A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Prof. Glauco F. Mohr

2 Computador - Definição
É uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações. O computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer.

3 Sistema computacional
Dividido basicamente em três partes: Peopleware, Hardware e Software

4 O Computador é dividido basicamente em duas partes:
Hardware e software O Computador é dividido basicamente em duas partes: Hardware e software

5 Hardware O Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.

6 Software O Software é a parte lógica do computador cuja função é fornecer instruções para o hardware, ou seja, os programas que fazem a máquina funcionar.

7 Software

8 Modelos Os computadores são dividos basicamente em dois modelos:.
Desktops E Laptops

9 Desktops Também chamados de Personal computers, são os computadores de mesa, composto basicamente pelo gabinete, monitor, mouse e teclado.

10 Laptops Também chamado de notebook, são os computadores portáteis. Existe também o netbook, que possui tamanho menor que o notebook e suas funções são reduzidas. Sua principal qualidade é a facilidade no transporte.

11 Funcionamento do computador
Principais componente dos computadores: Placa-mãe; Processador; Memória RAM; Disco rígido.

12 Placa mãe Também conhecida como motherboard, é essencial para o computador, pois é nela que são conectados todos os dispositivos necessários para o funcionamento da máquina. É uma grande placa de circuitos onde são encaixados outros componentes. A placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores (teclado, mouse), as portas usb, e muito mais.

13 Placa mãe Também conhecida como motherboard, é essencial para o computador, pois é nela que são conectados todos os dispositivos necessários para o funcionamento da máquina. É uma grande placa de circuitos onde são encaixados outros componentes. A placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores (teclado, mouse), as portas usb, e muito mais.

14 Processador O processador, ou no inglês CPU (Central Única de Processamento), é o chip mais importante do computador, cabendo a ele todas as informações que passam pelo computador. Devido a sua importância, consideramos o processador como o “cérebro do computador”. Ele é o responsável por reconhecer quando alguma tecla é pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais.

15 Processador O processador, ou no inglês CPU (Central Única de Processamento), é o chip mais importante do computador, cabendo a ele todas as informações que passam pelo computador. Devido a sua importância, consideramos o processador como o “cérebro do computador”. Ele é o responsável por reconhecer quando alguma tecla é pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais.

16 Memória RAM RAM = RANDOM ACESS MEMORY É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas. Todas e qualquer informação que estiver sendo processada, todo e qualquer programa que esteja sendo executado, está na memória RAM. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”. Não retém os dados aos desligarmos o computador.

17 Memória RAM RAM = RANDOM ACESS MEMORY É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas. Todas e qualquer informação que estiver sendo processada, todo e qualquer programa que esteja sendo executado, está na memória RAM. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”. Não retém os dados aos desligarmos o computador.

18 Disco Rígido Também conhecido como HD (Hard Disk), é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de Principais fabricantes de discos rígidos no mundo: Seagate e Western Digital.

19 Disco Rígido Também conhecido como HD (Hard Disk), é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de Principais fabricantes de discos rígidos no mundo: Seagate e Western Digital.

20 Componentes básicos de um computador
Dispositivos de entrada; Processamento; Dispositivos de saída; Armazenamento.

21 Dispositivos de entrada: o que entra
São os dados colocados no computador para serem processados. Recebem uma ação e enviam para o computador. Exemplo: Quando uma tecla do teclado é pressionada, é enviado um sinal para o computador realizar a tarefa.

22 Dispositivos de entrada: o que entra
São os dados colocados no computador para serem processados. Recebem uma ação e enviam para o computador. Exemplo: Quando uma tecla do teclado é pressionada, é enviado um sinal para o computador realizar a tarefa.

23 CPU: Processamento CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.

24 Dispositivos de saída: o que sai
São aqueles que “mostram” o que o computador está fazendo. É o resultado produzido pela CPU. Exemplo: Quando uma música é executada no computador e o som é emitido pelas caixas de som, quando uma foto é impressa pela impressora.

25 Dispositivos de saída: o que sai
São aqueles que “mostram” o que o computador está fazendo. É o resultado produzido pela CPU. Exemplo: Quando uma música é executada no computador e o som é emitido pelas caixas de som, quando uma foto é impressa pela impressora.

26 Dispositivos de entrada e saída
Executam as funções de entrada e saída. Exemplo: Impressora multifuncional.

27 Dispositivos de entrada e saída
Executam as funções de entrada e saída de Exemplo: Impressora multifuncional.

28 Armazenamento Local onde ficam armazenadas as informações e arquivos.
Disco rígido; CD DVD Pen drive

29 Vídeo: Como funciona o computador

30 Vídeo: Como funciona o computador


Carregar ppt "Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google