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Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Capítulo 10: Desenvolvendo Soluções para as Empresas com a Tecnologia da Informação Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet 1 1

2 Objetivos do Capítulo 1. Descrever e dar exemplos para ilustrar cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento dos sistemas de informação. 2. Explicar como a prototipagem e a engenharia de sistemas assistida por computador têm afetado o processo de desenvolvimento de sistemas de informação para os usuários finais e os especialistas em sistemas de informação. 3. Utilizar o processo de desenvolvimento de SI e o modelo dos componentes de sistemas de informação do Capítulo 1 e deste capítulo como referenciais para a solução de problemas na proposição de soluções de sistemas de informação para problemas empresariais simples. 4. Identificar algumas das principais atividades envolvidas no processo de implantação para administração da mudança tecnológica.

3 Objetivos do Capítulo - Continuação
5. Discutir como a resistência do usuário final a mudanças nos processos empresariais ou na tecnologia da informação pode ser minimizada pelo seu envolvimento no desenvolvimento e implementação dos sistemas. 6. Identificar as atividades envolvidas na implantação de novos sistemas de informação. 7. Descrever diversos fatores de avaliação que devem ser considerados na avaliação da aquisição de hardware, software e serviços de SI.

4 Abordagem Sistêmica na Solução de Problemas
Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas A abordagem sistêmica na solução de problemas utiliza uma orientação sistêmica para conceituar a natureza do problema. Sob a orientação de sistemas, todos os elementos de um problema se interagem. Consequentemente, a abordagem sistêmica considera que cada “etapa” influencia e fornece feedback para todas as outras etapas: Definir o Problema. Um problema é uma condição básica que está provocando um resultado indesejável. Uma oportunidade é uma condição básica que apresenta o potencial para resultados desejáveis. Uma das principais tarefas desta etapa é separar sintomas - sinais de que existe um problema - dos problemas reais em si. Desenvolver Soluções Alternativas. Quase sempre é verdadeiro que todo problema ou oportunidade possui mais de um curso de ação eficaz. Como um solucionador de problemas, você deve resistir a propensão de se mover para a solução mais imediata que vêm à mente. É uma boa prática administrativa gerar diversas alternativas e escolher dentre elas com base em critérios de avaliação claramente definidos. Selecionar a Solução. Com base em critérios de avaliação, é possível comparar alternativas. A seleção é importante porque deve haver o comprometimento da empresa com a alternativa antes do compromisso com recursos organizacionais na solução do problema. Projetar a Solução. A solução escolhida para um problema de SI a seguir exige o projeto de como a solução será criada.Aqui está uma boa idéia para atender os usuários finais e a equipe técnica no desenvolvimento das especificações do projeto e um plano de implementação. Implementar a Solução. Quando pronta, a solução deve ser implementada. É uma boa idéia monitorar a implementação com cuidado para que uma contribuição da solução, projeto e logística de colocá-la em ação possa ser avaliada objetivamente. Selecionar a Solução Monitorar e Avaliar Resultados Projetar a Solução Implantar a Solução 3 3 3 3 3 3 3

5 Pensamento Sistêmico Controle Entrada Processamento Saída
Você pode compreender melhor um problema ou oportunidade de negócio, identificando e avaliando os componentes do sistema concernente. SISTEMA DE VENDAS Controle Informação de Vendas Incorreta ? Feedback Administração de Vendas Inadequada? Pensamento Sistêmico Utilizar o pensamento sistêmico para compreender um problema ou oportunidade é um dos aspectos mais importantes da abordagem sistêmica. A essência da disciplina do pensamento sistêmico é “ver a floresta e as árvores” em toda situação por meio de: Percepção das inter-relações entre sistemas, em lugar de cadeias lineares de causa-e-efeito sempre que houver a ocorrência de eventos. Percepção dos processos de mudança entre os sistemas, em lugar de “instantâneos” isolados dessas mudanças, sempre que elas ocorram. Uma maneira de exercitar o pensamento sistêmico é tentar descobrir sistemas, subsistemas e componentes de sistemas em toda situação que você estiver estudando. Este ponto de vista garante que fatores importantes e suas inter-relações sejam considerados. Isto é conhecido também como utilizar um contexto sistêmico, ou dispor de uma visão sistêmica de uma situação. Esforços de Vendas Inadequado? Procedimentos de Vendas Inadequado? Desempenho Deficiente das Vendas? Entrada Processamento Saída Base de Dados? Armazenamento 7 7 7 7 7 7 7

