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Ariano Cavalcanti de Paula REDE ORGANIZACIONAL – UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO? O CASO NETIMÓVEIS Projeto de Dissertação apresentado ao Curso de Mestrado.

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3 Ariano Cavalcanti de Paula REDE ORGANIZACIONAL – UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO? O CASO NETIMÓVEIS Projeto de Dissertação apresentado ao Curso de Mestrado em Administração: Modalidade Profissionalizante da FEAD - Minas – Centro de Gestão Empreendedora, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Dra. Maria Laetitia Corrêa. Belo Horizonte FEAD-MINAS 2004

4 Número de empregos: 13,63 milhões. Cada 100 empregos diretos geram 285 indiretos/induzidos Diretos: 13,63 milhões Indiretos: 2,17 milhões Induzidos: 7,83 milhões Impostos gerados: 2,14% do total de IR e ISS Déficit habitacional: 5,5 milhões – Investimento bruto: R$ 115 milhões/ano. Representa 70% do investimento da economia brasileira Encadeamentos setoriais: Para traz: R$ 74,96 bilhões Para frente: R$ 7,81 bilhões Do total 1,19% cabem aos serviços de intermediação e correlatos

5 Introdução Figura 1 – Divisão do mercado de anunciantes no Brasil. Fonte: Organizado pelo autor com base na Revista Exame de abril de – p. 82.

6 Introdução Tabela 1 – Trabalhos divulgados atendendo as palavras chaves: mercado imobiliário, imóveis, locação, locação comercial. EntidadeOcorrências ENAMPAD – – Campinas0 ENAMPAD – – Salvador0 Universidade Federal de Santa Catarina0 Universidade Federal da Bahia0 Universidade de Uberada0 Unicamp1 Fundação Getúlio Vargas – SP0 Fundação Getúlio Vargas – EBAPE0 Fundação Getúlio Vargas – EPGE5 CEPEAD – FACE UFMG0 UNESP0 USP0 UFRJ0 PUC – SP0 PUC – MINAS0 PUC – RJ0 TOTAL6 Fonte: consulta aos endereços web das entidades. Data dos acessos: 19 a 25 de maio de 2003.

7 Introdução Fonte: IPEAD - Instituto de Pesquisa Econômica Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

8 Introdução Fonte: Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI MG 65% das imobiliárias inscritas no CRECI estão inadimplentes com a entidade

9 As principais categorias de recursos são: l Conscientização sobre a marca registrada l Fidelidade em relação à marca l Qualidade percebida l Associações relativas à marca Uma rede organizacional pode constituir um diferencial competitivo na ótica do consumidor e dos dirigentes das imobiliárias participantes dessa rede em Belo Horizonte? Problema de pesquisa

10 Introdução Para a execução deste estudo, de caráter exploratório e descritivo, será utilizada como unidade de análise a rede imobiliária Netimóveis de Belo Horizonte. A Netimóveis é uma rede negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer) – listada entre as cinqüenta maiores do B2B no Brasil pela revista Info Exame (Nº 218, pag. 75), totalizando 12 empresas em Belo Horizonte com aproximadamente 300 funcionários.

11 Objetivos Objetivo geral Analisar e propor estratégias para as empresas do mercado imobiliário de Belo Horizonte a partir do estudo da rede Netimóveis Objetivos específicos.: Verificar a percepção dos clientes da Netimóveis com relação às suas estruturas negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer);.: Analisar os atributos das empresas do mercado imobiliário que são considerados importantes por seus clientes para o processo de decisão em relação à locação, compra e venda de imóveis em Belo Horizonte;.: Verificar e analisar a percepção dos dirigentes das empresas integrantes da Netimóveis em Belo Horizonte sobre os resultados e vantagens competitivas obtidas ou não como membros da rede;.: Verificar se as estruturas negócio-negócio (B2B – business to business) e negócio-cliente (B2C – business to consumer) da rede Netimóveis podem constituir um diferencial competitivo relevante.

12 Justificativa Fonte: Fundação Dom Cabral (apud Revista Exame edição 818, p. 95) Fonte: Global Invest – Novembro de

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14 Justificativa Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – disponível em - acesso em 10 de janeiro de

15 Justificativa Apesar desse quadro, algumas empresas têm conseguido modernizar, crescer e gerar empregos, como no caso da Netimóveis. Entretanto, são poucas as pesquisas que estudaram as estratégias adotadas por elas para serem competitivas nesse cenário de concorrência intensa, margens reduzidas e alto custo do capital. Essas respostas, aliadas aos objetivos dessa pesquisa, poderão constituir-se num material valioso para as empresas do setor, buscando alternativas eficazes de crescimento e consolidação no mercado.

