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10- 1 Capítulo 10: Desenvolvendo Soluções para as Empresas com a Tecnologia da Informação Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet.

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1 10- 1 Capítulo 10: Desenvolvendo Soluções para as Empresas com a Tecnologia da Informação Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

2 10- 2 Objetivos do Capítulo 1. Descrever e dar exemplos para ilustrar cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento dos sistemas de informação. 2. Explicar como a prototipagem e a engenharia de sistemas assistida por computador têm afetado o processo de desenvolvimento de sistemas de informação para os usuários finais e os especialistas em sistemas de informação. 3. Utilizar o processo de desenvolvimento de SI e o modelo dos componentes de sistemas de informação do Capítulo 1 e deste capítulo como referenciais para a solução de problemas na proposição de soluções de sistemas de informação para problemas empresariais simples. 4. Identificar algumas das principais atividades envolvidas no processo de implantação para administração da mudança tecnológica.

3 10- 3 Objetivos do Capítulo - Continuação 5. Discutir como a resistência do usuário final a mudanças nos processos empresariais ou na tecnologia da informação pode ser minimizada pelo seu envolvimento no desenvolvimento e implementação dos sistemas. 6. Identificar as atividades envolvidas na implantação de novos sistemas de informação. 7. Descrever diversos fatores de avaliação que devem ser considerados na avaliação da aquisição de hardware, software e serviços de SI.

4 10- 4 Abordagem Sistêmica na Solução de Problemas Projetar a Solução Projetar a Solução Definir o Problema Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas Desenvolver Soluções Alternativas Selecionar a Solução Selecionar a Solução Implantar a Solução Implantar a Solução Monitorar e Avaliar Resultados

5 10- 5 Pensamento Sistêmico Procedimentos de Vendas Inadequado? Entrada Processamento Saída Controle Feedback Informação de Vendas Incorreta ? Você pode compreender melhor um problema ou oportunidade de negócio, identificando e avaliando os componentes do sistema concernente. SISTEMA DE VENDAS Base de Dados? Armazenamento Esforços de Vendas Inadequado? Desempenho Deficiente das Vendas? Administração de Vendas Inadequada?

6 10- 6 Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas Implementação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Implementação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Entender o Problema ou Oportunidade Empresarial Desenvolver uma Solução de Sistema de Informação Implantar a Solução de Sistema de Informação

7 10- 7 Entrevistas com funcionários, clientes e gerentes. Questionários para os devidos usuários finais na organização. Observação pessoal, gravação em vídeo ou envolvi- mento nas atividades de trabalho dos usuários finais. Exame de documentos, relatórios, manuais de proce- dimentos e outros registros. Desenvolvimento, simulação e observação de um mo- delo das atividades de trabalho. Entrevistas com funcionários, clientes e gerentes. Questionários para os devidos usuários finais na organização. Observação pessoal, gravação em vídeo ou envolvi- mento nas atividades de trabalho dos usuários finais. Exame de documentos, relatórios, manuais de proce- dimentos e outros registros. Desenvolvimento, simulação e observação de um mo- delo das atividades de trabalho. Investigação de Sistemas A meta dos estudos de viabilidades é avaliar sistemas alternativos e propor os sistemas mais viáveis e desejáveis para serem desenvolvidos. A meta dos estudos de viabilidades é avaliar sistemas alternativos e propor os sistemas mais viáveis e desejáveis para serem desenvolvidos. Maneiras de coletar informa- ções para o desenvolvimento de sistemas. Maneiras de coletar informa- ções para o desenvolvimento de sistemas. Produto: Estudo de Viabilidade Produto: Estudo de Viabilidade

8 10- 8 Investigação de Sistemas Viabilidade Organizacional Viabilidade Técnica Viabilidade Econômica Viabilidade Operacional

9 10- 9 Ecomonias de custos Aumentos de receita Redução do investimento Aumentos dos lucros Ecomonias de custos Aumentos de receita Redução do investimento Aumentos dos lucros Investigação de Sistemas Viabilidade Econômica Viabilidade Organizacional Eficácia com que o sistema proposto apóia os objetivos estratégicos da organização Eficácia com que o sistema proposto apóia os objetivos estratégicos da organização Aceitação do usuário final Apoio administrativo Requisitos dos clientes, fornecedo- res e governo Aceitação do usuário final Apoio administrativo Requisitos dos clientes, fornecedo- res e governo Viabilidade Operacional Viabilidade Técnica Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, soft- ware e rede Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, soft- ware e rede Fatores de Viabilidade

