A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil,"— Transcrição da apresentação:

1 Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil, Julio 17-22, 2005 Palestra, julio 18, segunda, 14-15:00 horas Por: Jesús Lau, Ph.D. Diretor USBI-VER, e Coordenador da Biblioteca Virtual UV Universidade Veracruzana / DGB Boca del Río, Veracruz, México Pessoal: Instituição:

2 Tópicos  Desenvolvimento de habilidades informativas (DHI), conceito  IFLA – Seção de Alfabetização Informativa  Desenvolvimento de programas em países lideres em DHI  Outras nações e regiões do mundo  Passos e oportunidades de Brasil

3 Conceitos Desenvolvimento de infocompetências Educãção de usuários Instrução Bibliográfica Fluência informativa Desenvolvimento de habilidades informativas Educação bibliográfica Alfabetização informativa Instrução informacional Habilidades informativas

4 IFLA Seção de Alfabetização Informativa IFLA Seção de Alfabetização Informativa  Diretrizes  Folheteria  Oficina  Congressos – Oslo – Seul, Coréa do Sul – Durban, Sul da África

5 Competencias informativas IFLA AcessoUso Avaliação Análises Generalização Valorização Organização Categorização Estruturação Ordenamento Avaliação Uso de informação Aplicação Aprendizagem Utilização Comunicação Uso ético Reconhecimento Estilo / estándares Necessidade Decisão Expressão Inicio Localização Busca Seleção Localização

6 Países líderes DHI

7 Estados Unidos  ACRL – Bibliotecas acadêmicas  AASL - Escolares  LOEX  Forum on Information Literacy  Teste de Avaliação - ETS ITC  Múltiplos modelos DHI escolares  Outras associações  Universidades

8 ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação  Introdução a DHI  Introdução para professores universitários  Glossário  Paquete básico informativo  Tutorial básico  Padrões e normas  Como usar os padrões  Acreditação e DHI  Cursos e oficinas em linha

9 ACRL Recursos em seu sitio web  Excelente sitio DHI  Alfabetização informativa em ação  Colaboração  Currículo e pedagogia  Passos de avaliação  Alfabetização informativa global  Bibliografias  Ligadas a URL´s

10 LOEX (Library Orientation Exchange) LOEX (Library Orientation Exchange)  Organização de 30 anos  Membros amplia  Recursos para instrução  Coleções  Congressos  Notícias sobre LOEX  Boletim LOEX trimestral  Sitio excelente para info-fluentes

11 National Forum of Information Literacy National Forum of Information Literacy  Membros  Reuniões  Aliança Internacional  Congresso 2003, Praga, Rep. Checa  Coloquio 2005, Alexandria, Egito  Líderes em alfabetização informativa  Publicações  Sítios relacionados  Avisos e programas  Definições

12 AASL AASL  “Infomation Power: Building Partnerships for Learning”  Padrões de alfabetização informativa para a aprendizagem dos estudantes  Implementação de “Information Power”  Assessoria para escolas primarias  Folheteria

13 Big 6 Big 6  Modelo DHI para bibliotecas escolares:  Lições sobre DHI  Ligas a sítios web  Novidades e pontos de vista  Avisos de investigação  Recursos DHI  Tenda para venda de produtos  Oficinas

14 ETS ITC Exame nacional de avaliação ETS ITC Exame nacional de avaliação  Exame para estudantes universitários: “ICT Literacy Assessment”  Medição em linha de proficiência em informação e tecnologias de comunicação  California State University Students  Purdue University  Portland State University

15 Grã Bretanha  Normas  Diretrizes  Livros  SCONUL  eLit, Glasgow, Escócia  University of Sheffield

16 SCONUL Working Group on Information Literacy SCONUL Working Group on Information Literacy  Introdução ao tema  Plano de ação  Protocolo de reuniões  Avisos e documentos  Ligas a URLs  Normas e padrões: Seven Pillars

17 Escocia Congressos eLiteracy Escocia Congressos eLiteracy  Quatro congressos realizados  Um em Estados Unidos  Publicação de livros  eLit2005, quarto congresso “Examining the Challenge of eLiteracy

18 Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber  Congressos passados e memórias  Sítios web de congressos passados com resumos de palestras  Páginas web que promovem memórias de congressos DHI  Palestra com temas mais generais

19 “The ‘Big blue’ Project” “The ‘Big blue’ Project” Big blue  Investigação sobre práticas DHI em educação superior  Revisão de literatura  Página web  Auditoria de visão habilidades informativas  Estudos de casos  Taxonomia de habilidades informativas  Paquete básico sobre habilidades informativas  Pacote para alunos de fundamental e ensino médio

20 Austrália / Nova Zelândia Austrália / Nova Zelândia  Padrões próprios  Congressos / Reuniões  Alan Bundy: Australian and New Zealand Information Literacy Framework. Principles, Standards and practice  Boa atividade em DHI

21 México  Encontros / Congressos  Fórum DHI  Página web  Livros publicados  Normas mexicanas  Teses

22 UACJ UACJ  DHI en UACJ  Documentos básicos  Publicaciones en la UACJ  Documentos Nacionais e Internacionais  Práticas exitosas  Congressos  Ligas de interesses

23 COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Identificar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX

24 ESCOLARIDADE Doutorado Mestrado Licenciatura Ensino Médio Fundamental Primário Pré-Primário NIVEIS Avançado Médio Básico COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Determinar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX Alto

25 França - Formist França - Formist  Estudos sobre análises e uso da informação  Aspectos gerais da informação  Formação de usuários  Documentos em texto completo  Produção e difusão da informação  Investigação sobre informação  Fontes e recursos  Tecnologia da informação

26 Países Escandinavos Nordinfolit Países Escandinavos Nordinfolit ww.nordinfolit.org/default.asp?nid=13  Escola nórdica de verão para alfabetização informativa  Seminários sobre padrões e diretrizes em educação superior  Congresso internacional: “Criando conhecimento”  Fórum web e rede para a discussão de documentação de melhores práticas em AI

27 Outras regiões do mundo

28 Resto da Europa Menor desenvolvimento DHI  Alemanha  Portugal  Bélgica  Irlanda  Finlândia  Grécia  Sul da África  Espanha  Países Baixos

29 Potencial de Brasil  Participar en IFLA  Promoção DHI em escolas de bibliotecologia  Trabalho por parte de bibliotecas acadêmicas, públicas e escolares  Criar/adaptar normas sobre competências nacionais  Estabelecer um plano de ação

30 Conclusões  Futuro de bibliotecas apoiar processos de desenvolvimento de habilidades informativas para a aprendizagem  Os maiores avanços em países anglosaxônico: EUA, UK, Austrália  Avanço bom em Europa  México tem tido um bom progresso  Brasil tem passos e oportunidades  Bibliotecários brasileiros tem um papel importante que julgar em DHI  Construção de uma sociedade de conhecimento


Carregar ppt "Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google