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INTRODUÇÃO AO TURISMO 26/1/20141 Profª. Fernanda Alves.

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INTRODUÇÃO AO TURISMO 26/1/20141 Profª. Fernanda Alves.

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1 INTRODUÇÃO AO TURISMO 26/1/20141 Profª. Fernanda Alves

2 26/1/20142 O que é Turismo?

3 26/1/20143 IDÉIAS FORÇA DO TURISMO Fuga do cotidiano Conhecer novos povos Novos lugares Volta à natureza Desligamento das convenções e dos controles sociais Os ideários contribuem para formar IMAGINÁRIOS TURÍSTICOS.

4 O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras. (Organização Mundial do Turismo – OMT, 1994) 26/1/20144

5 Outras definições de turismo da OMT: Turismo receptivo: envolve os não- residentes que estiverem viajando em um determinado país. Turismo emissivo: envolve os residentes que estiverem viajando para um outro país. Turismo doméstico: envolve os residentes de um determinado país que viajam apenas dentro dos limites do seu território. 26/1/20145

6 Turismo internacional: compreende o turismo receptivo e o emissivo. Despesas turísticas: as despesas totais de consumo feitas por um visitante, durante sua viagem e estada em seu destino turístico. 26/1/20146

7 7 MITOS E REALIDADES DO TURISMO Mito: A maioria do turismo no mundo é internacional. Realidade: O turismo no mundo é predominantemente doméstico (pessoas viajando em seu próprio país). O turismo doméstico é responsável por cerca de 80% das viagens turísticas.

8 26/1/20148 Mito: A maioria das viagens de turismo no mundo acontece por via aérea, quando os turistas viajam de um país para outro. Realidade: A maioria das viagens acontece por via terrestre (principalmente automóveis). MITOS E REALIDADES DO TURISMO

9 26/1/20149 Mito: O turismo diz respeito apenas às atividades de lazer durante as férias. Realidade: O turismo inclui todos os tipos de propósitos de visitas, incluindo trabalho, conferências e educação. MITOS E REALIDADES DO TURISMO

10 26/1/ Mito: Empregos nas áreas de turismo significam muitas viagens e a chance de aprender línguas. Realidade: A maioria dos empregos em turismo são no setor de hospitalidade e envolvem poucas viagens. MITOS E REALIDADES DO TURISMO

11 26/1/ Qual a importância do Turismo?

12 12 Figura 2 - Chegada de Turistas no Mundo por Região Fonte: MINISTÉRIO DO TURISMO, Organização Mundial do Turismo – OMT Notas: 1. Dados de 2006 revisados. 2. Dados de 2007 estimados.

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18 26/1/ Movimento Internacional de Turistas ,2 milhões ,0 milhões ,2 milhões ,3 milhões Previsão(OMT) para 2020: 1,6 bilhões

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20 20 EMPREGOS PARA SE CRIAR 01 NOVO EMPREGO DIRETO NO BRASIL, NECESSITA-SE: SIDERURGIA:R$ ,90 CONSTRUÇÃO CIVIL:R$ ,00 INDÚSTRIA TÊXTIL: R$ ,20 HOTELARIA:R$ ,60 No Brasil, no período de 200 à 2005 foram gerados pela atividade turística no país, 900 mil empregos, formais e informais. A atividade turística cresceu 76% nesse período.

21 26/1/ Com cada US$ 7.000/ano gastos no País por turista estrangeiro 1 emprego direto é/pode ser gerado ou mantido no setor. 2006: os gastos de turistas estrangeiros em visita ao Brasil foram de US$ 4,3 bilhões.