10 Economias nos custos de saída no caixa da loja Aumentos de receita de vendas Redução no custeio com estoques Aumentos dos lucros Economias nos custos de saída no caixa da loja Aumentos de receita de vendas Redução no custeio com estoques Aumentos dos lucros Investigação de Sistemas Viabilidade Econômica Viabilidade Organizacional A eficácia com que o sistema proposto se ajusta aos planos da loja para integrar os sistemas de vendas, marketing e finanças (Auto Shack Stores). A eficácia com que o sistema proposto se ajusta aos planos da loja para integrar os sistemas de vendas, marketing e finanças (Auto Shack Stores). Viabilidade Operacional Viabilidade Técnica Um estudo de viabilidade: Sistema de pontos-de-venda (real) Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, software e redes de pontos-de- vendas. Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, software e redes de pontos-de- vendas. Aceitação pelos vendedores Apoio da administraçào das lojas Aceitação pelos clientes Aceitação pelos vendedores Apoio da administraçào das lojas Aceitação pelos clientes

11 Desenvolvimento de produtos de S.I Eliminação de documentos vários Custos p/ manutenção de estoques Investimento em estoques (redução) Menos disperdício e tempo ocioso Desenvolvimento de produtos de S.I Eliminação de documentos vários Custos p/ manutenção de estoques Investimento em estoques (redução) Menos disperdício e tempo ocioso Investigação de Sistemas Exemplos Benefícios Tangíveis Aumento nas vendas ou lucros Custos de processamento (redução) Redução nos custos operacional Redução no investimento necessário Aumento na eficiência operacional Aumento nas vendas ou lucros Custos de processamento (redução) Redução nos custos operacional Redução no investimento necessário Aumento na eficiência operacional Exemplos Benefícios Intangíveis Análise Custo / Benefício: Benefícios possíveis dos S.I Melhor disponibilidade/informações Maior capacidade de análise Melhor atendimento ao cliente Melhor tomada de decisão gerencial Melhor imagem da empresa Melhor disponibilidade/informações Maior capacidade de análise Melhor atendimento ao cliente Melhor tomada de decisão gerencial Melhor imagem da empresa Informações mais oportunas Modelagem analítica Respostas mais oportunas ao cliente Melhor análise informação / decisão Percepção p/ clientes e fornecedores Informações mais oportunas Modelagem analítica Respostas mais oportunas ao cliente Melhor análise informação / decisão Percepção p/ clientes e fornecedores

12 Análise de Sistemas Principais Áreas de Análise de Sistemas Organizacional Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Sistema Atual Sistema Atual

13 Conhecimentos da Equipe de Desenvolvimento (Seus membros necessitam proceder levantamentos no sentido de vir a ter): um bom entendimento sobre como funciona a organiza- ção, a cultura organizacional implantada, sua estrutura administrativa e quadro de pessoal, suas atividades empresariais, o ambiente em que opera (concorrentes, fornecedores,..) o funcionamento dos sistemas de informação existentes. Conhecimentos da Equipe de Desenvolvimento (Seus membros necessitam proceder levantamentos no sentido de vir a ter): um bom entendimento sobre como funciona a organiza- ção, a cultura organizacional implantada, sua estrutura administrativa e quadro de pessoal, suas atividades empresariais, o ambiente em que opera (concorrentes, fornecedores,..) o funcionamento dos sistemas de informação existentes. Análise Organizacional Questão: Como se pode melhorar um sistema de informação quando se sabe muito pouco sobre o ambiente organizacional no qual esse sistema está incerido? Resposta: Não é possível! Questão: Como se pode melhorar um sistema de informação quando se sabe muito pouco sobre o ambiente organizacional no qual esse sistema está incerido? Resposta: Não é possível! Maneiras e proce- dimentos para condução de uma análise organiza- cional. Maneiras e proce- dimentos para condução de uma análise organiza- cional. Importante passo inicial na análise de sistemas Importante passo inicial na análise de sistemas

14 Análise do Sistema Atual Projeto Final do Sistema Projeto Final do Sistema Formação de Equipes p/ Desenvolvimento de Sistemas Formação de Equipes p/ Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento Conjunto Desenvolvimento Conjunto Compreensão das Necessidades dos Usuários Compreensão das Necessidades dos Usuários Observações/ gravações Entrevistas Análise de dados Assistir gravações c/ equipe técnica Identificar questões fundamentais Verificar os resultados com os usuários Esboçar soluções, esquemas, simulações Montar oficina de projeto c/ os usuários Visualização conjunta das reações dos usuários ao conceito do projeto

