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1 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP O Desenvolvimento de Software e a Abordagem da Semiótica Organizacional Carlos Alberto Cocozza Simoni orientando Profa.

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1 1 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP O Desenvolvimento de Software e a Abordagem da Semiótica Organizacional Carlos Alberto Cocozza Simoni orientando Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranaukas orientadora Instituto de Computação – UNICAMP BRASIL

2 2 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP 75 - 78 Ciências da Computação 78 - 91 Desenvolvimento de Sistemas Trainee  Gerente 92 - 01 Desenvolv. de Sistemas Gerente 01 - 03 MSc 03 - 07 PhD Empresa X Academia Histórico Acadêmico / Profissional

3 3 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP As Grandes Mudanças

4 4 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP ES e IHC AtributosESIHC Recursos Humanos Predomina o Cientista da Computa ç ão Profissional Interdisciplinar FocosCodifica ç ãoAvalia ç ão Tecnol ó gicoSocial e Psicol ó gico DisciplinasMatem á tica e EngenhariaCiências Sociais Paradigma de Pesquisa Pragm á tica: Pr á tica  Teoria  Pr á tica Emp í rica: Teoria  Pr á tica  Teoria

5 5 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Convergência técnico informal formal Orçamento Cronograma Restrições tecnológicas Objetivos Organizacionais Características das equipes IHC ES Construção Usabilidade “Mundo Real” do Usuário “Mundo Real” do Desenvolvedor Linguagem

6 6 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Semiótica Organizacional Propriedades físicas dos Signos O Uso dos Signos Sintático Semântico Pragmático Físico Empírico Social SI Informal Significados, Intenções Crenças, Compromissos SI Formal Normas Regras SI Técnico Sistema automatizado Organização I RO Signo (O, R, I) “contrato”

7 7 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Mestrado

8 8 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Mudança de Paradigma de Pesquisa - Contexto Subjetivista

9 9 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Alguns Enfrentamentos Não existem medidas comparativas com outras metodologias ou formas de pensar Abordagens do tipo do grupo Escandinavo, Casos de Uso, Análise e Projeto Contextual, Baseado em Cenário, Design Participativo também lidam com os contrastes existentes entre IHC e ES, e também se movem na direção de uma visão subjetivista de SI As diferentes formalizações encontradas nos métodos utilizados ainda não guardam relações plenas Semiótica e SO ainda não são familiares a possíveis interessados e necessitam de explicação sobre elas

10 10 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP A Pesquisa Qualitativa – Pesquisa Ação Planejamento A problemática Questões Proposta de Trabalho Coleta dos Dados Observação Participativa Entrevistas e Discussões Análise Documentacional Análise e Disseminação Estudo de Caso

11 11 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP As Questões de Pesquisa e SO Que problemas e expectativas as empresas têm em relação às metodologias? Abordagem Semiótica Organizacional atenderia? Seria de fácil entendimento (técnicos e usuários)? Facilitaria a interação entre usuários e técnicos? Documentação, gestão, qualidade e manutenção estariam atendidas? Seria possível integração com etapas de Projeto e Implementação?

12 12 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP MEASUR - Methods for Eliciting, Analysing and Specifying Users’ Requirements PAM – Métodos de Articulação de Problemas Conjunto de m é todos aplicados em est á gio inicial de projeto, um problema vago, complexo SAM – Método de Análise Semântica Usu á rio ou “ dono ” do problema elicitar e representar seus requisitos em um modelo formal e preciso NAM – Método de Análise de Normas Normas sociais, culturais e organizacionais que governam as ações dos agentes no domínio do negócio

13 13 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP A participação do usuário deve ser ativa durante todo o processo de desenvolvimento de software Pontos de convergência entre as linhas: Democracia Eficiência, Especialização e Qualidade Comprometimento e Aceitação Muller, M. J., Haslwanter, J. H. e Dayton, T., 1997, “Participatory Practices in the Software Lifecycle”, Handbook of Human-Computer Interaction, 2ª ed., Elsevier Science, p.255-297. Design Participativo

14 14 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Unicamp Estudos de Caso em Empresas Treinamento Documentação Apresentação... Lançando SO no mundo real: como se preparar para isto?

15 15 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Casos Estudos sobre Semiótica Organizacional Elaboração Treinamento em SO e MEASUR Treinamento Interno em SO e MEASUR Caso Interno “Call Center” Avaliação do Caso Interno “Call Center” AcademiaEmpresas Detalhamento dos Trabalhos com os Parceiros Estabelecimento de Parcerias Adaptação Treinamento em SO e MEASUR Treinamento em SO e MEASUR SERPRO Avaliação do Treinamento Projeto “ERM – Gerenciamento de Recursos de TI” Treinamento em SO e MEASUR Gradiente Avaliação do Trabalho realizado Avaliação do Treinamento Elaboração do Processo de Desenvolvimento Gradiente Adaptação Treinamento em SO e MEASUR Treinamento em SO e MEASUR SBS Projeto “PCSS – Portal Customer Self Service” Avaliação do Treinamento Avaliação do Trabalho realizado Adaptação Treinamento em SO e MEASUR