6 Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas
Nota do Professor: Esta transparência fornece uma visão geral do ciclo de desenvolvimento de sistemas. Áreas selecionadas são discutidas em maiores detalhes nas transparências subseqüentes. Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Entender o Problema ou Oportunidade Empresarial Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Desenvolver uma Solução de Sistema de Informação O ciclo tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação está baseado nas etapas da abordagem sistêmica na solução de problemas: Investigação de Sistemas. Esta etapa pode se iniciar com um processo formal de planejamento de sistemas de informação para ajudar na escolha de opções a partir de muitas oportunidades. Normalmente, em razão do custo associado ao desenvolvimento de sistemas de informação, esta etapa inclui uma análise de custo-benefício como parte de um estudo de viabilidade. Esta etapa é discutida em mais detalhes na transparência seguinte. Análise de Sistemas. Esta etapa inclui uma análise das necessidades de informação dos usuários finais, ambiente organizacional e de qualquer sistema correntemente utilizado para desenvolver os requisitos funcionais de um novo sistema. Projeto de Sistemas. Esta etapa desenvolve especificações para os recursos de hardware, software, pessoas, rede e dados do sistema. Os produtos de informação que espera-se que o sistema produza também são projetados. Implementação de Sistemas. Nesta etapa, a organização desenvolve ou adquire o hardware e software necessários para a implementação do projeto do sistema. O teste do sistema e treinamento do pessoal para operar e utilizar o sistema também são parte desta etapa. Finalmente, a organização se converte ao novo sistema. Manutenção de Sistemas. Nesta etapa, a administração utiliza um processo de revisão pós-implementação para monitorar, avaliar e modificar o sistema quando necessário. Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Implantar a Solução de Sistema de Informação Implementação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema 4 4 4 4 4 4 4

7 Investigação de Sistemas
Produto: Estudo de Viabilidade A meta dos estudos de viabilidades é avaliar sistemas alternativos e propor os sistemas mais viáveis e desejáveis para serem desenvolvidos. Maneiras de coletar informa- ções para o desenvolvimento de sistemas. Entrevistas com funcionários, clientes e gerentes. Questionários para os devidos usuários finais na organização. Observação pessoal, gravação em vídeo ou envolvi- mento nas atividades de trabalho dos usuários finais. Exame de documentos, relatórios, manuais de proce- dimentos e outros registros. Desenvolvimento, simulação e observação de um mo- delo das atividades de trabalho. 7 7 7 7 7 7 7

8 Investigação de Sistemas
Viabilidade Organizacional Técnica Econômica Operacional A etapa de investigação de sistemas inclui a exibição, seleção e estudo preliminar das soluções propostas de sistemas para problemas empresariais. Análise de Custo-Benefício. Uma análise de custo-benefício deve pesar os custos totais prováveis que um novo sistema incorra sobre os benefícios totais previstos a serem ganhos. Isto inclui a determinação dos custos tangíveis (tais como aquisições de hardware e software e salários dos funcionários) e custos intangíveis como os efeitos sobre o moral dos funcionários e perturbações na produtividade durante a instalação do novo sistema. Os benefícios também podem ser tangíveis (tais como redução de estoque e custos de manutenção) ou intangíveis (maior satisfação dos clientes). Viabilidade. A meta dos estudos de viabilidade é avaliar sistemas alternativos e propor os sistemas mais viáveis e desejáveis. A viabilidade é avaliada em termos de quatro categorias principais: Viabilidade Organizacional. Esta se concentra no grau de eficácia com que um sistema de informação proposto apóia os objetivos da organização. Viabilidade Econômica. Esta diz respeito a saber se os benefícios propostos de SI serão maiores do que os custos. Esta área diz respeito principalmente à disponibilidade financeira - se a empresa pode pagar para desenvolver o sistema. Viabilidade Técnica. Esta determina se há a possibilidade de se adquirir ou desenvolver hardware e software confiáveis e capazes de satisfazer as necessidades do sistema proposto. Viabilidade Operacional. Esta se refere à disposição e capacidade da gerência, funcionários, clientes, fornecedores e outros de operar, utilizar e apoiar um sistema proposto. 5 5 5 5 5 5 5