15 Análise dos requisitos funcionais FIG Os requisitos funcionais especificam as capaci- dades dos sistemas de informação requeridas para atender as necessi- dades de informação dos usuários. FIG Os requisitos funcionais especificam as capaci- dades dos sistemas de informação requeridas para atender as necessi- dades de informação dos usuários. Requisitos de interfase com o usuário. Estudo das necessidades de entrada / saída dos usuários finais que devem ser apoiadas pelo S.I, incluído fontes, formatos, conteúdo, volume e frequência de cada tipo de informação classificado como fluxo entrante ou de saída. Requisitos de interfase com o usuário. Estudo das necessidades de entrada / saída dos usuários finais que devem ser apoiadas pelo S.I, incluído fontes, formatos, conteúdo, volume e frequência de cada tipo de informação classificado como fluxo entrante ou de saída. Meta Principal Identificar o que deve ser feito, não (ainda) como fazê-lo. Meta Principal Identificar o que deve ser feito, não (ainda) como fazê-lo. Requisitos de processamento. Atividades requeridas para converter entrada em saída. Inclui cálculos, regras de decisão e outras opera- ções de processamento e capacidade, transformação, tempo de con- versão e de resposta necessários às atividades de processamento. Requisitos de processamento. Atividades requeridas para converter entrada em saída. Inclui cálculos, regras de decisão e outras opera- ções de processamento e capacidade, transformação, tempo de con- versão e de resposta necessários às atividades de processamento. Requisitos de armazenamento. Organização, conteúdo e tamanho dos bancos de dados, extensão dos registros, tipos e frequência de atuali- zação e consultas e justificativa técnica para a escolha da estrutura de banco de dados a ser empregada para retenção dos registros. Requisitos de armazenamento. Organização, conteúdo e tamanho dos bancos de dados, extensão dos registros, tipos e frequência de atuali- zação e consultas e justificativa técnica para a escolha da estrutura de banco de dados a ser empregada para retenção dos registros. Requisitos de controle. Precisão, validação, segurança, proteção e requisitos de adaptabilidade para as funções de entrada, processa- mento, saída e armazenamento de dados para o sistema. Requisitos de controle. Precisão, validação, segurança, proteção e requisitos de adaptabilidade para as funções de entrada, processa- mento, saída e armazenamento de dados para o sistema.

16 Análise dos requisitos funcionais (exemplo) FIG Exemplos de requisitos funcionais para um sis- tema de processamento de transações de vendas na firma Auto Shack Stores (J. A. O’ Brien) FIG Exemplos de requisitos funcionais para um sis- tema de processamento de transações de vendas na firma Auto Shack Stores (J. A. O’ Brien) Requisitos de interfase com o usuário. Entrada automática de dados do produto e telas de entrada de dados fáceis de serem utilizadas pelos vendedores. Requisitos de interfase com o usuário. Entrada automática de dados do produto e telas de entrada de dados fáceis de serem utilizadas pelos vendedores. A análise não deve estar vinculada aos recursos de hardware, software, rede, dados e humanos que os usuá- rios finais utilizam ou podem utilizar. A análise não deve estar vinculada aos recursos de hardware, software, rede, dados e humanos que os usuá- rios finais utilizam ou podem utilizar. Requisitos de processamento. Cálculo rápido e automático dos totais de vendas e impostos sobre as vendas. Requisitos de processamento. Cálculo rápido e automático dos totais de vendas e impostos sobre as vendas. Requisitos de armazenamento. Recuperação e atualização rápida de dados a partir de banco de dados de produtos, preços e clientes. Requisitos de armazenamento. Recuperação e atualização rápida de dados a partir de banco de dados de produtos, preços e clientes. Requisitos de controle. Sinais para erros de entrada de dados e recibos fáceis de serem lidos pelos clientes Requisitos de controle. Sinais para erros de entrada de dados e recibos fáceis de serem lidos pelos clientes

17 Projeto de Sistemas (Produto: Especificações) Projeto dos Dados Projeto dos Dados Projeto da Interface com o Usuário Projeto da Interface com o Usuário Projeto do Processo Projeto do Processo Projeto de Tela Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos de Dados Projeto de Programas e Procedimentos Projeto de Interfaces, Dados e Processo

