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Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo – 2007-1.

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1 Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –

2 Estratégia e Informação Tópicos: Informação e concorrência Estratégia Bibliografia: PRUSAK, L. McGEE, J. Gerenciamento estratégico da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

3 O surgimento de uma nova economia baseada em Informação ou no Conhecimento já passou a ser um clichê entretanto, poucas organizações demonstram ter integrado esse conhecimento a suas estratégias Economia...

4 Olhando de outra forma... A informação cada vez mais constituirá a base da competição em serviços e na indústria manufatureira

5 Adoção de uma nova postura Os executivos precisam definir claramente qual é o papel que a Informação vai desempenhar no projeto de execução da estratégia competitiva

6 Informação em foco... A Informação aparece como tópico de discussão em todas as questões relacionadas à organização e estratégia.

7 Informação e Concorrência: Uma estrutura para Análise Estratégia: embora a aquisição e o uso de capital ainda sejam fatores na estratégia competitiva, não mais constituem a base para uma vantagem competitiva real. Nenhuma empresa é grande o suficiente para não ser adquirida! Nem dominante a ponto de não estar sujeita à alteração dos padrões da concorrência!

8 A mundança da base em que se apóia a vantagem competitiva é um subproduto natural da mudança de uma economia industrial, em que o crescimento efetivo do capital era a chave para o sucesso, para a economia da informação

9 No entanto… poucos executivos mudaram sua maneira de pensar, para voltarem sua atenção diretamente para a informação que precisam dominar (de modo a competir adequadamente no século XXI).

10 O novo panorama se fixa… As organizações são forçadas a enfrentar um número maior de concorrentes com estratégias muito mais diversificadas do que anteriormente adotadas para mercados simplesmente domésticos

11 Entender é essencial Uma compreensão mais aprofundada da informação e dos potenciais representados pelas tecnologias em desenvolvimento, ampliam os graus de liberdade possíveis para que as organizações sejam capazes de florescer e prosperar nesse tipo de ambiente

12 E qual é a estratégia então?

13 A estratégia competitiva de uma empresa define: Suas atividades comerciais; a forma de operar essas atividades; a forma de diferenciar seus produtos e serviços daqueles oferecidos pelos concorrentes.

14 Uma estratégia abrangente deverá: considerar dois conjuntos de questões e sua integração 1- os clientes da empresa e os segmentos de mercado aos quais a organização almeja servir. 2- considerar as habilidades e recursos que a organização necessitará para fornecer produtos e serviços a esse mercado Ambos os conjuntos dependem da Informação!

15 A conversão complexa... A tradução das escolhas em relação a clientes e mercados em componentes internos da estratégia deve levar em consideração no mínimo algumas questões: 1.A definição e o projeto de produtos e serviços a serem oferecidos 2.O estabelecimento para a organização de objetivos de desempenho (financeiros ou não) 3.A definição de processos organizacionais e operacionais que possam atender aos objetivos de desempenho, diferenciando os produtos da empresa dos produtos e serviços de seus concorrentes 4.O desenvolvimento de recursos de tal forma que maiores probabilidades sejam criadas para que os objetivos de desempenho sejam alcançados 5.O monitoramento do desempenho organizacional e redirecionamento de recursos, conforme necessário.

16 Modernas linhas de pensamento... sobre a forma de se ter as respostas para as questões vem girando em torno da noção de competências diferenciadas da organização ex.: a capacidade da Sony de miniaturizar produtos eletrônicos (essa capacidade particular é composta de uma variedade de especializações e conhecimento)

17 A questão da diferenciação... é fundamental para uma compreensão de estratégia competitiva. Uma estratégia efetiva deve definir as formas pelas quais os produtos e serviços de uma empresa serão superiores aos de seus concorrentes (atuais e potenciais) aos olhos dos clientes. Se a estratégia utilizada pela empresa não puder convencer seus clientes, essa não será estratégia...

18 Informação, um recurso... Embora a informação seja um ativo que precisa ser administrado como todos os outros, ela representa uma classe particular. as diferenças se dão pelo próprio potencial da informação, bem como do desafio de administrá-la. Seu valor é determinado exclusivamente pelo usuário; a fortuna de uns pode ser a desgraça de outros.

19 Então... as pessoas não recebem informação. Criam informação a partir de suas próprias leituras... No mundo onde vivemos somos, a todo instante, inundados de informações de todos os tipos, mas, O que fazer com tudo isso? Como organizarmos tudo para serem útil a algo?

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