9 Investigação de Sistemas
Fatores de Viabilidade Viabilidade Organizacional Viabilidade Econômica Eficácia com que o sistema proposto apóia os objetivos estratégicos da organização Ecomonias de custos Aumentos de receita Redução do investimento Aumentos dos lucros Viabilidade Técnica Viabilidade Operacional Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, soft- ware e rede Aceitação do usuário final Apoio administrativo Requisitos dos clientes, fornecedo- res e governo 7 7 7 7 7 7 7

10 Investigação de Sistemas
Um estudo de viabilidade: Sistema de pontos-de-venda (real) Viabilidade Organizacional Viabilidade Econômica A eficácia com que o sistema proposto se ajusta aos planos da loja para integrar os sistemas de vendas, marketing e finanças (Auto Shack Stores). Economias nos custos de saída no caixa da loja Aumentos de receita de vendas Redução no custeio com estoques Aumentos dos lucros Viabilidade Técnica Viabilidade Operacional Capacidade, confiabilidade e disponibilidade de hardware, software e redes de pontos-de- vendas. Aceitação pelos vendedores Apoio da administraçào das lojas Aceitação pelos clientes 7 7 7 7 7 7 7

11 Investigação de Sistemas
Análise Custo / Benefício: Benefícios possíveis dos S.I Benefícios Tangíveis Exemplos Aumento nas vendas ou lucros Custos de processamento (redução) Redução nos custos operacional Redução no investimento necessário Aumento na eficiência operacional Desenvolvimento de produtos de S.I Eliminação de documentos vários Custos p/ manutenção de estoques Investimento em estoques (redução) Menos disperdício e tempo ocioso Benefícios Intangíveis Exemplos Melhor disponibilidade/informações Maior capacidade de análise Melhor atendimento ao cliente Melhor tomada de decisão gerencial Melhor imagem da empresa Informações mais oportunas Modelagem analítica Respostas mais oportunas ao cliente Melhor análise informação / decisão Percepção p/ clientes e fornecedores 7 7 7 7 7 7 7

12 Análise de Sistemas Principais Áreas de Análise de Sistemas
Organizacional Requisitos Funcionais Sistema Atual A análise de Sistemas envolve três áreas principais: Análise Organizacional. Um SI eficiente só pode ser projetado com uma plena consciência da organização a que ele se prestará. A análise de sistemas, por isto, se inicia com uma análise completa da organização, sua estrutura administrativa, seu quadro de pessoal, suas atividades empresariais, os sistema ambientais com os quais ela lida e seus sistemas de informação correntes. Sugestão p/ aprendizagem: Dependendo do conhecimento e maturidade do grupo, pode-se apresentar a idéia de análise da cultura organizacional como parte da análise organizacional para ajudar na identificação dos principais fatores sobre a empresa que podem ser desenvolvidos de acordo com o projeto de SI de modo a facilitar uma adoção bem-sucedida. Análise do Sistema Presente. Se já existe um sistema, é útil estudá-lo para ajudar a avaliar o modo como ele pode ser melhorado ou substituído pelo sistema proposto. Principalmente, a análise deve identificar como as coisas são correntemente realizadas (tais como os métodos de interface com o usuário) e determinar como elas devem ser realizadas no sistema que está sendo projetado. Análise dos Requisitos Funcionais. Os requisitos funcionais especificam as capacidades dos sistemas de informação requeridas para atender as necessidades de informação dos usuários. Principalmente, a análise de requisitos funcionais deve especificar: Requisitos de Interface com o Usuário. As necessidades de entrada/saída dos usuários finais devem ser apoiadas pelo SI. Requisitos de Processamento. A análise funcional deve especificar os requisitos de processamento necessários para a execução de todas as atividades envolvidas na conversão de entrada em saída. Requisitos de Armazenamento. Organização, conteúdo e tamanho dos bancos de dados e procedimentos para a manutenção devem ser especificados. Requisitos de Controle. Questões de precisão, validação, segurança, proteção e adaptabilidade devem ser especificadas. 6 6 6 6 6 6 6

13 Análise Organizacional
Importante passo inicial na análise de sistemas Questão: Como se pode melhorar um sistema de informação quando se sabe muito pouco sobre o ambiente organizacional no qual esse sistema está incerido? Resposta: Não é possível! Maneiras e proce- dimentos para condução de uma análise organiza- cional. Conhecimentos da Equipe de Desenvolvimento (Seus membros necessitam proceder levantamentos no sentido de vir a ter): um bom entendimento sobre como funciona a organiza- ção, a cultura organizacional implantada, sua estrutura administrativa e quadro de pessoal, suas atividades empresariais, o ambiente em que opera (concorrentes, fornecedores,..) o funcionamento dos sistemas de informação existentes. 7 7 7 7 7 7 7

