Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheushenrique Feria Alterado mais de 9 anos atrás
1
Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil, Julio 17-22, 2005 Palestra, julio 18, segunda, 14-15:00 horas www.febab.org.br/cbbd.html Por: Jesús Lau, Ph.D. Diretor USBI-VER, e Coordenador da Biblioteca Virtual UV Universidade Veracruzana / DGB Boca del Río, Veracruz, México jlau@uv.mx Pessoal: www.jesuslau.com Instituição: www.uv.mx/usbi_ver www.uv.mx/bvirtual
2
Tópicos Desenvolvimento de habilidades informativas (DHI), conceito IFLA – Seção de Alfabetização Informativa Desenvolvimento de programas em países lideres em DHI Outras nações e regiões do mundo Passos e oportunidades de Brasil
3
Conceitos Desenvolvimento de infocompetências Educãção de usuários Instrução Bibliográfica Fluência informativa Desenvolvimento de habilidades informativas Educação bibliográfica Alfabetização informativa Instrução informacional Habilidades informativas
4
IFLA Seção de Alfabetização Informativa IFLA Seção de Alfabetização Informativa www.ifla.org/VII/s42/index.htm Diretrizes Folheteria Oficina Congressos – Oslo – Seul, Coréa do Sul – Durban, Sul da África
5
Competencias informativas IFLA AcessoUso Avaliação Análises Generalização Valorização Organização Categorização Estruturação Ordenamento Avaliação Uso de informação Aplicação Aprendizagem Utilização Comunicação Uso ético Reconhecimento Estilo / estándares Necessidade Decisão Expressão Inicio Localização Busca Seleção Localização
6
Países líderes DHI
7
Estados Unidos ACRL – Bibliotecas acadêmicas AASL - Escolares LOEX Forum on Information Literacy Teste de Avaliação - ETS ITC Múltiplos modelos DHI escolares Outras associações Universidades
8
ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação www.ala.org/ala/acrl/acrlissues/acrlinfolit/informationliteracy.html Introdução a DHI Introdução para professores universitários Glossário Paquete básico informativo Tutorial básico Padrões e normas Como usar os padrões Acreditação e DHI Cursos e oficinas em linha
9
ACRL Recursos em seu sitio web Excelente sitio DHI Alfabetização informativa em ação Colaboração Currículo e pedagogia Passos de avaliação Alfabetização informativa global Bibliografias Ligadas a URL´s
10
LOEX (Library Orientation Exchange) LOEX (Library Orientation Exchange) http://www.emich.edu/public/loex/loex.html Organização de 30 anos Membros amplia Recursos para instrução Coleções Congressos Notícias sobre LOEX Boletim LOEX trimestral Sitio excelente para info-fluentes
11
National Forum of Information Literacy National Forum of Information Literacy http://www.infolit.org/ Membros Reuniões Aliança Internacional Congresso 2003, Praga, Rep. Checa Coloquio 2005, Alexandria, Egito Líderes em alfabetização informativa Publicações Sítios relacionados Avisos e programas Definições
12
AASL AASL www.ala.org/ala/aasl/aaslissues/aaslinfolit/informationliteracy1.htm “Infomation Power: Building Partnerships for Learning” Padrões de alfabetização informativa para a aprendizagem dos estudantes Implementação de “Information Power” Assessoria para escolas primarias Folheteria
13
Big 6 Big 6 www.big6.com Modelo DHI para bibliotecas escolares: Lições sobre DHI Ligas a sítios web Novidades e pontos de vista Avisos de investigação Recursos DHI Tenda para venda de produtos Oficinas
14
ETS ITC Exame nacional de avaliação ETS ITC Exame nacional de avaliação http://www.ets.org/ictliteracy/news.html Exame para estudantes universitários: “ICT Literacy Assessment” Medição em linha de proficiência em informação e tecnologias de comunicação California State University Students Purdue University Portland State University
15
Grã Bretanha Normas Diretrizes Livros SCONUL www.sconul.ac.uk eLit, Glasgow, Escócia www.lib.gla.ac.uk/Training University of Sheffield
16
SCONUL Working Group on Information Literacy SCONUL Working Group on Information Literacy www.sconul.ac.uk/activities/inf_lit Introdução ao tema Plano de ação Protocolo de reuniões Avisos e documentos Ligas a URLs Normas e padrões: Seven Pillars
17
Escocia Congressos eLiteracy Escocia Congressos eLiteracy www.elit-conf.org/elit2005/index.html Quatro congressos realizados Um em Estados Unidos Publicação de livros eLit2005, quarto congresso “Examining the Challenge of eLiteracy
18
Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber http://dis.shef.ac.uk/literacy/conferences.htm Congressos passados e memórias Sítios web de congressos passados com resumos de palestras Páginas web que promovem memórias de congressos DHI Palestra com temas mais generais
19
“The ‘Big blue’ Project” “The ‘Big blue’ Project” Big blue www.leeds.ac.uk/bigblue/onlineiscourses.html Investigação sobre práticas DHI em educação superior Revisão de literatura Página web Auditoria de visão habilidades informativas Estudos de casos Taxonomia de habilidades informativas Paquete básico sobre habilidades informativas Pacote para alunos de fundamental e ensino médio
20
Austrália / Nova Zelândia Austrália / Nova Zelândia www.caul.edu.au/info-literacy/InfoLiteracyFramework.pdf Padrões próprios Congressos / Reuniões Alan Bundy: Australian and New Zealand Information Literacy Framework. Principles, Standards and practice Boa atividade em DHI
21
México Encontros / Congressos Fórum DHI Página web Livros publicados Normas mexicanas Teses
22
UACJ UACJ www.uacj.mx/dhi DHI en UACJ Documentos básicos Publicaciones en la UACJ Documentos Nacionais e Internacionais Práticas exitosas Congressos Ligas de interesses
23
COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Identificar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX
24
ESCOLARIDADE Doutorado Mestrado Licenciatura Ensino Médio Fundamental Primário Pré-Primário NIVEIS Avançado Médio Básico COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Determinar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX Alto
25
França - Formist França - Formist http://formist.enssib.fr Estudos sobre análises e uso da informação Aspectos gerais da informação Formação de usuários Documentos em texto completo Produção e difusão da informação Investigação sobre informação Fontes e recursos Tecnologia da informação
26
Países Escandinavos Nordinfolit Países Escandinavos Nordinfolit ww.nordinfolit.org/default.asp?nid=13 Escola nórdica de verão para alfabetização informativa Seminários sobre padrões e diretrizes em educação superior Congresso internacional: “Criando conhecimento” Fórum web e rede para a discussão de documentação de melhores práticas em AI
27
Outras regiões do mundo
28
Resto da Europa Menor desenvolvimento DHI Alemanha Portugal Bélgica Irlanda Finlândia Grécia Sul da África Espanha Países Baixos
29
Potencial de Brasil Participar en IFLA Promoção DHI em escolas de bibliotecologia Trabalho por parte de bibliotecas acadêmicas, públicas e escolares Criar/adaptar normas sobre competências nacionais Estabelecer um plano de ação
30
Conclusões Futuro de bibliotecas apoiar processos de desenvolvimento de habilidades informativas para a aprendizagem Os maiores avanços em países anglosaxônico: EUA, UK, Austrália Avanço bom em Europa México tem tido um bom progresso Brasil tem passos e oportunidades Bibliotecários brasileiros tem um papel importante que julgar em DHI Construção de uma sociedade de conhecimento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.