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1 Teoria da Administração Profª Nicolle Oliveira

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Apresentação em tema: "1 Teoria da Administração Profª Nicolle Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 1 Teoria da Administração Profª Nicolle Oliveira

2 2 Teoria da Administração Bibliografia Básica CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração.6.ed.São Paulo: Campus, FERNANDES, A. Administração inteligente: novos caminhos para as organizações do século XXI. São Paulo: Futura, MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração.5.ed.São Paulo: Atlas, TAYLOR, F.W. Princípios de administração científica. 8.ed.São Paulo.Atlas,1990. Bibliografia Complementar WALTON, M. O método demming de administração. Rio de Janeiro: Marques,1989. KOONTZ, H; ODONNELL,C. Princípios de administração. São Paulo: Pioneira,1978. ROCHA,L.O.L. Organização e métodos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas,1985.

3 3 Teoria da Administração A. Significado da Administração

4 4 Teoria da Administração MAPA CONCEITUAL Administração Setores Paradigmas Mudanças no Século XXI Eficiência e Eficácia O papel dos Gerentes Habilidades Gerenciais Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Funções da Administração (POLC) Planejamento Liderança Organização Controle Estratégico Administrativo Operacional Estrutura Áreas Funcionais Estruturas Organizacionais

5 5 Teoria da Administração É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais, de maneira eficiente e eficaz. BATEMAN & SNELL, 1998 – P. 27 Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. STONER, James, 1995 – P. 5 Administração

6 6 Teoria da Administração Administração O termo se refere ao processo de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e eficazmente com e através de outras pessoas. O processo representa as funções ou atividades primárias realizadas por administradores. Estas funções são tipicamente denominadas planejamento, organização, liderança e controle. ROBBINS & COULTER, 1998 – P. 3

7 7 Teoria da Administração ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A. RECURSOS Pessoas Informação e Conhecimento Espaço Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados Esperados Do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Execução e Direção Controle

8 8 Teoria da Administração A Administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Neste sentido, como ciência, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada á técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados. Se a técnica atua sem o conhecimento do que esta acontecendo, ela passa a ser um ensaio meramente empírico e não cientifico. ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA OU TÉCNICA? A palavra administração vem do latim AD (direção para, tendência para).

9 9 Teoria da Administração A Administração é necessária porque: Organizações precisam ser gerenciadas Organizações têm objetivos a atingir: –Oferecer serviços a sociedade Consegue harmonizar objetivos conflitantes Permite que as organizações alcancem eficiência e eficácia

10 10 Teoria da Administração Pessoas Informação Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS Organização

11 11 Teoria da Administração Primeiro Setor Poder público - federal, estadual, municipal - executivo, legislativo, judiciário

12 12 Teoria da Administração Segundo Setor Empreendedor Econômico privado Indústria, comércio.

13 13 Teoria da Administração Terceiro Setor Rede de organizações privadas autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas ou diretores, atendendo propósitos públicos, embora localizada à margem do aparelho formal do Estado. Sociedade civil = ONG, OSCIP, Associações.

14 14 Teoria da Administração PRÁTICA Experiência prática de administradores e organizações FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Relatos da experiência prática Métodos científicos de observação e análises TEORIA Enfoques, modelos técnicas, etc. DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação formal e informal Contatos pessoais Livros Artigos Treinamento Formação do conhecimento administrativo

15 15 Teoria da Administração Paradigmas Modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.

16 16 Teoria da Administração PARADIGMAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO. Premissas ou hipóteses – explicações que ajudam a entender as organizações; Modelos de administração e organização – compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar; Contexto – conjuntura social, econômica, tecnológica, competitiva, dentro da qual as organizações são administradas.

17 17 Teoria da Administração PARADIGMAS TRADICIONAIS PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.Futuro: Reconhecimento de imagens. Trabalhadores em serviço e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.