14 Análise do Sistema Atual
Análise de dados Assistir gravações c/ equipe técnica Entrevistas Observações/ gravações Compreensão das Necessidades dos Usuários Identificar questões fundamentais Formação de Equipes p/ Desenvolvimento de Sistemas Verificar os resultados com os usuários Desenvolvimento Conjunto Visualização conjunta das reações dos usuários ao conceito do projeto Esboçar soluções, esquemas, simulações Projeto Final do Sistema Montar oficina de projeto c/ os usuários 7 7 7 7 7 7 7

15 Análise dos requisitos funcionais
FIG. 10.9 Os requisitos funcionais especificam as capaci- dades dos sistemas de informação requeridas para atender as necessi- dades de informação dos usuários. Requisitos de interfase com o usuário. Estudo das necessidades de entrada / saída dos usuários finais que devem ser apoiadas pelo S.I, incluído fontes, formatos, conteúdo, volume e frequência de cada tipo de informação classificado como fluxo entrante ou de saída. Requisitos de processamento. Atividades requeridas para converter entrada em saída. Inclui cálculos, regras de decisão e outras opera- ções de processamento e capacidade, transformação, tempo de con- versão e de resposta necessários às atividades de processamento. Requisitos de armazenamento. Organização, conteúdo e tamanho dos bancos de dados, extensão dos registros, tipos e frequência de atuali- zação e consultas e justificativa técnica para a escolha da estrutura de banco de dados a ser empregada para retenção dos registros. Meta Principal Identificar o que deve ser feito, não (ainda) como fazê-lo. Requisitos de controle. Precisão, validação, segurança, proteção e requisitos de adaptabilidade para as funções de entrada, processa- mento, saída e armazenamento de dados para o sistema.

16 Análise dos requisitos funcionais (exemplo)
FIG Exemplos de requisitos funcionais para um sis- tema de processamento de transações de vendas na firma Auto Shack Stores (J. A. O’ Brien) Requisitos de interfase com o usuário. Entrada automática de dados do produto e telas de entrada de dados fáceis de serem utilizadas pelos vendedores. Requisitos de processamento. Cálculo rápido e automático dos totais de vendas e impostos sobre as vendas. Requisitos de armazenamento. Recuperação e atualização rápida de dados a partir de banco de dados de produtos, preços e clientes. A análise não deve estar vinculada aos recursos de hardware, software, rede, dados e humanos que os usuá- rios finais utilizam ou podem utilizar. Requisitos de controle. Sinais para erros de entrada de dados e recibos fáceis de serem lidos pelos clientes

17 Projeto de Sistemas (Produto: Especificações)
Projeto de Interfaces, Dados e Processo Projeto da Interface com o Usuário Projeto dos Dados Projeto do Processo O projeto de sistemas especifica como o sistema realizará os objetivos no atendimento das necessidades de informação dos usuários como descrito pela análise de sistemas. As atividades de projeto produzem especificações de sistemas que satisfazem os requisitos funcionais identificados anteriormente. As especificações são, então, utilizadas no desenvolvimento ou aquisição dos componentes e qualificações necessários para a implementação do sistema. O conceito de projeto de sistema se concentra em três produtos principais ou resultados potenciais: Projeto da Interface com o Usuário. Esta atividade se concentra na interação entre usuários finais e sistemas de computador. Os projetistas se concentram em métodos de entrada/saída e na conversão de dados e informações entre formulários legíveis por seres humanos e legíveis por máquina. A prototipagem, o desenvolvimento de modelos de funcionamento para testar conceitos de projetos de interação, é um processo comum nesta etapa. Projeto dos Dados. Esta atividade se concentra no projeto da estrutura dos bancos de dados e arquivos a serem utilizados por um sistema de informação proposto. O projeto de dados freqüentemente produz um dicionário de dados, que cataloga descrições detalhadas dos atributos de entidades (objetos, pessoas, locais, eventos) sobre as quais o SI precisa manter informações. O dicionário de dados também especifica as relações que as entidades mantêm entre si, os elementos específicos dos dados para cada entidade e as regras de integridade que determinam como cada elemento dos dados é especificado e utilizado nos SI. Projeto do Processo. Esta atividade se concentra no projeto de recursos de software - os programas e procedimentos requisitados pelo SI proposto. Especificações do Sistema. A finalização das áreas anteriores do projeto de sistemas culmina em uma declaração clara das especificações do sistema para a Interface com o Usuário, Bancos de Dados, Software, Hardware e Instalações e os componentes de Pessoal do SI. Projeto de Tela Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos de Dados Projeto de Programas e Procedimentos 7 7 7 7 7 7 7

