A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Significado da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Significado da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Significado da Administração
CAPÍTULO 1 Significado da Administração

2 Informações e Conhecimento
A Administração e o Papel do Administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle MAXIMIANO /TGA -Fig. 1.1 – Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos .

3 PLANEJAMENTO CONTROLE ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO
Definição de Objetivos e Recursos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura DIREÇÃO Realização dos Planos MAXIMIANO/TGA - FIGURA 1.2 – Principais decisões do processo de administrar.

4 MAXIMIANO/TGA – Fig. 1.3 – Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexos torna-se o processo de administrar.

5 RECEITA FEDERAL PREFEITURA DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO ESCOLA CLUBE
ESTADO SINDICATO SECRETARIA DA SEGURANÇA COMPANHIA TELEFÔNICA COMPANHIA DE ELETRICIDADE SANEAMENTO BÁSICO MAXIMIANO/TGA - Fig. 1.4 – Na sociedade moderna , todos estão cercados de organizações.

6 Relatos da Experiência Prática Métodos Científicos de
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Relatos da Experiência Prática Métodos Científicos de Observação e Análise PRÁTICA Experiência Prática de Administradores e Organizações TEORIA Conhecimentos Descritivos Conhecimentos Prescritivos DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação Formal e Informal Contatos Pessoais Livros Artigos Treinamento MAXIMIANO/TGA - Fig Processo de formação e disseminação das teorias da administração.

7 MAXIMIANO/TGA - Fig. 1.7 - Desenho de um experimento.
MOMENTO 1 MOMENTO 2 MOMENTO 3 GRUPO EXPERIMENTAL GRUPO DE CONTROLE Modifica-se uma variável, como o método de trabalho Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade Nenhuma alteração é introduzida Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade MAXIMIANO/TGA - Fig Desenho de um experimento.

8 Investimentos em propaganda
Vendas $ Y Variável dependente X Variável independente Investimentos em propaganda $ MAXIMIANO/TGA Fig. 1.8 – Exemplo de um estudo de correlação ou estudo casual.

9 Nível em que o Superior aceita Sugestões do Subordinado
Satisfação experimentada pelo funcionário Alta Média Baixa Elevado Moderado Baixo * 30 = Número de empregados que manifestam satisfação elevada e, ao mesmo tempo, consideram elevado o nível em que o superior aceita suas sugestões. O mesmo raciocínio aplica-se às outras células. 30* 20 10 60 5 15 25 50 30 100 MAXIMIANO/TGA - Fig Informações produzidas por um estudo correlacional.

10 Paradigmas do Terceiro Milênio Paradigmas Tradicionais
Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior. Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo. Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial. MAXIMIANO/TGA - Fig – Mudanças de paradigmas na passagem para o terceiro milênio.


Carregar ppt "Significado da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google