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Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:

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Apresentação em tema: "Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:

2 Direito Ambiental A prática da Pesquisa Jurídica Magnum Eltz

3 Importância da Pesquisa Discussão Acadêmica x Dogmas Doutrinários Inovações (Bill Gates x Windows) Melhorias (Santos Dumont x Aviação) Evolução da Ciência (da Vinci x anatomia). Expansão de mercados através da criação de novas teses (Cristóvão Colombo x América*) * Ainda que o Mercado seja distinto do originalmente pretendido.

4 Pesquisa acadêmica

5 Quem faz? Estudantes - Programas de Iniciação Cientifica - Trabalho de Conclusão de Curso - Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) - Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

6 Diferenças entre Trabalhos Científicos* Papers – simplificados, com até 15 páginas. Artigos – simplificados entre 5 à 30 páginas. Monografias - de 30 à 100 páginas. Dissertações – entre 100 e 200 páginas. Teses – tamanho semelhante à dissertação. *Aproximações.

7 Diferenças por conteúdo Paper / Artigo: Trabalho-notícia, informa e discute informações postas. Monografia: revisão bibliográfica, traz discussões teóricas, sem possuir necessariamente posicionamento do autor. Dissertação: discussão ampla, com objetivo de demonstrar a erudição do escritor sobre o assunto tratado. Tese: possui o objetivo de trazer inovações à área de atuação do pesquisador.

8 Onde apresentar? Salões de Iniciação Científica Congressos Conferências Eventos com apresentação de trabalhos. Bancas examinadoras.

9 Onde publicar? Sítios especializados. Ex: Periódicos oferecidos por universidades. Livros de coletânea de trabalhos. Livro próprio contendo produção exclusiva.

10 Quem financia? No RS: CNPq - Capes - Propesq - Fapergs - FINEP - Instituições privadas.

11 Pesquisas privadas

12 Para quem fazer? Empresas privadas Ex: Petrobrás Vale do Rio Doce Baskem Escritórios de advocacia Através da abertura de editais próprios ou pela proposição do pesquisador à empresa.

13 Entidades públicas CAPES FINEP CNPQ FAPERGS Através de editais específicos Os Editais são financiados com recursos próprios da instituição ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais. As regras e normas dos diversos editais em andamento podem ser vistas no site da entidade. Para a apresentação de propostas você deverá acessar a página de Formulários onde encontrará os formulários adaptados a cada edital.Formulários

14 Exemplos de editais de pesquisa CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2011/2012 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2011/2012 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI Objetivo: Estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação

15 Editais de fomento Edital MCT/CNPq Nº 75/ RHAE Pesquisador na Empresa Edital MCT/CNPq Nº 75/ RHAE Pesquisador na Empresa Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

16 Como fazer? Estabelecimento do tema Metodologia Objetivos Bibliografia Discussões teóricas Implicações práticas Estatísticas/ Trabalhos de campo

17 Tema Assunto sobre o qual versará a pesquisa. -Deve possuir relevância prática atual ou futura. -Trazer elementos interessantes para o mercado em que se pretende atuar. -Possuir interligações com outros trabalhos elaborados pelo pesquisador e empresa-alvo.

18 Metodologia Método dialético: método de contraposição de dogmas doutrinários, onde o discurso prima pelo choque e contraponto de ideias. Método analítico: traz dados presentes no mundo com intuito de, através da observação das amostras recolhidas buscar novas estratégias de atuação. Método pragmático: estabelece normas práticas a partir de estudos teóricos.

19 Metodologia para pesquisas de relevância prática Devem conter relevância teórica para sua fundamentação, a partir de uma metodologia dialética. Análise de dados concretos relevantes para a empresa-alvo. Trazer resultados de ordem pragmática para repercutir no mundo dos fatos.

20 Objetivos Gerais: resolver o problema da pesquisa. -Problema: o que se pretende resolver com a pesquisa em questão? (Sob forma de pergunta). Específicos: objetivos ligados à metodologia de resolução do problema da pesquisa.

21 Exemplos de objetivos específicos Leitura de obras doutrinárias de relevância sobre o tema. Levantamento de dados estatísticos sobre o tema abordado. Análise dos dados levantados. Comparação entre os dados levantados e o atual estado da arte. Abordagem de soluções pragmáticas para o problema a partir das conclusões tiradas da pesquisa.

22 Bibliografia Deve conter nomes de relevância para fundamentar a pesquisa com uma parte histórica (normalmente localizada na introdução do trabalho escrito). Trabalhos atuais que abordam o problema, compartilhando informações com o trabalho em questão. Trabalhos relacionados indiretamente ao tema que podem trazer insights de outras áreas do conhecimento para a resolução do problema ainda não encontrada na área de concentração do pesquisador.

23 Discussões teóricas Selecionar os pontos mais relevantes da bibliografia escolhida para trazer elementos de contraponto dos principais autores para o seu trabalho, fazendo somente a interlocução entre o diálogo estabelecido entre diferentes obras.

24 Implicações práticas A obra decorrente da pesquisa deve trazer elementos pragmáticos, a fim de satisfazer a demanda da empresa contratante por uma solução para seu problema no mundo dos fatos. Para possuir um valor mercadológico, a pesquisa deve apontar relevância imediata ou mediata.

25 Estatísticas/ trabalhos de campo Trazem elementos factuais que auxiliam a ilustrar a ponte entre a discussão teórica e as repercussões práticas do trabalho. Como ilustrações em um livro infantil, as experiências propriamente fáticas trazem um elemento interlocutor entre as dificuldades do leitor de compreender discussões filosóficas da doutrina em campos de acesso mais difundidos como números e casos.

26 Pós Graduação lato sensu Especialização MBA Master Onde? UFRGS, PUCRS, Uniritter, Unisinos, demais instituições.

27 Pós graduação stricto sensu em Direito em Porto Alegre UFRGS Uniritter PUCRS

28 Bolsas para Mestrado no Exterior Alemanha: Acordos internacionais (Capes): Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Italia, Portugal, Timor-Leste, Uruguai, Multinacional Outros programas internacionais:

29 Um oferecimento: Portal Direito Ambiental Mérito Estudos


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