18 Especificações do Sistema
FIG As especificações do sistema discriminam os detalhes do sistema de informação proposto Especificações da interfase com o usuário. O conteúdo, formato e se- quência dos produtos e métodos de interfaces com o usuário, tais como telas de apresentação, diálogos interativos, respostas em áudio, formulários, documentos e relatórios. Especificações dos bancos de dados. Conteúdo, estrutura, distribuição e acesso, tempo de resposta, manutenção e armazenagem da base de dados. Especificações de software. O pacote de software necessário ou especificações dos programas do sistema a ser desenvolvido, incluindo especificações de desempenho, manutenção e controle do aplicativo. Itens de especificação O projeto do sistema deve especificar que tipos de recursos de banco de dados, de software, de hardware, de rede e de pessoal serão necessários. Especificações de hardware e rede: As características físicas e de desempenho do equipamento e redes exigidas pelo sistema proposto. Especificações de recursos humanos: Descrição de cargos das pessoas que operarão o sistema.

19 Especificações do Sistema (exemplos)
FIG Exemplos de especifi- cações de sistema p/ um novo aplicativo de pontos-de-venda na Auto Shack Stores Especificações da interfase com o usuário. Utilizar canetas de esca- neamento ótico para capturar automaticamente dados do produto em etiquetas de código de barras. Utilizar telas de entrada de dados com os dados fundamentais destacados para melhor leitura. Especificações dos bancos de dados. Desenvolver bancos de dados que utilizem uma estrutura relacional para organizar o acesso a todos os dados necessários sobre clientes e mercadorias. Especificações de software. Desenvolver ou adquirir um programa de processamento de vendas que possa aceitar entradas de códigos de barras por escaneamento ótico, recuperar dados necessários dos pro- dutos e calcular totais de vendas em menos de um segundo. Especificações do S.I Os analistas de sistemas utilizam conhecimentos que adquirem de suas próprias experiências de trabalho para espe- cificar o projeto de um S.I novo ou modificado. Especificações de hardware e rede: Instalar terminais ponto-de- vendas em cada caixa registradora conectados a um sistema de micro- computadores em rede em cada loja conectados a um servidor central. Especificações de recursos humanos: Todos os componentes de hard- ware e software devem poder ser operados por pessoal regular da loja. O pessoal de S.I deverá estar disponível para dar manutenção.

20 Desenvolvimento (Processo de Prototipagem)
Desenvolvimento de aplicação utilizando a prototipagem Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Protótipos são modelos de funcionamento desenvolvidos para fins de teste. A prototipagem é um processo repetitivo e interativo que combina etapas do ciclo tradicional de desenvolvimento com o aumento do envolvimento dos usuários finais para fornecer um feedback que melhora o protótipo e o SI final. O desenvolvimento de aplicações que utilizam a prototipagem ocorre por meio das seguintes etapas: Identificar os Requisitos. Aqui os usuários finais identificam suas necessidades de informação e avaliam a viabilidade de diversas soluções alternativas de sistemas de informação. Desenvolver o Protótipo. Aqui os usuários finais e/ou analistas de sistemas utilizam pacotes de desenvolvimento de aplicações para projetar e testar interativamente os protótipos dos componentes do sistema de informação que atendem as necessidades de informação dos usuários finais. Rever o Protótipo. Durante esta etapa, os protótipos do sistema de informação são utilizados, avaliados e modificados repetidas vezes até que os usuários finais os considerem aceitáveis. Utilizar e Manter. O sistema aceito pode ser modificado facilmente desde que a maior parte da documentação do sistema esteja armazenada no disco. Ciclo de Prototipagem Rever os Protótipos Para Atender Melhor os Requisitos do Usuário Final Ciclo de Manutenção Utilizar e Manter o Sistema Aceito 9 8 9 8 8 8 8