16 Teorias sobre estratégia.: Chandler (1962).: Mintzberg (1988).: Whittington (2002).: Montgomery e Porter (1998) Comportamento do consumidor.: Engel, Blackwell e Miniard (2000).: Lovelock e Wright (2001).: Schiffman e Kanuk (2000).: Montgomery e Porter (1998).: Marras (2002) Redes organizacionais.: Lipnack e Stamps (1994).: Olivares (2002).: Gulati (1999).: Porter (2001)

17 Metodologia Para consecução desta pesquisa e a delimitação do universo a ser estudado, pretende-se cumprir as seguintes etapas:.: Calcular o tamanho da amostra;.: Estabelecer as técnicas para a coleta de dados;.: Proceder à análise dos dados;.: Interpretar os dados obtidos;.: Relatar os resultados da pesquisa.

18 Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto à abordagem:.: Mediante os objetivos e finalidades desse estudo, do ponto de vista da abordagem optou- se por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, em função de se tratar de um estudo de caso cujos objetos de observação serão os clientes e dirigentes da Netimóveis de Belo Horizonte.

19 Tipo de pesquisa Quanto aos fins essa pesquisa será:.: Aplicada, pois visa à geração de conhecimentos para aplicação prática, direcionando-os para a solução de problemas específicos e envolvendo verdades e interesses locais e não universais..: Exploratória e descritiva (Vergara, 1988, p. 35). Exploratória porque não se encontraram informações cientificamente produzidas que atendessem as necessidades da pesquisa proposta. Descritiva porque tem por objetivo conhecer e descrever os atores de um mercado específico, bem como entender o seu comportamento para a formulação de estratégias;

20 Tipo de pesquisa Tipo de pesquisa quanto aos meios:.: O fenômeno a ser estudado neste trabalho é contemporâneo, não se tem controle sobre os eventos, procura responder questões “como” e “porque” e as questões contextuais são extremamente relevantes (YIN, 2001). Assim, acredita-se que o estudo de caso seja o método mais indicado para essa pesquisa. Segundo Yin (2001, p. 19): Em geral, os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.

21 População e amostra da pesquisa Determinar o arcabouço amostral Escolher a(s) técnica(s) amostral(ais) Executar o processo de amostragem Determinar o tamanho da amostra Definir a população Figura 09 – Processo de planejamento de uma amostragem. A amostra será formada com base na lista dos locatários fornecida pela Netimóveis. Conforme Levin (1985, p. 19): [...] posto que o pesquisador trabalha com tempo, energia e recursos econômicos limitados, raras vezes ele estuda individualmente todos os sujeitos da população na qual está interessado. Em lugar disso, o pesquisador estuda apenas uma amostra – que se constitui de um número menor de sujeitos tirados de uma determinada população. Através do processo de amostragem, o pesquisador busca generalizar (conclusões) de sua amostra para a população toda, da qual essa amostra foi extraída. Fonte: Malhotra (2001, p. 302).

22 População e amostra da pesquisa Determinar o arcabouço amostral Escolher a(s) técnica(s) amostral(ais) Executar o processo de amostragem Determinar o tamanho da amostra Definir a população Figura 09 – Processo de planejamento de uma amostragem. Fonte: Malhotra (2001, p. 302). QualificaçãoQuantidade Diretores da Netimóveis em Belo Horizonte11 Corretores da Netimóveis24 Clientes locatários12 Clientes locadores12 Clientes compradores12 Clientes vendedores – proprietários12 Total84 Composição amostral da pesquisa

23 Marca registrada Cemitério X Marca de nicho Para a coleta dos dados pretendidos nessa pesquisa serão utilizadas duas técnicas: entrevistas e grupos de foco. Pretende-se, dessa forma, executar a seguinte programação:.: Realizar um grupo de foco com os 11 diretores da Netimóveis em Belo Horizonte;.: Realizar dois grupos de focos com os corretores (cada um com 12 corretores);.: Realizar entrevistas semi-estruturadas com os 11 diretores da Netimóveis de Belo Horizonte;.: Proceder às entrevistas estruturadas com os 12 locatários, 12 locadores, 12 compradores e 12 proprietários (vendedores) componentes da amostra.

24 Cronograma da coleta de dados Atividades/meses JulAgoSetOutNovDezJanFevMar Finalização dos questionários Grupo de foco com diretores Grupo de foco com corretores Entrevistas semi-estruturadas Entrevistas estruturadas

25 Análise de dados.: Para o tratamento e análise dos dados dessa pesquisa será utilizada a análise de conteúdo que, segundo Franco (1986), é um método de análise de texto desenvolvido dentro das ciências sociais empíricas, que é capaz de, por meio da sua metodologia, reduzir a complexidade de uma coleção de textos..: Para Bauer (apud Bauer; Gaskell, 2002, p. 191), “a análise de conteúdo é uma categoria de procedimentos explícitos de análise textual pra fins de pesquisa social”.

26 Cronograma Atividades/meses MarJunJulAgoSetOutNovDezJanFevMar Pré projeto Referencial teórico Defesa do projeto Questionários/entrevistas Coleta de dados Análise dos dados Redação e edição final Defesa da dissertação

27 Referências bibliográficas

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