A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos

2 Perspectivas pedagógicas Ensinar o esporte Objetivos Abordagem metodológica Ensinar pelo esporte Esporte como meio para desenvolvimento de Atitudes Conceitos Competências

3 Processo de ensino-aprendizagem pautado no jogo A aprendizagem tática para “ler” o jogo. A “leitura” do jogo para compreensão e orientação. O “escrever” o jogo (de saber fazer). Capacidade de falar (linguagem como mediação)

4 Conceitos básicos Técnica Oriunda da atividade humana Maneira de fazer eficiente Compõe o acervo da cultura corporal Analisada cientificamente Tática Solução de problema Marcada pela variabilidade Dimensão coletiva Visualização - Tomada de decisão - Execução

5 Modelos de ensino Aprender por meio do JOGO Vantagens Transferência Motivação Familiaridade Desvantagens Prática Assistemática Complexidade do jogo Diferenças de habilidade Aprender por meio da TÉCNICA Vantagens Repetição Correção Automatização Desvantagens Transferência (?) Motivação (?) Familiaridade (?)

6 Parâmetros comuns dos jogos esportivos ATAQUE Manter a posse da bola Progredir com a bola Finalizar a jogada DEFESA Recuperar a bola Impedir a progressão Impedir a finalização

7 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Proposta metodológica visa: –aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático sistematizado. –aprendizagem motora, experiências variadas, centradas no desenvolvimento das capacidades. –Treinamento tático-técnico.

8 Proposta metodológica Aprendizagem incidental Biografia ou repertório de movimento do aprendiz (jogar para aprender) Aprendizagem intencional Exercício direcionado para um movimento específico (aprender para jogar)

9 Métodos do ensino dos esportes no PST

10 A Aprendizagem tática B Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico

11 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem tática, construção do conhecimento tático sistematizado com os conteúdos: –a) capacidades táticas básicas; –b) jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; –c) estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).

12 ParâmetroRelaciona-se no jogo comNome do Jogo Acertar o alvoFazer gol/ponto. Objetivo do jogo específico. Transportar a bola para o objetivo Fazer gol/ponto. Objetivo do jogo específico. Jogo ColetivoColega e espaço de jogo. Reconhecer espaçosAdversário e Ambiente. Criar Superioridade Numérica (vantagem tática) Adversário e Ambiente. Superar AdversáriosAdversário e Ambiente. Sair da Marcação (oferecer/ orientar) Adversário e Ambiente. Capacidades táticas

13 Atenção Percepção Tomada de decisão Execução Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática

14 Variabilidade Situações de oposição ou confronto direto Situações que exigem colaborações simultâneas Situações de pressão temporal ou espacial “pensar rápido” Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática

15 Um contra Um Dois contra Dois Dois contra Um + Curinga Curinga + Um contra Dois –Pé –Mão –Bastão ou raquete Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais

16 É possível modificar: espaço do jogo (largura + profundidade); tamanho do campo (maior ou menor); complexidade (número de jogadores); combinações técnicas (tipos de passes permitidos); número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); opções de comportamento tático. Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais

17 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem motora deve ser variada, centrada no desenvolvimento dos parâmetros necessários à melhoria das: –a) capacidades coordenativas e –b) habilidades técnicas.

18 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Das Capacidades Coordenativas as Técnicas Técnicas Esportivas

19 Treinar Coordenação 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = 12 … Iniciação dos JEC (IEU+EB) Da aprendizagem motora ao treinamento técnico

20 Capacidades Coordenativas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Parâmetros de pressão Tarefas coordenativas nas que é necessário: Tarefas TempoMinimizar o tempo ou maximizar a velocidade de execução. PrecisãoA maior exatidão possível. ComplexidadeResolver sequências de exigências sucessivas, uma depois de outra. OrganizaçãoSuperar exigências simultâneas, ao mesmo tempo. VariabilidadeSuperar exigências ambientais variáveis e situações diferentes. CargaSuperar exigências de tipo físico- condicionais ou psíquicas.

21 Habilidades Técnicas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Habilidades técnicasTarefas Organizar os ângulos Controlar (regular) a força Determinar o tempo de passe e da bola Determinar linhas de corrida e tempo da bola Oferecer-se (preparar-se) Antecipar a direção e distância do passe Antecipar a posição defensiva Observar deslocamentos

22 Controle e avaliação Faixa etária (grupo) A CTB B CC B HT A EF A JDICCircenses e teatrais Atividades/ Acompanha- mento pedagógicas Integração familiar Atividades esportivas 7 e encontro por semana 2 Até 3 encon- tros por semana 1 reunião ou palestra por mês para todos e e e e 162 direcio nadas 1 Direcio nadas 2dir3dir1dir23

23 Estrutura Substantiva O QUE? Estrutura Substantiva O QUE? Estrutura Metodologica COMO? Estrutura Metodologica COMO? Estrutura Temporal QUANDO? Estrutura Temporal QUANDO? Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) (GRECO; BENDA, 1998; GRECO; SILVA, 2008)

24 Universal 1 Combinações de habilidades fundamentais (6-8 anos) FASES Pré-Escolar Habilidades fundamentais Até 6 anos Universal 2 Combinação de habilidades esportivas 8-10 anos Universal 3 Universalidade esportiva anos Orientação Aprendizagem de vários esportes anos Direção Direcionamento para modalidade específica anos Formação Transição Etapas Re-adaptação Saúde lazer recreação 16 anos... Alto nível de rendimento Especialização: anos Aproximação: 18 a 21 anos Alto nível após dos 21 anos Decisão Re-adaptação Opta-se por uma prática do esporte

25 Jogos de estafeta Uma das alternativas didática; Grupos grandes; Pouco material; Materiais alternativos; Espaços diversos; MAS...

26 Jogos de estafeta DEVE TER: Tarefas duplas - distribuição da atenção e dissociar segmentos corporais; Tarefas sequenciais – quando faço o que? Variabilidade Complexidade Inclusão das habilidades técnicas Equipes pequenas;

27 O Jogo da Velha

28 Muito obrigada (o)!


Carregar ppt "Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google