21 Desenvolvimento de Aplicações pelo Método de Prototipagem (Exemplo)
FIG Exemplo de um proces- so típico de desenvolvi- mento de sistemas base- ado em prototipagem Equipe. Alguns usuários finais e programadores de S.I formam uma equipe para desenvolver uma aplicação empresarial. Esquema. O esquema é convertido em um protótipo simples do tipo “aponta-e-clica”, utilizando ferramentas de prototipagem. Apresentação. Algumas telas e conexões são apresentadas ao usuário. Feedback. Depois que a equipe obtém feedback o protótipo é repetido. Reinteração. São feitas novas apresentações e repetições adicionais. O Método Prototipagem Via de regra, um pro- tótipo é modificado di- versas vezes até que seus usuários o conside- re aceitável Consultoria. Consultas a programadores/consultores de T.I são reali- zadas p/ identificar melhorias em conformidade aos padrões correntes Aceitação. Os usuários examinam e endossam a aceitação do novo S.I Instalação. O novo aplicativo é instalado em servidores da rede.

22 Engenharia de Sistemas Assistida por Computador
Conjunto de Ferramentas de Planejamento Nota: O exemplo das ferramentas CASE do software na transparência derivou-se de um produto CASE integrado chamado de IEF pela Texas Instruments. Repositório do Servidor Conjunto de Ferramentas de Análise CASE A engenharia de sistemas auxiliada por computador, ou CASE, envolve o uso de pacotes de software, chamados ferramentas CASE, para executar muitas atividades do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. As ferramentas CASE ajudam a agilizar o processo de desenvolvimento de sistemas. Os principais componentes do sistema CASE ilustrados na transparência incluem: Conjunto de Ferramentas de Planejamento. O conjunto de ferramentas de planejamento inicia o processo de desenvolvimento com o planejamento estratégico de informações a partir de um ponto de vista empresarial de alto nível. É importante lembrar que o SI proposto deve apoiar as estratégias e objetivos da empresa. Sugestão de Ensino: Você pode enfatizar a importância do envolvimento de alto nível no desenvolvimento de qualquer SI novo. Conjunto de Ferramentas de Análise. O conjunto de ferramentas de análise se concentra em capturar corretamente os requisitos empresariais detalhados no início do processo de desenvolvimento. Conjunto de Ferramentas de Projeto. O conjunto de ferramentas de projeto fornece especificações detalhadas da solução do sistema. Integrador de Informações. O integrador de informações integra as especificações do sistema, verifica sua consistência e integridade e as registra nos repositórios. Conjunto de Ferramentas de Projeto Conjunto de Ferramentas de Geração de Códigos Conjunto de Ferramentas de Geração de Bancos de Dados Interface do Sistema Integrador de Informações Repositórios das Estações de Trabalho 8 8 9 9 9 9 9

23 Desenvolvimento pelo Usuário Final
O desenvolvimento pelo usuário final deve concentrar-se nos componentes básicos de um S.I. Controle Quais os controles necessários para pro- teção contra perda ou dano acidental? Existe necessidade de controlar o acesso aos dados utilizados? Entrada Quais dados serão in- troduzidos, de quais fontes e de que forma? Processamento Quais operações nas entradas são neces- sárias para produzir a saída desejada? Qual software pode apoiar mais efetiva- mente essas operações? Saída Quais informações são necessárias p/ usuários e de que forma a saída deve ser apresentada? Armazenamento A aplicação utiliza dados previamente armazenados? Ela cria dados que de- vem ser armazenados para uso futuro por esta ou outras aplicações? 7 7 7 7 7 7 7

