A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ernande Ferreira de Melo Serviços de Rede Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular 16/12/20141.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ernande Ferreira de Melo Serviços de Rede Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular 16/12/20141."— Transcrição da apresentação:

1 Ernande Ferreira de Melo Serviços de Rede Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular 16/12/20141

2 2 Servicos de Rede: Introducao

3 16/12/20143 Servicos de Rede: Introducao

4 16/12/20144 Servicos de Rede: Introducao

5 16/12/20145 Servicos de Rede: Introducao

6 16/12/20146 Servicos de Rede: Introducao Ligacao LogicaRedeTransporteAplicacao

7 16/12/20147 Servicos de Rede: Introducao Ligacao LogicaRed e TransporteAplicacao

8 16/12/20148 Servicos de Rede: Introducao

9 16/12/20149 Servicos de Rede: Introducao Serviços Baseados em Localização(SBL) Serviços de informação Serviços de mensagem Serviços de agenda Serviços multimídia Comércio eletrônico Serviços de segurança Serviços de controle WAP

10 16/12/ Servicos de Rede: SBL  Usuario movel;  Aplicações inteligentes;  Informações personalizadas;  Onde esta ?  O que há por perto ?  Como, de alguma forma, possam tirar proveito do ambiente ao seu redor ? Serviços Push e Pull  Serviços push implicam que um usuário recebe informação (em função de sua localização) sem ter que requisitá-la ativamente. Mobilidade  Serviços pull a informação só é enviada ao usuário caso este a requisite explicitamente.

11 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Informação;  Serviços de Tarifação Baseada na Localização;  Serviços de Emergencia;  Serviço de rastreamento;  Serviços de Serviços de Entretenimento e Aproximação de Pessoas;  Serviços de Disseminação de Informação.

12 16/12/ Servicos de Rede: SBL Arquitetura de Aplicações Baseadas em Localização Camada de posicionamento: determina a localização do dispositivo móvel ou usuário; SIG: Sistema de Informações Geográficas; Middleware: fornecer uma interface padronizada e de simples utilização para o desenvolvedor da aplicação Aplicação: é a camada de software que trata diretamente com o usuário. implementa as funcionalidades utilizadas pelo usuário. utilizar a informação geográfica disponível e acrescenta a ela algum tipo de valor ou serviço para benefício do usuário.

13 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização Rastreamento  Uma rede de sensores é responsável por determinar a localização do usuário;  Usuário deve possuir algum tipo de etiqueta eletrônica (tag) que permita que os sensores o localizem; Posicionamento  Dispositivo móvel é o responsável pela determinação da localização;  Rede de transmissores emitem algum tipo de sinal que possibilita ao dispositivo móvel a identificação de sua localização.

14 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização  Cell of Origin (COO) ou Cell-ID  Time of Arrival (TOA) e Time Difference of Arrival (TDOA)  Angle of Arrival (AOA)  Assisted GPS Relativo as coordenadas da estação base Ref

15 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização Sistemas Baseados em Satélites  Usuário precisa conhecer a posição e a distância de ao menos três satélites;  Cálculos geométricos simples determinam a posição do usuário;  Problemas de sincronia requer um quarto satélite para maior preciso a da Localização; GPS (Global Positioning System)  Principal exemplo de sistema de localização baseado em satélites;  Pelo menos 24 satélites ;  Distância de aproximadamente 20 mil km;  Em qualquer instante, em um ponto qualquer da superfície terrestre;  No mínimo cinco e no máximo onze satélites acessíveis;  Grau de precisão ainda maior através de sistemas que utilizam pontos de referência em terra com coordenadas conhecidas para corrigir o erro de posicionamento do GPS

16 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System)

17 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System)

18 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System)

19 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização

20 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização

21 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização

22 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização LAT

23 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização

24 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização GPS (Global Positioning System) : Coordenadas de Localização LAT LONG

25 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização A-GPS x GPS O A-GPS conta com uma antena para manter o sinal estável em regiões com prédios altos. Sem cobertura de sinal GPS normal.

