A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL"— Transcrição da apresentação:

1 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

2 BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL NO BRASIL
As políticas públicas de saúde no Brasil mantiveram, historicamente, uma relação direta com a política econômica e apresentaram, como característica fundamental, a divisão das ações: de um lado as ações de saúde pública e, de outro, a assistência médica. Para a compreensão de cada fato apresentado é necessário conhecer o momento histórico em que se deu, bem como as circunstâncias e a conjuntura que levaram à sua ocorrência. No campo da saúde bucal, tendo essas políticas como plano de fundo, há, na literatura recente, alguns trabalhos que constroem, com propriedade, crítica e detalhamento, os diversos momentos em que se fez a história da Saúde Bucal no Brasil.

3 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Profissional que atua em Consultórios e Clínicas Odontológicas, executando tarefas de apoio ao dentista antes, durante e depois do atendimento odontológico. Este profissional deve estar tecnicamente capacitado para orientar os pacientes sobre higiene bucal, marcar consultas, preparar o paciente para o atendimento, dentre outras funções que serão delegadas e supervisionadas pelo dentista.

4 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
O Auxiliar de Saúde Bucal são ocupações da área de saúde, cuja formação está reconhecida nacionalmente (CFO no 185/93, CFO no 209/97) e recentemente com a Lei /2008 , sancionada pelo presidente da republica, colocou-se no rol das profissões regulamentadas por lei. O ASB compõem a equipe de saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, atuando nas unidades e serviços de saúde públicos e privados, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família.

5 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Uma Equipe em Saúde Bucal é composta pelo Cirurgião-dentista, Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Em uma clínica ou consultório também fazem parte da equipe as recepcionistas, secretária de dentista, Técnicos em Prótese Dental e seus auxiliares, além da gerência da clínica, em muitos casos. O foco deste post é a ASB, suas funções e treinamento. Auxiliar em Saúde Bucal, ou ASB, é a mesma profissional que muitos ainda chamam de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). O termo foi mudado na Lei , de 24 de dezembro de 2008 que, entre outras coisas, determinou a obrigação de registro no CRO e o pagamento de anuidade em um décimo do valor pago pelo cirurgião-dentista. Esta lei também determina quais as atribuições da ASB, bem como as da Técnica em Saúde Bucal. A ASB faz parte da equipe de saúde bucal, que também é composta pela Técnica em Saúde Bucal e pelo cirurgião-dentista, por quem é supervisionada diretamente.

6 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
É o profissional qualificado e muito requisitado para auxiliar equipes de atendimentos odontológicos.

7 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Além de possuir conhecimentos técnicos, está preparada para o atendimento ao público em geral.

8 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Trabalha sobre a orientação direta de um cirurgião dentista ou de um técnico de saúde bucal.

9 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
O objetivo principal desse curso é preparar os futuros ASBs para o trabalho cotidiano de um consultório, clínico odontológico ou ambiente hospitalar.

10 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Compete ao ASB sob, supervisão do cirurgião dentista ou TSD as seguintes funções:

11 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Orientar os pacientes sobre higiene bucal

12 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Marcar consultas, preencher e anotar fichas clínicas, manter em ordens arquivos e fichários;

13 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Controlar o movimento financeiro quando tiver;

14 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Revelar e montar radiografias intra-orais;

15 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Preparar o paciente para o atendimento, auxiliar no atendimento ao paciente;

16 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Instrumentar o cirurgião dentista e o THD junto a cadeira odontológica

17 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Promover o isolamento do campo operatório, manipular materiais do uso odontológico;

18 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Selecionar moldeiras, confeccionar modelos em gesso;

19 AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Cuidados na esterilização dos materiais.

20 Conhecimentos necessários
Para fazer todo esse trabalho ela necessita de alguns conhecimentos específicos, deve saber como atender o telefone e na recepção, deve conhecer noções de anatomia como faces dos dentes e tecidos moles da boca, além de fisiologia e patologia, pelo menos das doenças que mais acometem a boca. Também deve conhecer o instrumental, tipos de instrumentos, seus nomes e quando utilizá-los, saber como proceder para limpá-los e esterilizá-los. Conhecer informática também é imprescindível para conseguir operar os Softwares ou Programas Odontológicos, bem como toda Gestão do consultório.

21 conclusão Podemos concluir que se trata de uma mercado de trabalho em ascensão principalmente no setor público, onde os esquemas de atendimento tem privilegiados atividades preventivas de técnicas simples, entre outras, e que podem ser executadas por auxiliares odontológicos. A obrigariedade de habilitação e registro no Conselho Profissional tem elevado os padrões da categoria, permitindo que para o mercado de trabalho seja pessoal e qualificado, garantindo a proteção dos interesses do público e com isso o patamar salarial destas categorias podem alcançar níveis mais elevados.


Carregar ppt "AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google