A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) Dagoberto José Marcos Núcleo de Processamento de Dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) Dagoberto José Marcos Núcleo de Processamento de Dados."— Transcrição da apresentação:

1 1 Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) Dagoberto José Marcos Núcleo de Processamento de Dados

2 2 Apresentação do CAGR O Controle Acadêmico no ensino da Graduação, atribuição regimental do Departamento de Administração Escolar - DAE, é uma das funções essenciais da Universidade e uma das suas atividades mais importantes e onerosas, demandando grande volume de trabalho e material por parte da Instituição. Administrar os cursos da graduação é uma tarefa árdua, devido às dimensões e a complexidade natural da Instituição. A relevância do sistema expressa-se também na população estudantil, pois cerca de 80% são alunos de graduação, matriculados nos diversos cursos e habilitações oferecidas pela Universidade. Neste contexto, o Núcleo de Processamento de Dados, informatizando as atividades acadêmicas e adequando as normas vigentes, concentraram esforços na modernização do Sistema de Controle Acadêmico, com o intuito de:  Agilizar e otimizar as atividades de controle acadêmico;  Disponibilizar as bases de dados por tempo integral;  Diminuir os custos envolvidos;  Fornecer informações para tomada de decisão a nível gerencial e  Melhorar a eficiência. Para isso foram criados níveis de acesso para:  Gerência Administrativa;  Gerência Acadêmica;  Coordenação do Curso;  Departamento de Ensino e  Alunos da Graduação. A manutenção do Controle Acadêmico é um processo contínuo de constantes transformações, motivado pelas mudanças de tecnologias, legislações e políticas administrativas.

3 3 Instalação do CAGR O programa de instalação do CAGR pode ser obtido para usuários com acesso ao Sistema através da Internet ou mediante o uso de Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP). 1.Captura na Internet No endereço: em Coordenação ou Departamento, procure o item SISTEMA ACADEMICO (download) e inicie o processo de instalação do CAGR. No site encontra-se o arquivo ‘sistemaAcademico_AjudaDownload.doc’ que auxilia na cópia do Sistema para seu micro, recomenda-se efetuar o download do arquivo em uma área temporária (diretório C:\Temp), que poderá ser excluído após a instalação.http://www.ufsc.br/cagr 2. Instalando ou atualizando através de FTP No endereço: em Coordenação ou Departamento, procure o item SISTEMA ACADEMICO (download) e inicie o processo de instalação do CAGR. No site encontra-se o diretório ‘FTP.zip’, salve-o no diretório C:\Sistufsc\cagrAtualiza, descompacte-o, efetue a extração e execute o programa ‘ws_ftp95.exe’, selecione todos os aplicativos do quadro do lado direito e movimente- os para o quadro do lado esquerdo.Veja instrução de ajuda no próprio site.http://www.ufsc.br/cagr

4 4 Acesso Tela de acesso ao CAGR Usuário: Identificação do usuário, definido pelo Administrador do Sistema. Senha:Senha do usuário. Nova Senha:Alteração da senha existente, para sua maior segurança modifique-a regularmente. O segredo é a sua garantia, não permita que outras pessoas tenham conhecimento de sua senha. Memorize sua senha sem anotá-la, se desconfiar que alguém a descobriu, substitua imediatamente. Não use senha como datas de nascimento, telefone ou outras de fácil identificação. Substitua periodicamente sua senha. Os direitos de acesso e de operação do CAGR são atribuídos pelo Administrador do Sistema a cada usuário, podendo possibilitar as operações de inclusão, exclusão, atualização e/ou consultas ao banco de dados.

5 5 Procedimentos Operacionais (1) Departamento de Administração Escolar (DAE) Define calendário acadêmico; Atualiza cadastros: cursos, alunos, disciplinas, turmas, currículos e históricos; Acompanha formação do cadastro de turmas; Acompanha digitação de notas e menções; Administra procedimentos de calouros (coordena recepção e registra validações de disciplinas); Efetua chamadas de calouros (cadastra e efetiva matricula); Acompanha procedimentos de matricula, re-matricula (redimensionamento) e ajustes; Acompanha procedimentos de matrícula isolada (emite certificados); Monta processo formandos, analisa, emite e registra diplomas; Divulga edital de vagas para transferência e cadastra selecionados ; Elabora censo da graduação (dados estatísticos); Analisa ocorrências da graduação.

6 6 Procedimentos Operacionais (2) Departamento de Ensino Acompanha calendário acadêmico; Atualiza informações sobre o Departamento; Autoriza formação de turmas; Aloca professor na turma (acessa quadro de horários); Publica e digita notas e menções (alunos regulares da graduação e isoladas); Acompanha e autoriza o professor a digitar a nota; Atualiza plano de ensino (notes); Redimensiona vagas; Acompanha pesquisas acadêmicas; Acompanha desempenho (semestres anteriores) das disciplinas oferecidas.

7 7 Procedimentos Operacionais (3) Coordenação do Curso Acompanha calendário acadêmico; Mantém atualizados cadastros: coordenação, turmas (vagas, horários, professores e espaço físico) e alunos (dados cadastrais, trancamentos e formandos); Acompanha atualizações nos cadastros de: curso, currículo, históricos; Recepciona calouros, valida documentação, ajusta matrícula e atualiza cadastro; Acompanha matricula, re-matricula; Analisa matrículas, pré-requisitos, FI, carga horária, PDIC e calouros infrequentes; Efetua ajustes de matrícula; Efetua trancamento; Informa formandos; Analisa vagas disponíveis para transferências; Seleciona ocupação de vagas disponíveis; Acompanha desempenho dos graduandos; Acompanha desempenho do curso; Analisa processo de colação de grau, coordena colação de grau.

8 8 Procedimentos Operacionais (4) Aluno da Graduação Acompanha calendário acadêmico; Atualiza dados cadastrais; Acompanha currículo do curso; Efetua pedido de matrícula, re-matricula e ajuste; Solicita trancamento; Confere matrícula, ocorrências e histórico escolar; Confirma formatura e cola grau. Professor Acompanha calendário acadêmico; Acessa lista de freqüência; Divulga e informa nota do graduando (lista de aproveitamento); Acompanha registro da nota do graduando.

9 9 Procedimentos do Departamento

10 10 Procedimentos da Coordenação

11 11 Procedimentos Gerais


Carregar ppt "1 Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) Dagoberto José Marcos Núcleo de Processamento de Dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google