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Marketing de Varejo Trabalho MBA marketing 4

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Apresentação em tema: "Marketing de Varejo Trabalho MBA marketing 4"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing de Varejo Trabalho MBA marketing 4
Samya Anjos Pollianna Prado Brasília,

2 OBJETIVO DO TRABALHO Análise comparativa das lojas de varejo Jogê e Any Any. Ambas comercializam lingeries femininas e similares, situadas no Pátio Brasil Shopping, Brasília.

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4 LOCALIZAÇÃO O tamanho da loja não é muito grande, mas é compatível com o fluxo de clientes, já que a loja só vende roupa íntima para mulheres. A loja fica bem localizada, no térreo, de frente a escada rolante que vem da garagem. As lojas vizinhas não são concorrentes, mas agregam valor ao local.

5 POSICIONAMENTO A Jogê aposta em mulheres de classe alta, formadoras de opinião e antenadas, usando uma sensualidade elegante. Esse é um padrão seguido em todas as lojas distribuídas pelo Brasil. Apesar de muito conhecida no boca-a-boca, não é costume ver propagandas da marca. Usualmente tem merchan em novelas da globo.

6 ATENDIMENTO Após entrar na loja, a vendedora nos abordou oferecendo ajuda. Apesar de estar uniformizada, aparentava um certo descuido. Ao responder que estávamos olhando presente de uma determinada faixa de preço, ela não nos mostrou muita variedade, e apesar de ser simpática, não demonstrou tanto interesse em ajudar. Na hora de pagar a peça que foi escolhida, o valor não era suficiente para parcelar, mas a vendedora, para fechar a venda, disse que poderia abrir uma exceção.

7 COMUNICAÇÃO A vitrine é vazada para o interior da loja e apresenta alguns manequins com peças variadas, sinalizando o que está em promoção. Isso torna a visão da loja confusa. Diferente da loja do Brasília Shopping, que tem um painel na vitrine com a imagem de uma modelo de lingerie, que chama mais atenção. Por se tratar de roupa íntima, a Embalagem é discreta, e segue a linha visual da marca. A sacola é toda branca, e tem somente a marca centralizada, em cores suaves.

8 O site da loja apresenta uma pré-home de destaque para a atual época de liquidação. O layout é bem delicado, com cores suaves, músicas em um ritmo mais sensual, leve e em francês. É possível encontrar informações institucionais da marca, a coleção atual (separadas por tipo), uma tabela de medidas para as peças íntimas, endereços das lojas e contatos. Além disso, há um espaço para Chá de Lingerie, onde a noiva pode cadastrar suas amigas para seu chá.

9 AMBIENTE O ambiente é bem iluminado, com luz branca na loja e nos provadores. Para criar um clima elegante e confortável, um lustre de luz quente está no meio da loja. O som ambiente era baixo e a melodia suave, para transmitir um ritmo tranquilo as compras e para a pessoa se sentir confortável em olhar tudo sem pressa. A loja vende fragrâncias de ambiente, mas não há aroma especifico na loja.

10 A decoração é delicada e com cores claras, inclusive no provador, que possui banquinho para maior comodidade. Os produtos estão ao alcance do cliente, divididos em pijamas e lingeries. Os produtos em promoção ficam destacados em mesas centrais, com a faixa de preço para chamar atenção.

11 PREÇO O preço alto se baseia nas peças bem delicadas, com detalhes ricos e no valor agregado da marca. Em relação a concorrência, o valor das peças são parecidos, no entanto os valores em promoção, estavam com mais desconto, a preço de lojas de departamento. Parcelamento para compras acima de R$100,00, mas demonstraram interesse em manter o cliente e ofereceram parcelar o nosso valor, que era menor. A loja aceita todos os tipos de cartões de crédito.

12 PRODUTOS A loja disponibiliza lingeries da marca Valisére e lingeries com etiquetas da própria Jogê (não dá para saber se é fabricação própria). Oferecem itens como calcinhas, sutiãs, pijamas, camisolas, pantufas e aromas, de linha básica ou mais sensual . O site apresenta uma linha masculina que não está disponível na loja visitada no Pátio Brasil. Também não ofereciam os produtos eróticos, disponíveis em algumas lojas da marca.