24 Administrando a Mudança Organizacional
Visão Executiva Administração da Mudança Projeto Organizacional Missão e Papel da Organização Esta transparência pode ser utilizada para enfatizar que a administração da mudança organizacional em qualquer organização é um elemento fundamental para o sucesso. A tecnologia da informação está cada vez mais mudando o modo como trabalhamos. A TI tem tido um impacto maior, por exemplo, nas necessidades de qualificação e requisitos de trabalho. Qualquer tipo de mudança em uma organização pode ser complexo, doloroso e fragmentado.Dessa forma, a administração do pessoal e dos processos de mudança organizacional é um foco maior da administração da mudança organizacional. Esta inclui atividades como o desenvolvimento de maneiras inovadoras para medir, motivar e premiar o desempenho. O mesmo acontece com a concepção de programas para recrutar e treinar funcionários nas competências essenciais e necessárias em um local de trabalho em transformação. Finalmente, a administração da mudança envolve a análise e definição de todas as mudanças enfrentadas pela organização e o desenvolvimento de programas para reduzir os riscos e custos e maximizar os benefícios gerados. Os especialistas em mudança recomendam: 1. Envolver o máximo de pessoas possível na reengenharia e em outros programas de mudança. 2. Fazer da mudança constante parte da cultura. 3. Dizer a todos o máximo possível sobre tudo e com a maior freqüência possível, de preferência pessoalmente. 4. Fazer uso liberal de incentivos e reconhecimento financeiros. 5. Trabalhar dentro da cultura da empresa, não em torno dela. Medidas e Recompensas Desenvolvimento das Competências Essenciais Reestruturação do Trabalho

25 O Processo de Implementação
Atividades de Implementação O processo de implementação envolve o projeto de atividades capazes de transformar um sistema de informação recém-desenvolvido em um sistema operacional para usuários finais. As principais atividades incluem: Aquisição de Hardware, Software e Serviços. Algumas empresas muito grandes adquirem soluções de hardware e software de propriedade. Um número crescente de empresas pode adquirir hardware e software diretamente dos fabricantes ou fornecedores de equipamentos originais. Sugestão de Ensino: Algumas empresas fazem as duas coisas. O NationsBank, por exemplo, utiliza software de computador central para alojar seus dados mais críticos de missão, ao passo que cada escritório administra as comunicações e correspondência internas com clientes utilizando o software da Microsoft Office. Desenvolvimento ou Modificação de Software. Algumas empresas desenvolvem seu próprio software internamente. Até para aquelas empresas que compram software diretamente do fabricante, a modificação quase sempre se faz necessária (na verdade, a flexibilidade de modificar o software está embutida na maioria dos programas de aplicação). Sugestão p/ aprendizagem: O pacote Microsoft Access Solutions, por exemplo, vem com comandos de formatação, ou com o programa de bancos de dados para contato de clientes, administração de reuniões, contas a pagar e outros processos empresariais comuns projetados para fácil personalização das necessidades do usuário final. Treinamento do Usuário Final. Precauções e recursos para treinamento do usuário final no novo sistema devem ser identificados e alocados. Documentação do Sistema. Como utilizar e manter o sistema deve ser fornecido na forma de manuais e, cada vez mais, na forma de auxílio online. Conversão. Esta envolve a logística real da troca para o novo sistema. Os quatro métodos são discutidos na transparência a seguir. Aquisição de Hardware, Software e Serviços Desenvolvimento ou Modificação Treinamento do Usuário Final Documentação do Sistema Conversão Paralela Piloto Em Etapas Direta

26 Métodos de Conversão Sistema Antigo Paralela Sistema Novo
Quatro principais formas de conversão de sistemas são comuns: Paralela. Esta envolve o funcionamento tanto do velho como do novo sistema ao mesmo tempo por algum tempo até que a equipe de desenvolvimento do projeto e a administração do usuário final concordem em passar inteiramente para o novo sistema. Sugestão de Ensino: Alguns sistemas operacionais de PCs permitem este tipo de conversão, em uma escala menor, por meio do uso de um procedimento de carregamento duplo. Piloto. Aqui um departamento ou freqüentemente um escritório externo dá ao novo sistema uma chance de execução para observar como ele funciona e perceber quaisquer problemas antes que o sistema seja implementado em toda a empresa. Por Etapas. Aqui o novo sistema é implementado progressivamente em toda a organização de acordo com algum plano de difusão, como departamento por departamento, seção por seção ou até andar por andar. Por Salto Direto. Esta abordagem de “indisposição” finaliza o uso do sistema antigo e inicia o uso do novo sistema de uma vez. Sugestão p/ aprendizagem: Uma empresa de advocacia, por exemplo, pode fechar na sexta-feira, instalar um novo sistema de informação baseado em PCs conectados em rede e abrir para o comércio na segunda-feira. São mais prováveis essas conversões se as mudanças de hardware e software não forem muito drásticas e se os usuários finais já estiverem familiarizados com os procedimentos operacionais do novo sistema. Sistema Novo Piloto Sistema Antigo Sistema Novo Por Etapas Sistema Antigo Sistema Novo Direta


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