A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros1 Sérgio Biagi Gregório TÍTULO DA PALESTRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros1 Sérgio Biagi Gregório TÍTULO DA PALESTRA."— Transcrição da apresentação:

1 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros1 Sérgio Biagi Gregório TÍTULO DA PALESTRA

2 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros2 Introdução Quem são os últimos? E os primeiros? De onde surgiu esta frase? Está inserida em que parábola? Que tipo de símbolo quer nos transmitir? Qual o sentido dos “muitos chamados e poucos escolhidos”?

3 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros3 Definição Que vem depois de todos; que vem depois do penúltimo. Extremo, derradeiro, final. Que inicia uma série ou ordem. Que precede os outros em relação ao tempo, ao lugar ou à categoria. Último Primeiro

4 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros4 Considerações Iniciais “O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada a fim de aliciar trabalhadores para trabalhar em sua vinha, acertando um determinado valor por hora trabalhada. Saiu em várias horas do dia... Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos, porque há muitos os chamados e poucos escolhidos”. (Mateus 20, 1 a 16). Esta parábola também é conhecida como “Parábola dos Trabalhadores na Vinha”, “Parábola do Empregador Generoso”. Deduz-se que qualquer trabalhador que aceitar o convite, não importa em que hora do dia, receberá uma recompensa igual.

5 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros5 Os Primeiros e os Últimos Os Primeiros Moisés profetas Os trabalhadores da primeira hora são Moisés e os profetas. Os chamamentos podem ser observados na primeira revelação divina. Dentre todos os conhecimentos, a tábua dos dez mandamentos é a que melhor sintetiza esse chamamento. Nela há dez regras, dez ordens para que aceitemos a palavra de Deus. Cada um dos mandamentos evoca uma lição moral, que pode ainda ser atualizada nos dias que correm.

6 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros6 Os Primeiros e os Últimos Os Segundos apóstolosmártiresPaisda Igrejafilósofos Os apóstolos, os mártires, os Pais da Igreja, os filósofos são os segundos Poder-se-ia sintetizar na segunda revelação divina, em que Jesus foi o arauto que nos trouxe a boa nova, a mensagem de amor. O chamamento foi dado a todos, mas poucos deram ouvidos.

7 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros7 Os Primeiros e os Últimos Os Últimos reencarnados Todos os que estão reencarnados podem ser considerados os últimos. espíritas Especialmente os espíritas, aqueles que receberam mais conhecimento. Pois o Consolador Prometido trouxe as bases para uma melhor compreensão da realidade e do convívio com o próximo.

8 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros8 Esperando o Trabalho Boa Vontade espera Como nos portamos em relação à espera? Estamos blasfemando contra Deus? Deleitamo-nos na preguiça? Para que seja proveitosa a espera, urge confiarmos em Deus, mantendo-nos em atividade constante, seja de que tipo for.

9 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros9 Esperando o Trabalho Medida da Alma medida da alma Na espera, testa-se a medida da alma. ocupação vícios Na falta de uma ocupação, podemos apelar aos vícios, participar de manifestações, destruir o patrimônio público, entre outras. Nada, porém, fica incólume diante das leis naturais. Desvio requer ajustes.

10 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros10 Esperando o Trabalho Maneira Correta de Esperar Resignação Resignação ante a vontade de Deus. Nesses momentos, lembremo-nos de alguma passagem evangélica que nos exorta à paciência. Não há fardo que não possamos carregar. Esperemos ativamente através do estudo, da leitura e da caridade para com o próximo.

11 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros11 Subsídios Espíritas A Vinha O Espírito Emmanuel, no capítulo 29 “Vinha”, de Pão Nosso, diz-nos: “A formosa parábola dos servidores envolve conceitos profundos. Em essência, designa o local dos serviços humanos e refere-se ao volume de obrigações que os aprendizes receberam do Mestre Divino. Por enquanto, os homens guardam a ilusão de que o orbe pode ser o tablado de hegemonias raciais ou políticas, mas perceberão em tempo o clamoroso engano, porque todos os filhos da razão, corporificados na Crosta da Terra, trazem consigo a tarefa de contribuir para que se efetue um padrão de vida mais elevado no recanto em que agem transitoriamente”.

12 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros12 Subsídios Espíritas Caridade Desconhecida O Espírito Neio Lúcio, no capítulo 20 “A Caridade Desconhecida”, do livro Jesus no Lar, conta-nos a história do servo que não tinha dinheiro para fazer a caridade. Não podendo fazer a caridade pública, começou a guerrear todos os seus pensamentos negativos; quando em contato com pessoas interessadas na maledicência, retraia-se; seu zelo era tão grande contra a incursão do mal que chegava a recolher detritos e pedras da via pública, para que não oferecessem perigos aos transeuntes. Pensava que não tinha praticado a caridade, mas no mundo espiritual foi aureolado por brilhante diadema.

13 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros13 Subsídios Espíritas Vantagem da Última Hora espíritas trazem no seu bojo tudo o que os outros já construíram ao longo do tempo Os espíritas são os últimos a serem chamados. Eles têm uma vantagem: trazem no seu bojo tudo o que os outros já construíram ao longo do tempo. Nesse mister, faz-se necessário chamar a atenção dos primeiros filósofos, pois não separavam o pensar do viver, tal qual nos prega a Doutrina Espírita. Eles não queriam ostentar grandes conhecimentos, mas aliar a sabedoria à arte de viver.

14 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros14 Conclusão Entremos no Espiritismo, mas deixemos que ele entre em nós. Não nos enganemos, para sermos escolhidos temos muito trabalho a realizar. O Reino de Deus não vem com aparência externa. Há necessidade de estarmos usando a veste nupcial.

15 20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros15 Bibliografia Consultada KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, XAVIER, F. C. Jesus no Lar, pelo Espírito Néio Lúcio. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, XAVIER, F. C. Pão Nosso, pelo Espírito Emmanuel. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, Palestra em html: imos-serao-os-primeiros.htm


Carregar ppt "20/06/2014Os Últimos Serão os Primeiros1 Sérgio Biagi Gregório TÍTULO DA PALESTRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google