16 16 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo Piloto na Academia DESCRIÇÃO DO PROBLEMA “CALL CENTER” DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL BRAIN STORMING Doctos. Revisados PAM, SAM e NAM PROJETO DE INTERFACE PAM Fatores Críticos de Sucesso Viabilidade do Projeto Requisitos Questões a investigar Unidades de sistemas DISCUSSÃO REVISÃO SAM Modelo de Ontologia DISCUSSÃO REVISÃO NAM Conjunto de Normas

17 17 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Call Center: Modelo de Ontologia empregador atendente empregador vendedor sociedade buscar organização área de vendas área de atendimento empregar produto informação cadastral satisfação reclamação pedido atender telefone carta e-mail verificar buscar coletar avaliar manter física jurídica pessoa #nome #endereço #e-mail #telefone pessoa contato cliente prospec t #nome #profissão #e-mail #telefone a d b c e

18 18 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Call Center: Protótipo de Interface a b c d e

19 19 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Caso nas Empresas

20 20 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Caso Serpro

21 21 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Caso Gradiente Busca de Metodologia Projeto de Pesquisa Parceria Proposta de Metodologia Qualidade Gestão Aprendizado

22 22 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP MEASUR e o Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas Planejamento SolicitaçãoAnteprojetoNegociação Desenvolvimento AnáliseProjeto Implementação Manutenção D E S I G N P A R T I C I P A T I V O Artefatos PROCESSO UNIFICADO UML SAM – Método de Análise Semântica NAM – Método de Análise de Normas SEMIÓTICA ORGANIZACIONAL PAM – Métodos de Articulação de Problemas Análise de Organização e Contexto Análise de Morfologia Funcional Análise Colateral MEASUR

23 23 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Treinamento e Projeto ERM – Gestão de Recursos de TI

24 24 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP PAM – Métodos de Articulação de Problemas

25 25 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP PAM – Métodos de Articulação de Problemas

26 26 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP SAM – Modelo de Ontologia e NAM – Análise de Normas

27 27 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Elementos para Projeto Técnicas que se complementam

28 28 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Caso Siemens – SBS Análise de Stakeholders Quadro de Avaliação Framework Semiótico Framework Antropológico Análise Colateral

29 29 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Síntese dos Resultados Discussões além das questões técnicas, direcionadas para o negócio, processos Usuários e técnicos tiveram acesso à abordagem Aproximação dos analistas e usuários Proposta de Solução como elo entre Ante-projeto e Análise Análises Semântica e de Normas com informações suficientes para Projeto Atendidos aspectos de documentação, gestão, qualidade e manutenção

30 30 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Indicadores

31 31 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Contribuições Uso da SO e MEASUR em casos reais de negócio Semiótica Organizacional inserida no Ciclo de Desenvolvimento PAM para qualquer nível de complexidade Modelo de Ontologia e Normas suportando Projeto: Interface Regras de Negócio BD

32 32 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Conclusão Estudantes, técnicos e usuários tiveram bom entendimento da abordagem Análise mais ampla do SI de uma organização, nas etapas iniciais de um projeto Consistência na análise das três camadas superiores do Framework Semiótico Respeito ao processo de significação. Usuário vê refletida a semântica do seu contexto de trabalho

33 33 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Doutorado

34 34 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Problemática Ambientes computacionais tornando-se mais complexos Diversos sistemas separados que têm que cooperar e colaborar para dar suporte a processos Processos de negócio flui por fluxos de dentro e for a da organização TI é necessária para incrementar negócios Cada vez mais investimentos são feitos em TI Ainda existe gap entre os sistemas existentes e os requisitos de uma organização Cenário de permanente mudança de funcionalidades do sistema de TI e dos requisitos de negócio Inicialmente os sistemas atendem as necessidades da organização Rapidamente passam a serem restritivos e considerados como legado

35 35 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Motivação Ao analisarmos um ambiente social ou organizacional, para o desenvolvimento de software de sustentação, nos defrontamos com um ambiente composto por seres humanos, que irão se valer desta plataforma para realizar suas tarefas e atingir seus objetivos, substituindo ou estendendo suas capacidades

36 36 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Motivação Acreditamos que quanto melhor e mais profundo for o entendimento de como os seres humanos interagem, negociam e interpretam seu ambiente social ou organizacional, poderemos construir soluções computacionais mais adequadas

37 37 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP PED – Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Usuário Apresentação Formulários de Customização Código Usuário Apresentação Usuário Apresentação Macros Scripts Agentes Camadas de Extensão Distância de Uso Distância de Projeto gap gap 1 gap 2 Tailoring Tailoring: Trabalho de Anders M ∅ rch, 1995 Three Levels of End-User Tailoring: Customization, Integration, and Extention

38 38 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Estudo de Caso DGA-Unicamp Busca de Metodologia Projeto de Pesquisa Parceria Proposta de Metodologia Qualidade Gestão Aprendizado

39 39 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Questões ?

40 40 Unesp – Maio/2005IC - UNICAMP Grato Carlos Alberto Cocozza Simoni carlos.simoni@ic.unicamp.br Profa. Dra. M. Cecília C. Baranauskas cecilia@ic.unicamp.br


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