18 Especificações do Sistema FIG As especificações do sistema discriminam os detalhes do sistema de informação proposto FIG As especificações do sistema discriminam os detalhes do sistema de informação proposto Especificações da interfase com o usuário. O conteúdo, formato e se- quência dos produtos e métodos de interfaces com o usuário, tais como telas de apresentação, diálogos interativos, respostas em áudio, formulários, documentos e relatórios. Especificações da interfase com o usuário. O conteúdo, formato e se- quência dos produtos e métodos de interfaces com o usuário, tais como telas de apresentação, diálogos interativos, respostas em áudio, formulários, documentos e relatórios. Itens de especificação O projeto do sistema deve especificar que tipos de recursos de banco de dados, de software, de hardware, de rede e de pessoal serão necessários. Itens de especificação O projeto do sistema deve especificar que tipos de recursos de banco de dados, de software, de hardware, de rede e de pessoal serão necessários. Especificações dos bancos de dados. Conteúdo, estrutura, distribuição e acesso, tempo de resposta, manutenção e armazenagem da base de dados. Especificações dos bancos de dados. Conteúdo, estrutura, distribuição e acesso, tempo de resposta, manutenção e armazenagem da base de dados. Especificações de software. O pacote de software necessário ou especificações dos programas do sistema a ser desenvolvido, incluindo especificações de desempenho, manutenção e controle do aplicativo. Especificações de software. O pacote de software necessário ou especificações dos programas do sistema a ser desenvolvido, incluindo especificações de desempenho, manutenção e controle do aplicativo. Especificações de hardware e rede: As características físicas e de desempenho do equipamento e redes exigidas pelo sistema proposto. Especificações de hardware e rede: As características físicas e de desempenho do equipamento e redes exigidas pelo sistema proposto. Especificações de recursos humanos: Descrição de cargos das pessoas que operarão o sistema. Especificações de recursos humanos: Descrição de cargos das pessoas que operarão o sistema.

19 Especificações do Sistema (exemplos) FIG Exemplos de especifi- cações de sistema p/ um novo aplicativo de pontos-de-venda na Auto Shack Stores FIG Exemplos de especifi- cações de sistema p/ um novo aplicativo de pontos-de-venda na Auto Shack Stores Especificações da interfase com o usuário. Utilizar canetas de esca- neamento ótico para capturar automaticamente dados do produto em etiquetas de código de barras. Utilizar telas de entrada de dados com os dados fundamentais destacados para melhor leitura. Especificações da interfase com o usuário. Utilizar canetas de esca- neamento ótico para capturar automaticamente dados do produto em etiquetas de código de barras. Utilizar telas de entrada de dados com os dados fundamentais destacados para melhor leitura. Especificações do S.I Os analistas de sistemas utilizam conhecimentos que adquirem de suas próprias experiências de trabalho para espe- cificar o projeto de um S.I novo ou modificado. Especificações do S.I Os analistas de sistemas utilizam conhecimentos que adquirem de suas próprias experiências de trabalho para espe- cificar o projeto de um S.I novo ou modificado. Especificações dos bancos de dados. Desenvolver bancos de dados que utilizem uma estrutura relacional para organizar o acesso a todos os dados necessários sobre clientes e mercadorias. Especificações dos bancos de dados. Desenvolver bancos de dados que utilizem uma estrutura relacional para organizar o acesso a todos os dados necessários sobre clientes e mercadorias. Especificações de software. Desenvolver ou adquirir um programa de processamento de vendas que possa aceitar entradas de códigos de barras por escaneamento ótico, recuperar dados necessários dos pro- dutos e calcular totais de vendas em menos de um segundo. Especificações de software. Desenvolver ou adquirir um programa de processamento de vendas que possa aceitar entradas de códigos de barras por escaneamento ótico, recuperar dados necessários dos pro- dutos e calcular totais de vendas em menos de um segundo. Especificações de hardware e rede: Instalar terminais ponto-de- vendas em cada caixa registradora conectados a um sistema de micro- computadores em rede em cada loja conectados a um servidor central. Especificações de hardware e rede: Instalar terminais ponto-de- vendas em cada caixa registradora conectados a um sistema de micro- computadores em rede em cada loja conectados a um servidor central. Especificações de recursos humanos: Todos os componentes de hard- ware e software devem poder ser operados por pessoal regular da loja. O pessoal de S.I deverá estar disponível para dar manutenção. Especificações de recursos humanos: Todos os componentes de hard- ware e software devem poder ser operados por pessoal regular da loja. O pessoal de S.I deverá estar disponível para dar manutenção.

