A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria geral da administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria geral da administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria geral da administração
Aula 02 – Definindo TGA Histórico Prof. Diovani Milhorim

2 O que é T.G.A.? O que é Teoria? O que seriam as Teorias da Administração? Qual a importância do estudo da TGA? Há espaço na prática das organizações para aplicação das Teorias Administrativas?

3 Defininindo Administração
O mundo é composto, essencialmente, por Organizações que são heterogêneas. As Organizações precisam ser administradas para sobreviver às constantes mudanças do mundo. A palavra administração vem do latim ad (tendência para) e minister (subordinação). Entretanto, seu significado e conteúdo vêm sofrendo transformações, por meio das diferentes Teorias da Administração.

4 Definindo Administração
“A tarefa de administração passou a ser a de interpretar os objetivos propostos pela Organização e transformá-los em ação organizacional por meio de panejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis (...).” (p.11)

5 As Habilidades do Administrador
O sucesso do administrador depende de sua habilidade, de sua capacidade de transformar conhecimento (informação) em ação, resultando no desempenho desejado. O administrador não é analisado apenas pelo seu modo de agir ou pela sua personalidade. O sucesso do administrador depende também do seu desempenho, de suas habilidades: Técnicas, Humanas, e Conceituais. A TGA trabalha a habilidade conceitual, i.e., a capacidade do administrador de pensar, analisar, criticar e propor soluções e inovações na Organização.

6 As Habilidades do Administrador
Fig. I.1

7 Os Papéis do Administrador
Fig. I.4

8 O conhecimento administrativo: as Teorias da Administração
Conforme mencionado, o significado da Administração vem sofrendo alterações de acordo com a Teoria da Administração. Cada Teoria da Administração surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes da sua época. Mesmo assim, todas as Teorias são válidas. Teoria é um conjunto de afirmações, ou regras, feitas para registrar o que se percebe como realidade. Teorias da Administração são conhecimentos organizados, produzidos pelas experiências práticas das organizações. Não há uma Teoria da Administração que seja melhor do que a outra. Tudo depende de variáveis internas e externas à organização/administrador. A TGA se ocupa do estudo da Administração em geral.

9 Formação do Conhecimento Disseminação do Conhecimento
O conhecimento administrativo: as Teorias da Administração Formação do Conhecimento Métodos Científicos Experiência prática Disseminação do Conhecimento

10 As variáveis da T.G.A. A TGA estuda a administração das organizações sob o ponto de vista de seis variáveis interdependentes: Fig. 1.2

11 As principais teorias administrativas
Pode-se dizer que as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais. É necessário que o administrador as conheça bem para ter à sua disposição um leque de alternativas adequadas para cada situação. À medida que a administração se defronta com novas situações, as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens para continuarem aplicáveis.

12 Os Primórdios da Administração: Antecedentes Históricos da Administração

13 A história administração
A história da Administração é recente, tendo pouco mais de 100 anos. O desenvolvimento das teorias a respeito da Administração foi bem lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do séc. XX. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma de administração. Por isso, podemos dizer que esta é resultado da contribuição de: Igreja católica e Organização militar Filósofos Pioneiros e empreendedores. Revolução Industrial

14 Filósofos Administração como habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência. Teve influência decisiva na Administração. Maneira de abordar e solucionar problemas. Tendência à análise e à divisão do trabalho.

15 Princípios do Método de Descartes
Filósofos Princípios do Método de Descartes Dúvida sistemática Não aceitar como verdade, enquanto não se tiver evidências de que é verdadeiro. Análise ou decomposição Dividir o problema para análises e resoluções separadamente. Síntese ou composição Ordenar o pensamento, iniciando dos assuntos mais fáceis aos mais difíceis. Enumeração ou verificação Verificação e revisão, garantindo que nada tenha sido omitido ou deixado à parte.

