A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."— Transcrição da apresentação:

1 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos

2 LIÇÃO 13 Igreja Messiânica Mundial 30 de Março de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

3 LIÇÃO 13 Igreja Messiânica Mundial Texto Áureo “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14.6 Verdade Aplicada Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, Ele é o exemplo supremo e o Ilus­trador desse caminho.

4 LIÇÃO 13 Igreja Messiânica Mundial Objetivos da Lição Fazer conhecida a origem da Igreja Messiânica Mundial; Combater a heresia das “Três Colunas da Salvação”, confor­me ensino da Igreja Messiânica Mundial; Refutar as principais heresias da Igreja Messiânica Mundial.

5 LIÇÃO 13 Igreja Messiânica Mundial Textos de Referência Jo 14.1 Jo 14.1Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Jo 14.2 Jo 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. Jo 14.3 Jo 14.3E, se eu for e vos prepa­rar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Jo 14.4 Jo 14.4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Jo 14.5 Jo 14.5 Disse-lhe Tomé: Se­nhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 LIÇÃO 13 Igreja Messiânica Mundial 30 de Março de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

7 Igreja Messiânica Mundial

8 Introdução Tem por objetivo divulgar um sistema de cura, segundo sua fundadora, baseado nas “verdades universais da Bíblia”. Com base em suas próprias interpretações, nega equivocamente a existência da matéria, do sofrimento, da enfermidade, do pecado e do mal. Seus princípios não têm bases científicas, nem tão pouco bíblicas.

9 Igreja Messiânica Mundial 1. Origem e história Causou um grande impacto na época de seu surgimento. Seu principal ensino prometia a cura das enfermidades.

10 Igreja Messiânica Mundial 1. Origem e história - Nascida em 15/06/1821, no USA, foi educada em lar cristão puritano. - Sofria de uma doença crônica e, estimulada pela devoção cristã de sua mãe, lia diariamente a Bíblia na esperança de alcançar a cura. - Sob influência de seu esposo, buscou, mas sem sucesso, a cura pela homeopatia. 1.1 A história de Mary Baker Eddy

11 - Em 1862, Mary Baker Eddy recebeu tratamento de um curandeiro chamado Phineas Parkhusrt Quimby, que lhe ensinou a negar a realidade da matéria. Igreja Messiânica Mundial 1. Origem e história 1.2 A influência de Phineas Parkhurst Quimby - Quimby era conhecedor das técnicas da hipnose, e desenvolveu ideias sobre a cura por meio da mente. - Eddy então desenvolveu uma crença no poder da mente, que mais tarde, serviu de base para os seus ensinos.

12 Segunda sua biografia, Eddy teve uma experiência de cura após sofrer uma queda violenta. Igreja Messiânica Mundial 1. Origem e história 1.3 A experiência de cura de Mary Baker Eddy Essa cura, segundo Eddy, foi alcançada por meio da aplicação dos textos de Mc e Mt 9.1-7

13 Igreja Messiânica Mundial 2. Heresias da Ciência Cristã Mescla filosofia com religião, chamando tudo isto de “Ciência Cristã”.

14 Igreja Messiânica Mundial Acreditam no poder do pensamento e utilizam como suporte do texto de Pv 23.7: “como imaginou na sua alma assim é.” 2.1 O poder da força do pensamento 2. Heresias da Ciência Cristã Dizem que qualquer pessoa que esteja enferma pode ser curada simplesmente através da atitude e não dando crédito à situação em que está vivendo.

15 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO Não existe nada nesse texto que justifique a heresia chamada “ciências mentais”. 2.1 O poder da força do pensamento 2. Heresias da Ciência Cristã O contexto geral dessa passagem (Pv ), está prevenindo sobre comer “o pão daquele que tem os olhos malignos”, pois “o seu coração não estará contigo”.

16 Igreja Messiânica Mundial Utilizam Gn para afirmar que o homem adquiriu a “coeternidade com Deus” 2.2 O homem e a coeternidade com Deus 2. Heresias da Ciência Cristã Eddy fala a respeito de Deus como macho e fêmea (“Deus Pai-Mãe”)

17 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO A palavra “criar”, não se refere a algo eterno, mas a algo que é trazido à existência. 2.2 O homem e a coeternidade com Deus 2. Heresias da Ciência Cristã O homem não pode ser apontado como imagem física de Deus, visto que Deus é Espírito e não se compõe de matéria como o homem (Jo 4.24)

18 Igreja Messiânica Mundial 2.3 O magnetismo animal maligno 2. Heresias da Ciência Cristã O pensamento negativo e malicioso dirigido contra alguém, pode provocar uma doença aparente (aparente porque negam a existência real das enfermidades). Lembra uma cultura popular brasileira conhecida como “olho gordo”.

19 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasce de Deus, e o Maligno não lhe toca” (1 Jo 5.18) 2.3 O magnetismo animal maligno 2. Heresias da Ciência Cristã Se o maligno não pode tocar nos filhos de Deus, muito menos o “mau olhado” poderá atingir os seus servos.

20 Igreja Messiânica Mundial 2.4 A doutrina sobre satanás 2. Heresias da Ciência Cristã Negam a existência de Satanás. Dizem que o maligno é apenas uma mentira.

21 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo com leão, e procurando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8). Jesus o descreve como o pai da mentira: Jo A doutrina sobre satanás 2. Heresias da Ciência Cristã A bíblia descreve satanás como: adversário (Mt 4.10), acusador (Mt 4.1), deus deste mundo (2 Co 4.4), inimigo (Mt 13.28), tentador (Mt 4.3), homicida (Jo 8.44), entre outras definições.

22 Igreja Messiânica Mundial 2.5 A doutrina sobre o pecado 2. Heresias da Ciência Cristã Negam a existência do pecado. Afirmam que o pecado não é algo positivo, mas simplesmente a ausência do bem, é apenas um “erro da mente moral”.

23 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram” (Rm 5.12) 2.5 A doutrina sobre o pecado 2. Heresias da Ciência Cristã Em Gn 3.7 é clara as evidências de um mente culpada: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus”.

24 Igreja Messiânica Mundial 2.6 A doutrina sobre a morte de Cristo 2. Heresias da Ciência Cristã Com base em Lc 24.39, dizem que pelo fato da morte ser uma ilusão, Jesus não morreu realmente.

25 Igreja Messiânica Mundial REFUTAÇÃO Jesus reivindica ter ressuscitado, literalmente, e que não era somente um “espírito” perambulando pelo mundo. (Lc ) 2.6 A doutrina sobre a morte de Cristo 2. Heresias da Ciência Cristã Seria possível alguém ficar sepultado três dias, como Jesus ficou, sem ter morrido?

26 Igreja Messiânica Mundial Conclusão Ao negar doutrinas fundamentais da Palavra de Deus, a Igreja Messiânica Mundial e demais seitas, introduzem falsos ensinos. (I Tm 4.1-2)

27 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos


Carregar ppt "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google