A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no"— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no
Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos 1

2 Perspectivas pedagógicas
Ensinar o esporte Objetivos Abordagem metodológica Ensinar pelo esporte Esporte como meio para desenvolvimento de Atitudes Conceitos Competências 2

3 Processo de ensino-aprendizagem pautado no jogo
A aprendizagem tática para “ler” o jogo. A “leitura” do jogo para compreensão e orientação. O “escrever” o jogo (de saber fazer). Capacidade de falar (linguagem como mediação) 3

4 Conceitos básicos Técnica Tática Oriunda da atividade humana
Maneira de fazer eficiente Compõe o acervo da cultura corporal Analisada cientificamente Tática Solução de problema Marcada pela variabilidade Dimensão coletiva Visualização - Tomada de decisão - Execução

5 Aprender por meio do JOGO Aprender por meio da TÉCNICA
Modelos de ensino Aprender por meio do JOGO Aprender por meio da TÉCNICA Vantagens Transferência Motivação Familiaridade Desvantagens Prática Assistemática Complexidade do jogo Diferenças de habilidade Vantagens Repetição Correção Automatização Desvantagens Transferência (?) Motivação (?) Familiaridade (?)

6 Parâmetros comuns dos jogos esportivos
ATAQUE Manter a posse da bola Progredir com a bola Finalizar a jogada DEFESA Recuperar a bola Impedir a progressão Impedir a finalização 6

7 Proposta metodológica visa:
O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Proposta metodológica visa: aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático sistematizado. aprendizagem motora, experiências variadas, centradas no desenvolvimento das capacidades. Treinamento tático-técnico. 7

8 Proposta metodológica
Aprendizagem incidental Biografia ou repertório de movimento do aprendiz (jogar para aprender) Aprendizagem intencional Exercício direcionado para um movimento específico (aprender para jogar) 8

9 Métodos do ensino dos esportes no PST
9

10 Treinamento Tático-Técnico
Aprendizagem tática B Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico 10

11 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente
Aprendizagem tática, construção do conhecimento tático sistematizado com os conteúdos: a) capacidades táticas básicas; b) jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; c) estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos). 11

12 Relaciona-se no jogo com
Capacidades táticas Parâmetro Relaciona-se no jogo com Nome do Jogo Acertar o alvo Fazer gol/ponto. Objetivo do jogo específico. Transportar a bola para o objetivo Jogo Coletivo Colega e espaço de jogo. Reconhecer espaços Adversário e Ambiente. Criar Superioridade Numérica (vantagem tática) Superar Adversários Sair da Marcação (oferecer/ orientar) 12

13 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática
Atenção Percepção Tomada de decisão Execução 13

14 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática
Variabilidade Situações de oposição ou confronto direto Situações que exigem colaborações simultâneas Situações de pressão temporal ou espacial “pensar rápido” 14

15 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais
Um contra Um Dois contra Dois Dois contra Um + Curinga Curinga + Um contra Dois Mão Bastão ou raquete 15

16 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais
É possível modificar: espaço do jogo (largura + profundidade); tamanho do campo (maior ou menor); complexidade (número de jogadores); combinações técnicas (tipos de passes permitidos); número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); opções de comportamento tático. 16

17 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente
Aprendizagem motora deve ser variada, centrada no desenvolvimento dos parâmetros necessários à melhoria das: a) capacidades coordenativas e b) habilidades técnicas. 17

18 Das Capacidades Coordenativas as Técnicas
Iniciação dos JEC (IEU+EB) Das Capacidades Coordenativas as Técnicas Técnicas Esportivas 18

19 Direção, especificidade = 12 …
Iniciação dos JEC (IEU+EB) Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Treinar Coordenação 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = 12 … 19

20 Tarefas coordenativas nas que é necessário:
Capacidades Coordenativas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Parâmetros de pressão Tarefas coordenativas nas que é necessário: Tarefas Tempo Minimizar o tempo ou maximizar a velocidade de execução. Precisão A maior exatidão possível. Complexidade Resolver sequências de exigências sucessivas, uma depois de outra. Organização Superar exigências simultâneas, ao mesmo tempo. Variabilidade Superar exigências ambientais variáveis e situações diferentes. Carga Superar exigências de tipo físico-condicionais ou psíquicas. 20

21 Habilidades Técnicas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico
Tarefas Organizar os ângulos Controlar (regular) a força Determinar o tempo de passe e da bola Determinar linhas de corrida e tempo da bola Oferecer-se (preparar-se) Antecipar a direção e distância do passe Antecipar a posição defensiva Observar deslocamentos 21

22 Atividades esportivas
Controle e avaliação Faixa etária (grupo) A CTB B CC HT EF JDIC Circenses e teatrais Atividades/ Acompanha-mento pedagógicas Integração familiar Atividades esportivas 7 e 8 1 3 2 1 encontro por semana Até 3 encon-tros por semana 1 reunião ou palestra por mês para todos. 9 10 e 11 12 e 13 13 e 14 15 e 16 2 direcionadas Direcio nadas 2dir 3dir 1dir 22

23 Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE)
(GRECO; BENDA, 1998; GRECO; SILVA, 2008) Estrutura Substantiva O QUE? Estrutura Metodologica COMO? Estrutura Temporal QUANDO? 23

24 FASES Etapas Opta-se por uma prática do esporte Formação Transição
Universal 1 Combinações de habilidades fundamentais (6-8 anos) FASES Pré-Escolar Habilidades fundamentais Até 6 anos Universal 2 Combinação de habilidades esportivas 8-10 anos Universal 3 Universalidade esportiva 10-12 anos Orientação Aprendizagem de vários esportes anos Direção Direcionamento para modalidade específica anos Formação Transição Etapas Re-adaptação Saúde lazer recreação 16 anos ... Alto nível de rendimento Especialização: anos Aproximação: 18 a 21 anos Alto nível após dos 21 anos Decisão Opta-se por uma prática do esporte 24

25 Jogos de estafeta Uma das alternativas didática; Grupos grandes;
Pouco material; Materiais alternativos; Espaços diversos; MAS... 25

26 Jogos de estafeta DEVE TER:
Tarefas duplas - distribuição da atenção e dissociar segmentos corporais; Tarefas sequenciais – quando faço o que? Variabilidade Complexidade Inclusão das habilidades técnicas Equipes pequenas; 26

27 O Jogo da Velha 27

28 Muito obrigada (o)! 28


Carregar ppt "Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google