16 Igreja Católica e Organização Militar
As normas administrativas e a administração pública foram passando, ao longo do tempo, dos Estados para a Igreja Católica e Organização Militar. Conceitos sobre estratégia, planejamento e logística. Princípios: Hierarquia Estruturas organizadas, com responsabilidades e tarefas próprias Unidade de comando Cada subordinado pode ter somente um superior De direção Cada subordinado deve saber o que fazer e o que se espera dele

17 Revolução Industrial Teve início na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas: 1780 à 1860: 1a. Revolução Industrial Revolução do carvão e do ferro 1860 à 1914: 2a. Revolução Industrial Revolução do aço e da eletricidade

18 Revolução Industrial Principais características da 1a. Revolução Industrial Mecanização da indústria e da agricultura anteriormente, uso da força humana ou animal Aplicação da força motriz à indústria máquina à vapor Desenvolvimento do sistema fabril fim do artesão e sua pequena oficina lugar ao operário e às fábricas Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações Navegação e locomotiva à vapor

19 Revolução Industrial Principais características da 2a. Revolução Industrial Substituição do ferro pelo aço Vapor pela eletricidade Desenvolvimento de máquinas automáticas Especialização do trabalhador Crescente domínio da indústria pela ciência Transformações nos transportes e comunicação Novas formas de organização capitalista Expansão da industralização

20 Revolução Industrial A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial graças: à ruptura das estruturas corporativas da Idade Média ao avanço tecnológico e sua aplicação à produção Com a nova tecnologia dos processos de produção, a administração e a gerência das empresas passaram a ser a preocupação maior dos proprietários. A prática foi ajudando a selecionar idéias.

21 Pioneiros e Empreendedores
Com os resultados da Revolução Industrial (aumento da produção, novas tecnologias), abriu-se o caminho para os pioneiros e empreendedores, os chamados criadores de império (empire builders). Era a época do crescimento das empresas, não somente por aumento de produção, mas devido à incorporação. Teve início a integração vertical das empresas: organizações comprando seus fornecedores e distribuidores. Estas incorporações foram criando empresas ‘pesadas’, com instalações e pessoal além do necessário.

22 Pioneiros e Empreendedores
O lucro da nova empresa dependeria da racionalização desta estrutura ‘pesada’. A aquisição de empresas familiares, criando ‘impérios’, trouxe a necessidade do gerente profissional. Na virada do século XX, grandes corporações sucumbiram. Pioneiros e empreendedores deram lugar para os organizadores, com o uso do planejamento e controle.

23 Atividade EXERCÍCIO A Nitro Química, empresa do grupo Votorantin, utiliza a Internet e um Website de e-commerce para conectar-se a seus cliente e fornecedores e para captar dados e compartilhar informações sobre pedidos e compras. Considere que esses dados são imediatamente processados e os bancos de dados sobre estoque e outras informações são atualizados. Também são oferecidos serviços de videoconferência e correio eletrônico. Os dados gerados por uma fábrica são capturados por sensores e processados por um computador que também sugere respostas a um problema complexo levantado por um engenheiro. Os gerentes usuários finais recebem relatórios em uma base periódica, excepcional e por demanda, e utilizam computadores para avaliarem interativamente os possíveis resultados de alternativas de decisões. Finalmente, a alta administração pode acessar resumos em texto e demonstrativos gráficos que identificam elementos-chave do desempenho organizacional e os comparam ao desempenho do setor e da concorrência.

24 Atividade EXERCÍCIO (continuação)
Considere, também, que a Nitro decidiu formar alianças empresariais e, utilizando Intranets, Extranets e a Internet para montar uma rede global de telecomunicações com outras companhias químicas de todo o mundo, oferecer a seus clientes produtos e serviços em escala mundial. Assim, ela está prestes a realizar mudanças fundamentais em seus sistemas computadorizados para aumentar a eficiência de suas operações empresariais e a habilidade de seus gerentes para reagir depressa a mudanças nas condições dos negócios Faça um esboço e identifique: Como os sistemas de informação apoiam: (identifique os softwares que apoiam cada item) As operações da empresa; A tomada de decisão gerencial; A vantagem estratégica; A conexão da empresa em redes; A globalização; A reengenharia de processos empresariais. Existem muitos tipos diferentes de sistemas de informação na Nitro. Identifique todos aqueles que você puder no contexto acima apresentado e os defina em cada parte da pirâmide decisória . Explique as razões para a sua escolha.


Carregar ppt "Teoria geral da administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google