A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna Gisele Dias Ramos Prof. Gilca Vilarinho Setembro/2005 Uniminas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna Gisele Dias Ramos Prof. Gilca Vilarinho Setembro/2005 Uniminas."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna Gisele Dias Ramos Prof. Gilca Vilarinho Setembro/2005 Uniminas

2 Tema Principais Projetos sobre Informática Educacional no Brasil

3 Projeto Educom O Projeto Educom surgiu no período que o pais vivia na reserva total de mercado. Em 1983 uma comissão criada pela SEI, elaborou o Projeto EDUCOM que consistia na implantação de centros-piloto em universidades pública.

4 O Projeto Educom As primeiras entidades que participaram foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS. As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional.

5 O Projeto Educom É um projeto de pesquisa voltado para as escolas de 2º. Grau. E está interessado no desenvolvimento de novas metodologias de ensino, na promoção de uma aprendizagem mais ativa e significativa.

6 Projeto Formar Foi implementado em Criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC.

7 Projeto Formar - CAIE/MEC, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM. O projeto foi escolhido para fazer com que o professor refletisse sobre a forma de atuar em sala de aula e propiciar condições de mudanças em sua prática pedagógica, levando-o a assumir uma nova postura como educador.

8 Projeto Formar Os cursos propiciaram uma visão ampla dos aspectos envolvidos na informática educativa, no que se refere às questões pedagógicas e informáticas.

9 Projeto Proninfe Foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de Desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada.

10 Projeto Proninfe A formação de professores dos três graus, bem como na área de educação especial e em nível de pós- graduação. 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet Resultados

11 Projeto Proninfe 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. Mais de profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.

12 Projeto Proinfo Em 1997, (quase dez anos depois do PRONINFE), foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

13 Projeto Proinfo Teve maior incentivo financeiro e é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

14 Projeto Ensino On Line (EOL ) Foram enviados para as escolas em 1997, pela Secretaria de Estado e Educação (SEE). Foi realizado um processo de discussão entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para a elaboração do projeto didático-pedagógico que viabilizaria o recebimento dos computadores.

15 Projeto Ensino On Line (EOL) Em 1998 esse programa começou a ser aplicado em todas as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

16 A maior de todas as coragens é a de assumir responsabilidade. (Gustavo Barroso)

17 Bibliografia - acessado em 08/11/2005.


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna Gisele Dias Ramos Prof. Gilca Vilarinho Setembro/2005 Uniminas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google