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14 LOCALIZAÇÃO A loja fica perto de uma das entradas do shopping, ao lado de uma escada rolante e na saída dos elevadores. As lojas vizinhas não são concorrentes, mas também não agregam status ao local. O fluxo de cliente também não é alto, por se tratar de produtos bem específicos para o público feminino.

15 POSICIONAMENTO O posicionamento da marca não fica tão claro, já que vai do muito sensual e jovem ao muito aconchegante. Também tem um apelo popular, mas com valores muito altos. As lojas oferecem um padrão visual e de produtos por todo o Brasil, mas não se vê algum trade ou merchan no dia a dia.

16 ATENDIMENTO A vendedora foi bem simpática assim que entramos na loja, e fez questão de mostrar vários produtos, subindo no estoque e abrindo embalagens com modelos que não estavam expostos. Ela estava com mais peças de uniforme do que a vendedora da Jogê, o que deu uma aparência melhor.

17 COMUNICAÇÃO A vitrine dá mais destaque aos manequins, pois há um painel que não dá muita visibilidade para o interior da loja. A promoção é divulgada, mas discretamente, com pequenas etiquetas nas peças expostas. A embalagem é delicada e segue a linha visual da marca,. Por ser listrada chama mais atenção do que a da concorrente.

18 O site é simples e a home apresenta imagens de alguns produtos em destaque, separadas em categorias, clássico, Jovem, Teen, Fashion, Noivas, Mães e Acessórios. Também fala sobre a marca, apresenta a Coleção atual, além de espaço para Chá de Lingerie, os endereços das lojas e o contato. Um diferencial é o espaço no site para falar sobre bazar.

19 AMBIENTE Apesar da maior parte da iluminação na loja ser fria, o ambiente é escuro e mais fechado. O lustre de cor quente no meio da loja é menos imponente do que o da concorrente. A loja tem um cheiro agradável e suave que já se tornou identidade da marca. Ele fica disponível para venda também. O som ambiente é baixo e sutil, quase imperceptível.

20 As cores da loja são o branco e o azul (mesclando um tom mais fechado com um mais claro).
O ambiente é agradável e possui provadores confortáveis, que também utilizam banquinhos. As peças ficam dispostas por categorias (noivas, mães, etc.) e também por tipo (calcinha, sutiã, etc.), o que deixa a procura um pouco confusa.

21 PREÇO O preço também se baseia na qualidade e detalhes das peças, mas muitas vezes parece ter agregado um valor mais alto do que a marca possui. Segue a mesma média do concorrente e também oferece as mesmas formas de pagamento, podendo parcelar a compra. No entanto, as peças em promoção estavam com um desconto bem menor em relação a Jogê.

22 MIX DE PRODUTOS A loja trabalha somente com marca própria. Tem roupas íntimas femininas, pijamas, pantufas, aromas, uma linha corporal com cremes e loção. Além de apresentar uma breve coleção masculina, com pijamas e cuecas. A marca mescla peças com mais sensualidade que no concorrente (espartilhos, por exemplo), peças mais acolhedoras e produtos mais populares, mas todos com valores altos.

23 TABELA DE PESOS 16 116,5 115,27 Itens Peso Nota -Jogê Total - Jogê
Nota - Any Any Total - Any Any Localização 1 Tamanho da loja 0,33 10 3,3 8 2,64 Vizinhos 7 2,31 Fluxo de clientes Posicionamento 3 publico alvo 6 1,98 padronização trade markt / merchan Atendimento abordagem 9 2,97 postura do vendedor uniforme Comunicação 2 site 0,66 4,62 6,6 embalagem 5,28 vitrine 5,94 4 Ambiente Iluminação 1,3 10,4 13 Som ambiente 7,8 Aroma Preço Psicológico 0,6 4,2 4,8 Em relação a concorrência Parcelamento Produtos Marca mix TOTAL 16 116,5 115,27

24 GRÁFICO DE PESOS

25 CONCLUSÃO Concluímos que as duas lojas, apesar de vender produtos similares, focam em abordagens diferentes ao público. Mas quando fazemos os pesos, vemos que elas quase se equiparam, tendo em vista seus pontos fortes e fracos.


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