A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA."— Transcrição da apresentação:

1

2 UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA

3 PRINCIPAIS PROJETOS SOBRE INFORMATICA EDUCACIONAL NO BRASIL

4 EDUCOM Surgiu no ano de 1981 no I Seminário Nacional de Informática na Educação na Universidade de Brasília Objetivos: investir em pesquisas educacionais; melhorar o aprendizado utilizando computadores; possibilitar as mesmas possibilidades que as escolas particulares ofereciam a seus alunos. Instituições participantes: UNICAMP, UFRG, UFRJ.

5 RESULT ADOS Ajudou na criação e desenvolvimento da cultura nacional de uso de computadores na educação, voltada para a realidade da escola pública brasileira.

6 FORMAR Implementado em1987 na UNICAMP nos meses de junho a agosto Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação CAIE/MEC sob a coordenação do NIED/UNICAMP e pesquisadores e espe Cialistas integrados do projeto EDUCOM. Visa a capacitação de pessoas

7 Propiciou a capacitação de profissionais da educação que nunca tinham contato com a informática Permitiu uma visão ampla sobre os diversos aspectos da Informática e da educação

8 . é uma parceira do Mec com as secretaria dos estado, visando introduzir a informática nas escolas das redes públicas estadual e municipal. PRONINFE PROJETO NACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA INPLANTADA EM 1898 PELO MEC

9 a implantação de laboratórios de informática conectados à Internet; contribuir para a melhoria da qualidade da educação; utilizar a informática na operacionalização dos componentes curriculares de forma transdisciplinar; democratizar o acesso aos meios de comunicação; habilitar, teórica e tecnicamente, os professores na utilização de equipamentos e programas no processo ensino/aprendizagem.

10 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet. 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul). 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. mais de 10.000 profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.

11 PROINFO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Foi criado em 09 de abril de 1997 pelo MEC Usar a tecnologia como enriquecimento para as práticas pedagógi- cas no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino.

12 Conta com o apoio e desenvolvimento da SEED. Secretaria da Educação à Distância e a coordenação é da responsabi- Lidade federal e a operacionalização é conduzida pelos Estados e Mu- nicípios

13 melhor consolidado, do bem estruturado programa de pós- graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e do ambicioso Unirede envolvendo 61 universidades públicas, além dos programas do Ministério da Cultura (MINC) para interligação das bibliotecas públicas municipais e do grande projeto de informatização do acervo da Biblioteca Nacional, que até agora atingiu cerca de 700 mil registros, para um total de 8,5 milhões de peças.

14 BIBLIOGRAFIA www.esaf.fazenda.gov.br/cursos/formar/home-formar.htm www.c5.cl/investiga/actas/ribie981232.html-59k www.proinfo.mec.gov.br ACESSO EM 28DE SETEMBRO DE 2005


Carregar ppt "UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL COLABORADORA: GILCA VILARINHO ALUNA: ANA MARIA GONZAGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google