respostas inconclusivas. Arpadol – Yahoo! Respostas

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52 Donaren

53  Cinco resultados no período, ligados à depressão e disfunção erétil. Donaren - Blogosfera

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55  Cerca de 30 citações em tópicos de discussão, em comunidades sobre insônia, depressão, TOC, autismo, ansiedade, disfunção erétil, síndrome do pânico. Donaren - Orkut

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57  Não há vídeos com o medicamento citado. Donaren - YouTube

58  Uma citação de perfil pouco relevante. Donaren -Twitter

59  Não há citações. Donaren - LinkedIn

60  Uma citação de perfil relevante, com mais de 3500 amigos. Donaren - Facebook

61  Presença em verbete sobre o princípio ativo Trazodona e em verbete sobre antidepressivo. Donaren - Wikipedia

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63  17 citações: perguntas sobre uso, tratamento, etc.  Citações em questões sobre depressão, transtorno bipolar, insônia. Donaren – Yahoo! Respostas

64

65 Alois

66  Duas citações no período. Alois - Blogosfera

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68  11 citações:  8 da mesma comunidade “Doença de Alzheimer e Diário”  As outras 2 citações são na comunidade “Doença de Alzheimer” Alois - Orkut

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70  Não há citações. Alois - Twitter

71  Não há vídeos que citam o produto na descrição. Alois - YouTube

72  Não há citações. Alois - LinkedIn

73  Não há citações. Alois - Facebook

74  Não há citações. Alois - Wikipedia

75  Não há citações. Alois – Yahoo! Respostas

76 Concorrentes Concorrentes Eurofarma e EMS

77 Eurofarma

78  1410 resultados  Grande maioria de notícias relacionadas à Stock Car ou repercussões de notícias de imprensa, sempre voltadas para negócios. Há poucas citações sobre apoio da empresa a iniciativas ambientais, como coleta de medicamentos fora da validade, e iniciativas sociais, como o programa Integrar Arte & Vida. Eurofarma – Blogosfera

79 Eurofarma - Blogosfera

80  32 comunidades, maior delas com 684 membros, voltada para funcionários.  Citada em 20 tópicos de discussão, sobre:  Filtro solar - citação do Photoderm MAX da Eurofarma  Stock Car  Reclamação de protetores de animais devido a folder que indicava o gato como causador de rinites, feito pela Eurofarma  Campanha de descarte de medicamentos vencidos  Indicação de genérico da marca para disfunção erétil  Pedido de indicação de genéricos para Tamoxifeno  Comentário sobre genérico para Bupropiona Eurofarma - Orkut

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82  Cerca de 40 vídeos no período, sendo a grande maioria sobre Stock Car.  Há também vídeos dos seguintes temas: estande em feira, premiação Lupa de Ouro 2011, Copa Eurofarma, festa da empresa, além de vídeos do blog da empresa, entre outros. Eurofarma - YouTube

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84  6 perfis com Eurofarma  Um principal com 578 seguidores  18 tuítes em uma semana – principalmente vagas de emprego ou pessoas que trabalham no laboratório comentando Eurofarma - Twitter

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86  Página da empresa com poucas informações.  A companhia é citada em grupo criado para divulgar vagas de empresas situadas na cidade de Jurubatuba. Eurofarma - LinkedIn

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88  Página com mais de 3400 fãs. Os posts são relacionados aos patrocínios na área de esporte e cultura. Aba de promoções sem nenhuma ativa no momento.  Cerca de 2 posts por dia, sobre patrocínios, promoções em farmácia, pessoas que trabalham na empresa.  Dois aplicativos: Corrida Eurofarma e Leilão de Prêmios Eurofarma (ambos sem usuários ativos). Eurofarma - Facebook

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90  21 resultados  Citações em verbetes sobre medicamentos, mas grande maioria relacionada à Stock Car. Eurofarma - Wikipedia

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92  Duas questões relacionadas a futebol (Copa Eurofarma). Eurofarma – Yahoo! Respostas

93 EMS

94  Cerca de 220 resultados, grande maioria em repercussões de matérias da imprensa sobre negócios do mercado farmacêutico e genéricos.  Há algumas citações de projetos de cunho social / ambiental. EMS - Blogosfera

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96  5 comunidades sobre a empresa.  28 citações em comunidades variadas, principalmente dúvidas sobre eficácia de medicamentos genéricos, comentários sobre tratamentos, etc. EMS - Orkut

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98  Sete vídeos no período, a maioria do próprio laboratório, campanhas e vídeos informativos.  Há também vídeo de merchandising de Gerovital. EMS - YouTube

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100  15 citações em sete dias, sendo a maioria check-ins nos escritórios da EMS feitos pelo Foursquare.  Não foi encontrado perfil institucional da empresa. EMS - Twitter

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102  Há somente a página da empresa. EMS - LinkedIn

103  Não há páginas sobre a empresa.  Publicações e compartilhamentos de hotel oferecido aos colaboradores, aparentemente, para algum evento da empresa.  Dúvida sobre genérico e comentário sobre viagem. EMS - Facebook

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105  Verbete sobre o laboratório, com somente alguns medicamentos listados. EMS - Wikipedia

106

107  Três questões nos últimos seis meses, sobre genéricos. EMS – Yahoo! Respostas

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109 Conclusão e recomendações

110  O diagnóstico aqui mostrado aponta o potencial de divulgação da Apsen nas mídias sociais.  As poucas ações divulgadas tiveram repercussão espontânea, o que nos aponta que, se forem trabalhadas, o resultado pode ser bastante positivo.  A análise da concorrência também nos aponta isso, já que suas ações, principalmente patrocínios e ações sociais, foram repercutidas. Conclusão e recomendações

111  Os canais da Eurofarma nos mostram que há potencial para crescimento daqueles que criamos para Apsen, principalmente tendo em vista que temos a oportunidade de falar de diversas ações e não somente focar em uma, como Stock Car.  A análise dos medicamentos aponta que há menções espontâneas dos produtos, mesmo isso não sendo estimulado. Com o trabalho de imprensa e institucional, essa exposição tende a aumentar muito. Conclusão e recomendações

112  Recomendamos um trabalho contínuo que aumente a relevância da Apsen nas mídias sociais por meio de seus patrocínios e ações sociais.  É importante também que haja uma mobilização interna dos colaboradores para que eles também participem dos canais, assim como acontece na concorrência, e ajudem na repercussão dos assuntos de interesse.  Algumas ações dos produtos podem ser trabalhadas, utilizando os porta-vozes internacionais para relacionamento, por exemplo. Conclusão e recomendações

113 Dúvidas?  Ana Flávia Lacchia   (11)  Fernando Neves   (11)


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