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24 26/1/ Um dos principais problemas do setor, que ocultou ou ofuscou seu impacto econômico, é sua diversidade e fragmentação. Muitos dos empreendimentos turísticos também atendem a população local, o impacto dos gastos dos visitantes às vezes não é levado devidamente em conta ou é subestimado. O TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA

25 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS Gera divisas estrangeiras. Favorece o entendimento e a paz mundial. Incrementa a renda Favorece o processo de globalização mundial. Incrementa o Produto Nacional Bruto. Cria uma imagem externa favorável da localidade. Rompe as barreiras de língua, de classe, de raça, de credo religioso, de política. 26/1/201425

26 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS Cria infra-estrutura que também ajuda o comércio e a indústria locais. Proporciona instalações turísticas e recreacionais que também podem ser utilizadas pela população local. O interesse dos turistas pela cultura local proporciona empregos a artistas, estimulando a produção cultural. 26/1/201426

27 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS Contribui par a diversificação da economia. Utiliza produtos e recursos locais. Justifica a proteção e o melhoramento das condições ambientais. Tende a ser uma atividade de desenvolvimento econômico mais acessível para uma área ao complementar outras atividades econômicas. Reforça a conservação de usos e costumes. 26/1/201427

28 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS Estende o desenvolvimento para áreas deprimidas. Melhora as condições de vida da população local. Tem um grande efeito multiplicador. Melhora os horizontes educativos e culturais e melhora o sentimento da auto estima da população. Aumenta a arrecadação de impostos. Colabora com a balança comercial do país. 28

29 26/1/ O PRODUTO TURÍSTICO Turismo transforma em produto comercializável recursos naturais e culturais (tangíveis e intangíveis) Conceito de produto turístico envolve a experiência completa do turista (produto integral) Produto ampliado = produto principal + produtos auxiliares + produto de apoio Produto global ou integrado (cidade, região ou país) = território + ambiente sociocultural + população + diferentes formas de acesso (recursos turísticos + infra-estrutura + serviços básicos + serviços e equipamentos turísticos)

30 26/1/ O turismo impacta 52 setores, entre econômicos e sociais.

31 26/1/ ATIVIDADE DE VIAGEM & TURISMO Hospitalidade, recreação, catering, diversão, transporte, e outros serviços relacionados. ECONOMIA DE VIAGEM & TURISMO Impressão, publicação, energia, serviços financeiros, fornecimento de equipamento, alimentos, segurança, administração, construção civil, construção naval, fornecimento de bebidas, ferro/aço, fabricação de aeronaves, madeira, mineração, produtos químicos, têxteis, combustíveis, plásticos, serviços de saneamento, flores, decorações, produtos metálicos, computadores, arquitetos, desenvolvimento de resorts, atacadistas, serviços de lavanderia, informática.

32 26/1/ TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS Turismo como necessidade social institucionalizada Turismo ecológico Férias não padronizadas Viagens curtas e mais freqüentes Valorização da cultura e do passado A questão da autenticidade

33 26/1/ TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS Singularidade/ a diferença Importância da Ásia e da China em partic. Envelhecimento da população Maior importância dos grupos étnicos Uso de novas tecnologias para fidelização de segmentos do mercado A importância do local num contexto de globalização.

34 26/1/ A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO TURISMO O conceito de responsabilidade social O turismo como gerador de trabalho e renda Dinâmica do turismo/ Modificador dos espaços comuns. Democratização do turismo Renovação cultural Preservação ambiental

35 SISTEMA TURÍSTICO 26/1/201435

36 SISTEMA TURÍSTICO Demanda – Formada por um conjunto de consumidores – ou possíveis consumidores – de bens e serviços turísticos. Oferta – Composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística. 26/1/201436

37 SISTEMA TURÍSTICO Espaço geográfico - Base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda e em que se situa a população residente, que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação, conforme é levado em conta ou não na hora de planejar a atividade turística. 26/1/201437

38 SISTEMA TURÍSTICO Operadores de mercado - Empresas e organismos cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a oferta e a demanda. Aqui se encontram as agências de viagem, as companhias de transporte regular e aqueles órgãos públicos e provados que, mediante seu trabalho profissional são artífices da organização e/ou promoção do turismo. 26/1/201438


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