20 Desenvolvimento (Processo de Prototipagem) Utilizar e Manter o Sistema Aceito Utilizar e Manter o Sistema Aceito Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Rever os Protótipos Para Atender Melhor os Requisitos do Usuário Final Rever os Protótipos Para Atender Melhor os Requisitos do Usuário Final Ciclo de Prototipagem Ciclo de Manutenção Desenvolvimento de aplicação utilizando a prototipagem

21 Desenvolvimento de Aplicações pelo Método de Prototipagem (Exemplo) FIG Exemplo de um proces- so típico de desenvolvi- mento de sistemas base- ado em prototipagem FIG Exemplo de um proces- so típico de desenvolvi- mento de sistemas base- ado em prototipagem Equipe. Alguns usuários finais e programadores de S.I formam uma equipe para desenvolver uma aplicação empresarial. Equipe. Alguns usuários finais e programadores de S.I formam uma equipe para desenvolver uma aplicação empresarial. O Método Prototipagem Via de regra, um pro- tótipo é modificado di- versas vezes até que seus usuários o conside- re aceitável O Método Prototipagem Via de regra, um pro- tótipo é modificado di- versas vezes até que seus usuários o conside- re aceitável Esquema. O esquema é convertido em um protótipo simples do tipo “aponta-e-clica”, utilizando ferramentas de prototipagem. Esquema. O esquema é convertido em um protótipo simples do tipo “aponta-e-clica”, utilizando ferramentas de prototipagem. Apresentação. Algumas telas e conexões são apresentadas ao usuário. Consultoria. Consultas a programadores/consultores de T.I são reali- zadas p/ identificar melhorias em conformidade aos padrões correntes Consultoria. Consultas a programadores/consultores de T.I são reali- zadas p/ identificar melhorias em conformidade aos padrões correntes Feedback. Depois que a equipe obtém feedback o protótipo é repetido. Reinteração. São feitas novas apresentações e repetições adicionais. Aceitação. Os usuários examinam e endossam a aceitação do novo S.I Instalação. O novo aplicativo é instalado em servidores da rede.

22 Engenharia de Sistemas Assistida por Computador Conjunto de Ferramentas de Planejamento Conjunto de Ferramentas de Análise Conjunto de Ferramentas de Projeto Integrador de Informações Conjunto de Ferramentas de Geração de Códigos Conjunto de Ferramentas de Geração de Bancos de Dados Interface do Sistema Repositório do Servidor CASE Repositórios das Estações de Trabalho

23 Desenvolvimento pelo Usuário Final Entrada Quais dados serão in- troduzidos, de quais fontes e de que forma? Controle Quais os controles necessários para pro- teção contra perda ou dano acidental? Existe necessidade de controlar o acesso aos dados utilizados? Processamento Quais operações nas entradas são neces- sárias para produzir a saída desejada? Qual software pode apoiar mais efetiva- mente essas operações? Armazenamento A aplicação utiliza dados previamente armazenados? Ela cria dados que de- vem ser armazenados para uso futuro por esta ou outras aplicações? Armazenamento A aplicação utiliza dados previamente armazenados? Ela cria dados que de- vem ser armazenados para uso futuro por esta ou outras aplicações? Saída Quais informações são necessárias p/ usuários e de que forma a saída deve ser apresentada? O desenvolvimento pelo usuário final deve concentrar-se nos componentes básicos de um S.I.

24 Administrando a Mudança Organizacional Administração da Mudança Medidas e Recompensas Projeto Organizacional Desenvolvimento das Competências Essenciais Visão Executiva Reestruturação do Trabalho Missão e Papel da Organização

25 O Processo de Implementação Conversão Paralela Piloto Em Etapas Direta Conversão Paralela Piloto Em Etapas Direta Documentação do Sistema Documentação do Sistema Treinamento do Usuário Final Treinamento do Usuário Final Desenvolvimento ou Modificação Desenvolvimento ou Modificação Aquisição de Hardware, Software e Serviços Aquisição de Hardware, Software e Serviços Atividades de Implementação Atividades de Implementação

26 Métodos de Conversão Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Sistema Antigo Sistema Novo Paralela Piloto Por Etapas Direta


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