A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho” Salmo 119:105.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho” Salmo 119:105."— Transcrição da apresentação:

1 “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho” Salmo 119:105

2 Profa. Dra. Kátia Sgrillo

3 1.A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 2.O Ensino (Graduação e Pós-graduação), a Pesquisa e a Extensão 3. Responsabilidade Social 4. Comunicação com a sociedade 5. Pessoal 6. Organização e Gestão da Instituição 7. Infra-estrutura 8. Planejamento e Avaliação 9. Atendimento aos Egressos 10. Sustentabilidade Financeira Lei ( Lei )

4 O que o MEC / Conaes pergunta? Que dados devem ser coletados para suportar as respostas? Que análise e crítica dos dados devem ser feitas para responder ao MEC/Conaes? Relatório Tabelas Questionários Entrevistas Grupos focais Professores Alunos Funcionários Comunidade externa - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA Instrumentos para coleta: (está sendo re-estruturado, ainda não aprovado) (Incluindo egressos)

5 Sistema de Auto-Avaliação, em MSAccess®, que conterá as informações institucionais necessárias para Avaliação Institucional.

6 Auto-Avaliação Institucional 2004 Para cada dimensão apontada no Roteiro de Auto-Avaliação Institucional 2004 (SINAES) foram construídas tabelas (total de 110 Tabelas) para coleta de dados disponíveis em documentos (Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Projetos Pedagógicos de Cursos, etc.) ou em bases de dados (Sistema Acadêmico, entre outros.)

7 docentes, discentes, funcionários comunidade civil organizada (incluindo egressos e locais onde trabalham). Foram construídos 4 grupos de questionários, cada um destinado a um público específico: docentes, discentes, funcionários e comunidade civil organizada (incluindo egressos e locais onde trabalham). São compostos por grupos de perguntas visando avaliar a opinião de cada classe que compõe a comunidade acadêmica da UNIMEP nos diversos aspectos da avaliação institucional de acordo com o Roteiro de Auto-avaliação Institucional do SINAES.

8 Professores, Alunos, Funcionários e Comunidade Civil Organizada Os Questionários desenvolvidos pela CPA são direcionados a: Professores, Alunos, Funcionários e Comunidade Civil Organizada. Estão informatizados como uma parte dentro do Sistema Informatizado de Avaliação Institucional, chamada de Questionários. 1. nunca/insuficiente 2. raramente/regular 3.as vezes/médio 4. quase sempre/bom 5. sempre/excelente

9 Exemplo de perguntas do Sub-Sistema-Questionários, no formulário de professores na Dimensão Infra-estrutura.

10 Será adotado o critério de amostragem: … 1 população indefinida … 2 população definida Onde: Z = abscissa da curva normal padrão fixado um nível de confiança; p = estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis da variável escolhida; q = 1 – p; N = tamanho da população; e = erro amostral, que e a diferença admitida entre a verdadeira população e a proporção calculada a partir da amostra.

11 Z = 1,96 (nível de confiança de 95%) p = 0,7 (70% dos alunos satisfeitos com a IES) q = 1 – 0,7 = 0,3 (30% dos alunos insatisfeitos com a IES) N = 1600 alunos na IES e = 5% = 0,05 Portanto, utilizando a equação 2, tem-se: alunos 270 alunos dos 1600 alunos da instituição nível de confiança de 95%. Logo é preciso entrevistar uma amostra de 270 alunos para representar o grau de satisfação dos 1600 alunos da instituição, considerando um nível de confiança de 95%.

12 Contador do Sub-Sistema-Questionários. Indica quantas pessoas responderam cada um dos Questionários específicos (Alunos, Funcionários, Professores e Comunidade Civil Organizada).

13 Durante o período de coleta de dados diversas entrevistas serão realizadas com objetivo de complementar a coleta de dados.  Dirigentes (setores específicos)  Coordenadores de Cursos  Professores  Representates de alunos Também serão realizadas reuniões envolvendo grupos específicos para tratar de temas específicos (ex.: matriz curricular).

14 – A) Formulário de entrada no Sub-Sistema Ensino. Opção para selecionar curso e senha, alterar senha, efetuar busca no Sub-Sistema - Ensino. B) Formulário principal do Sub-Sistema Ensino. Faça uma UNIMEP melhor !!!

15 Formulário do Sub-Sistema- ENSINO, referente ao Cadastro de Cursos de Graduação. Ano

16 A) Formulário do Sub-Sistema-ENSINO referente a Cadastro de Disciplina de Graduação, B) Formulário do Sub-Sistema-ENSINO referente a Cadastro de Disciplina de Pós-Graduação.

17

18 Sistema Ensino – Seleção de disciplina por curso indicando o nome dos professores, o turno e o semestre em que são oferecidas as disciplinas (dados fictícios).

19 análise quantitativa e qualitativa Os dados obtidos através dos questionários e do preenchimento das tabelas serão a base para análise quantitativa e qualitativa. Inicialmente os dados serão organizados numa base de dados relacional desenvolvida para este fim.