26 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização Sistemas Baseados em Redes Mobile Positioning System (MPS)  MPS se integra ao GSM;  Usuário está necessariamente localizado no raio de cobertura de uma célula (COO);  Para o calculo das posições, o MPS utiliza os mecanismos descritos a seguir ;  Cell of Global Identity (CGI): mecanismo COO;  Segment antennas: mecanismo AOA (duas ou mais antenas);  Timing Advance (TA): mecanismo TOA;  Uplink Time of Arrival (UL-TOA): mecanismo TOA disponível se o dispositivo estiver no raio de ação de pelo menos quatro estações base. Apresenta uma precisão de 50 a 150 metros.

27 16/12/ Servicos de Rede: SBL Técnicas Básicas de Localização Sistemas Baseados em Redes Mobile Positioning System (MPS) Os dados de localização obtidos pelos mecanismos acima são transmitidos e mantidos no Mobile Positioning Center (MPC) informação de localização não fica diretamente disponível aos dispositivos móveis, que precisam solicitá-la aos MPC

28 16/12/ Servicos de Rede: SBL Exercicio Marque no globo terrestre, a localização aproximada dos pontos dados pelas seguintes coordenadas (latitude, longitude). a)(-5.0,-40.0) b)(5.0, -40.0) c)(0.0,0.0) d)( , ) Onde está Você agora ? Lat= ? Long= ?

29 16/12/ Servicos de Rede: SBL Atividade InDoor (LAB A26) GPS Tabajara

30 16/12/ Servicos de Rede: SBL Atividade OutDoor (EST) GPS Tabajara

31 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Informação;  Serviços de Tarifação Baseada na Localização;  Serviços de Emergencia;  Serviço de rastreamento;  Serviços de Serviços de Entretenimento e Aproximação de Pessoas;  Serviços de Disseminação de Informação.

32 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Informação; Fornecem instruções de como se chegar a um destino desejado; Indicam onde encontrar um determinado serviço ou pessoa nas redondezas; Localizam um usuário perdido em um mapa; Serviços tipo pull: usuário solicita o recebimento de alguma informação.

33 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Tarifação Baseada na Localização; Diferenciação de tarifas da operadora em função do local de uso do serviço; “Pedágio automático”, em que o valor devido seria proporcional ao tempo de uso ou à distância percorrida na via.

34 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Emergencia Aplicacoes medicas Pessoas idosas ou com algum tipo de doença poderiam ter seus sinais vitais monitorados por dispositivos móveis, e estes automaticamente emitiriam um sinal de alerta no caso de alguma anomalia ser detectada Aplicacoes de segurança Sinal de alerta poderia ser disparado por iniciativa do usuário ou em decorrência de algum evento suspeito. O sinal emitido indicaria a localização do usuário e equipes de socorro seriam deslocadas até o local.

35 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviço de rastreamento; A sinalização com a informação de localização é feita de forma constante e contínua, não dependendo de eventos externos para dispará-la ; Rastreamento de frotas de veículos transportando mercadorias ; Pessoas ?

36 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Serviços de Entretenimento e Aproximação de Pessoas Jogos baseados em localização; Aplicações para aproximação de pessoas que avisem, por exemplo, quando um parente ou amigo se encontra a menos de 200 metros de distância.

37 16/12/ Servicos de Rede: SBL Categorias de Serviços baseados em Localização  Serviços de Disseminação de Informação. Oferecem conteúdo ou informações cuja relevância depende fundamentalmente da localização e do perfil do usuário ; Anunciantes poderiam enviar mensagens de promoções temporárias a clientes potenciais que estejam nas redondezas de seu estabelecimento ; Um restaurante oferecendo ofertas de refeições para pessoas caminhando pela vizinhança durante o horário de almoço.

38 16/12/ Servicos de Rede: SBL Atividade Desenvolva uma ideia de aplicacao baseada em Localização.


Carregar ppt "Ernande Ferreira de Melo Serviços de Rede Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular 16/12/20141."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google