A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 3 18 de outubro de 2014. «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 3 18 de outubro de 2014. «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 3 18 de outubro de 2014

2 «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.» (Tiago 1:12) 1.Tiago 1: A origem da tentação. A origem da tentação. 2.Tiago 1:15. A tentação e o pecado. A tentação e o pecado. 3.Tiago 1: A tentação e o novo nascimento. A tentação e o novo nascimento. 4.Tiago 1: A tentação, as palavras e a ira. A tentação, as palavras e a ira. 5.Tiago 1:21. Como resistir a tentação? Como resistir a tentação?

3 Em primeiro lugar, Tiago nos mostra que Deus NÃO É a origem da tentação. Tiago absolve enfaticamente a Deus de ser o originador de qualquer insinuação para que alguém peque. A continuação nos mostra a verdadeira origem da tentação: o pecado que habita em nós, nossos próprios maus desejos (concupiscências) Como podemos fazer frente a esta tentação? «Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.» (Tiago 1:13-14)

4 «Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.» (Tiago 1:15) Somos tentados Nosso desejo gera o pecado O pecado é consumado Estamos condenados a morte A tentação nos vence porque desejamos pecar. O pecado nasce em nossa mente e se consuma em atos pecaminosos.

5 «Temos uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo assunto que o adversário das almas possa sugerir. “Cingindo os lombos do vosso entendimento”… Diz Paulo: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”Filipenses 4:8. Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. “Como purificará o mancebo seu caminho? observando-o conforme a Tua Palavra.” “Escondi a Tua Palavra no meu coração”, diz o salmista, “para eu não pecar contra Ti.” Salmos 119:9-11.» E.G.W. (Patriarcas e profetas, cp. 41, pg. 436)

6 «Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.» (Tiago 1:16-18)

7 «Por esto, mis amados hermanos, todo hombre sea pronto para oír, tardo para hablar, tardo para airarse; porque la ira del hombre no obra la justicia de Dios» (Santiago 1:19-20) Natureza humana Tardio para ouvir Pronto para falar Pronto para se irar Nova natureza Pronto para ouvir Tardio para falar Tardio para se irar «Trabalhai desinteressada, amante e pacientemente por todos aqueles com quem vos relacionais. Não mostreis impaciência. Não profirais nem uma palavra que não seja amavel. Permiti que o amor de Cristo habite em vossos corações, a lei da bondade em vossos lábios» E.G.W. (Serviço cristão, pg. 285) Evitamos cair em tentação ao dedicar tempo para ouvir a Palavra de Deus, cuidar nossas palavras, e evitar a raiva (Lc. 8:8; Pr. 10:19; Jó 5:2)

8 «Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.» (Tiago 1:21) 1.Rejeitar toda imundícia.  Tirar nossas roupas vís e vestirnos de Cristo (Zac. 3:3-4) 2.Rejeitar a malícia.  Toda forma de erro de sobre a vida cristã (1P. 2:1) 3.Receber com mansidão a palavra implantada.  Como a semente morre ao ser plantada e germinar, devemos entregar-nos completamente a Jesus, escolhendo morrer aos nossos caminhos pecaminosos e permiti-lo criar-nos à sua imagem.

9 «Deus conclama os que conhecem Sua vontade, a serem praticantes de Sua Palavra. Fraquezas, indiferença e indecisão convidam os assaltos de Satanás; e os que permitem que esses traços de caráter aumentem, serão irremediavelmente tragados pelos vagalhões da tentação. De todo que professe o nome de Cristo se requer que cresça até à estatura completa de Cristo, a cabeça viva do cristão.» E.G.W. (Testemunhos, vol 5, pg. 263)


Carregar ppt "Lição 3 18 de outubro de 2014. «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google