20 Formulário principal do Sistema – Análise de Questionários

21 Os dados numéricos, obtidos a partir dos questionários destinados a alunos, professores, funcionários e a comunidade, serão analisados através de tabelas de freqüências, em que as respostas serão classificadas em classes e contadas. A cada classe será atribuída um peso. …3 …4 Os valores obtidos com as equações 3 e 4 variarão entre 1 (pior situação onde toda a população estudada está insatisfeita com aquele quesito) e 5 (melhor situação onde toda a população está satisfeita – classificando como excelente aquele quesito). Notas com valores intermediários (próximos a 3) indicam uma satisfação intermediária da população em estudo, quanto aquele quesito. NotasÍndice 1Nunca/insuficiente (I) 2Raramente/regular (II) 3As vezes/médio (III) 4Quase sempre/bom (IV) 5Sempre/excelente (V)

22 Este resultado significa que de modo geral os alunos tem uma satisfação média quanto ao quesito “infra-estrutura”. A pergunta número 3 obteve uma menor valoração devendo ser a prioridade para correção (ajuste). Já as perguntas 2 e 4 estão apresentando valores médios (3,1 e 2,9 respectivamente) e a pergunta 1 representa uma maior satisfação do alunado. N o da Questão Infra-estrutura N o de respostasValor médio (equação 3) IIIIIIIVV , , , ,9 Total de questionários: 75 alunos Valor total da dimensão (média- equação 4): 2,9 insuficienteregularmédiobomótimo

23 Formulário do Sub-Sistema Análise que permite a obtenção de respostas resumidas (média por perguntas, desvio padrão e coeficiente de variação), média da Dimensão e total de respostas por dimensão em cada categoria. Relação de perguntas por dimensão.

24 ** variância é o quadrado médio dos desvios, isto é, a soma dos quadrados dividida pelo número de observações n do grupo menos uma. O símbolo usado para variância e s 2. principais pontos de estrangulamento e que precisam ser trabalhados na UNIMEP A partir destas informações deverão ser consideradas as anotações em cada questão (observações e queixas). Também deverá ser realizada a análise de freqüência das principais queixas apontadas e a partir daí, analisar em cada quesito os principais pontos de estrangulamento e que precisam ser trabalhados na UNIMEP. Esta análise será mais de cunho qualitativo. Esta análise deverá ocorrer tanto do ponto de vista do aluno, como do professor, do funcionário e da comunidade (para alguns quesitos, conforme explicitado nos questionários correspondentes em anexo). Para cada quesito será obtida uma nota individual (por tipo de questionário – alunos, professores, funcionários e comunidade) e uma geral (considerando todas os questionários). As médias serão apresentadas com os respectivos intervalos de confiança, estimados a partir da variância* da amostragem, calculada pela equação 5.* …5

25 Exemplo (fase piloto) de comentários obtidos nas perguntas dos Questionários. Sub-Sistema Análise Questionários. Exemplo de análise gráfica obtida a partir de dados obtidos com o Sub- Sistema Análise Ensino. Avalia a evolução no número de cursos autorizados pelo MEC ao longo do tempo.

26 tipo de gráfico (pizza, barras, linhas Por exemplo, serão construídos gráficos de barra para avaliar a evolução do número de cursos oferecidos pela UNIMEP. Outros gráficos que serão construídos referem-se a proporção entre o número de alunos matriculados e a evasão por curso; o número de salas disponíveis por curso; o número de alunos por turma; o número de laboratórios por curso; etc., podendo variar o tipo de gráfico (pizza, barras, linhas, etc.) escolhendo- se aquele que melhor visualize o parâmetro em estudo. Também será utilizada, para complementar as discussões e conclusões. adotar medidas corretivas na Instituiçãodados forma holística Para que se possa adotar medidas corretivas na Instituição, estes dados (na forma de gráficos) não poderão ser utilizados de forma isolada e sim de forma holística. Isto é, será necessário avaliar a influência relativa de parâmetros específicos neste sistema que tem gerado estas respostas.

27 Exemplo de análise gráfica gerada a partir de dados fictícios no Sub-Sistema Analise Ensino. Considera a História do Curso ao longo do tempo, avaliando o número de ingressos, trancamentos, desistências, transferência e formandos

28 Exemplo de análise gráfica, gerada a partir de dados fictícios no Sub-Sistema Análise. Considera a Missão Institucional, avaliando a percentagem da população estudada que desconhece a Missão, e que declara conhecer a missão (e coincide com a explicitada no PDI) e ainda aqueles que declaram conhecer a missão mas esta diverge da explicitada no PDI.

29 Titulação do Corpo Docente Doutores Mestres Especialistas Graduados

30 A análise deverá ter por princípio a comparação com o PDI (Políticas Institucionais) da UNIMEP e a utilização da seguinte tabela: CritériosDescrição Insuficientenão foi implantado ou não coincide com o PDI (Política correspondente). Regularfoi implantado mais diverge, de forma negativa, grandemente do PDI (Política correspondente). Médiofoi implantado recentemente, ainda sem resultados demonstrados Bomfoi implantado a um certo tempo, podendo melhorar devido ao seu potencial. Ótimofoi implantado, coincide fortemente com o PDI ou não era previsto no PDI (Política correspondente), mas apresenta excelentes resultados.

31 Complementarmente serão calculados índices específicos, tais como índice de formação, índice de retenção e índice de evasão, usados para avaliar a evolução do alunado em cada curso de graduação e pós- graduação oferecido pela UNIMEP. …6 …7 …8

32


Carregar ppt "“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho” Salmo 119:105."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google