18 18 Teoria da Administração PARADIGMAS TRADICIONAIS PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO Emprego e carreia estáveis. Grandes estruturas organizacionais. Ênfase na eficiência. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal,empreendedorismo. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial

19 19 Teoria da Administração Transição da Relação Empregado X Empresa Relação emprego mais estável Abundância de oportunidades para média gerência Emprego por toda a vida Promoção a cada dois anos Plano de carreira oferecido e controlado pelas empresas Algumas trocas de emprego Organização mais enxuta Empregável por toda a vida Movimentação lateral Auto gerenciamento de carreira

20 20 Teoria da Administração Mudanças no contrato de trabalho 1.Estabilidade/previsibilidade 2.Permanência 3.Aumento do nº de funcionários 4.Padrões rígidos de trabalho 5.Relação vitalícia 6.Valorização da lealdade 7.Paternalismo 8.Compromisso com a empresa 9.Empresa define benefícios 10.Segurança de emprego 11.Crescimento linear da carreira 12.Onetime learning 1.Mudanças/incertezas 2.Temporariedade 3.Diminuição do nº de funcionários, maior produtividade 4.Padrões flexíveis de trabalho 5.Aposentadoria gradual 6.Valorização da performance e perfil 7.Autoconfiança / responsabilidade 8.Compromisso consigo também 9.Empresa define contribuições 10.Desenvolvimento e realização 11.Carreiras múltiplas 12.Aprendizado permanente

21 21 Teoria da Administração Eficiência e Eficácia Eficácia –Atingir os objetivos –Fazer as coisas certas –Relação entre resultados alcançados e objetivos planejados Eficiência –Usar os recursos da melhor maneira possível; minimizar perdas –Fazer certo as coisas –Relação entre resultados alcançados e recursos empregados

22 22 Teoria da Administração Bons Administradores são eficazes e eficientes!

23 23 Teoria da Administração B.1 O Papel dos gerentes

24 24 Teoria da Administração ADMINISTRADOR Responsabilidade pelo trabalho dos outros Motivar Assegurar a colaboração Comandar Isto requer, principalmente, habilitações Humanas Responsabilidade pelos resultados Estabelecer Objetivos Prever Organizar Controlar ou avaliar Isto requer, principal - mente, habilitações conceituais (e secundaria - mente habilitações técnicas)

25 25 Teoria da Administração Incutir Senso de Propósito Moral Trabalhar com a Organização Informal Facilitar a Comunicação Tomar Decisões Entender a Aceitação da Autoridade FUNÇÕES DO EXECUTIVO Barnard e as Funções do Executivo

26 26 Teoria da Administração Barnard e as Funções do Executivo A sobrevivência de uma organização depende mais do equilíbrio com o ambiente externo do que dos sistemas internos. O executivo deve privilegiar a comunicação para obter cooperação da organização informal. A organização informal, se reconhecida, oferece contribuição para a sobrevivência da organização formal. A cooperação mútua pode ser avaliada em termos de sua eficácia e eficiência. A capacidade de realizar objetivos explícitos resulta na eficácia do sistema corporativo. A eficiência é a capacidade de atender aos objetivos das pessoas. A disposição para cooperar está no equilíbrio entre esforço do empregado e os benefícios materiais e não materiais (e persuasão) que o empregado recebe da organização (doutrinação). O executivo deve incutir um senso de propósito moral aos seus empregados. (valores, amálgama para a organização) A tomada de decisão é uma arte e tem grande importância para o executivo. Os gerentes dependem dos subordinados para implementar suas decisões e devem rever o tradicional conceito de autoridade

27 27 Teoria da Administração Decisão Concepção Prospecção Problema Julgamento e Avaliação de Alternativas Criação de Alternativas Análise de um problema ou situação que exige solução Processos de tomada de decisão (Herbert Simon)

28 28 Teoria da Administração Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador Figura de Proa (símbolo) Líder ( cap. De influir ) Ligação ( vínculo entre equipes ) Monitor Disseminador (de fora para dentro) Porta-Voz (de dentro para a organização) Papéis Interpessoais Mintzberg e os papéis gerenciais Papéis de Decisão Papéis de Informação

29 29 Teoria da Administração EXIGÊNCIAS (obrigações) DECISÕES (oportunidades, escolhas) RESTRIÇÕES (limitações) Rosemary Stewart e as dimensões dos papéis dos gerentes

30 30 Teoria da Administração PrioridadesGerente de Sucesso (visa obj. pessoais) Gerente Eficaz (visa obj. da organização) 1NetworkingComunicação 2 Recursos Humanos 3Administração 5Recursos Humanos Networking Fred Luthans e o desempenho dos gerentes

31 31 Teoria da Administração Princípios de Administração de Alta Performance PRODUÇÃO TRABALHO DE EQUIPE DESEMPENHO INDIVIDUAL Todos produzem (de alguma forma) Produzir é a palavra que define resultados Produção sempre é trabalho de equipe Produção do gerente é feita dos resultados de sua equipe Atividade do gerente deve ser dividida com a equipe eficientemente Desempenho depende de motivação e competência Treinar e motivar equipe são responsabilidade fundamentais dos gerentes Andrew Grove :


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