A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO TURISMO Profª. Fernanda Alves 25/03/2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO TURISMO Profª. Fernanda Alves 25/03/2017."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO TURISMO Profª. Fernanda Alves 25/03/2017

2 O que é Turismo? 25/03/2017

3 IDÉIAS FORÇA DO TURISMO
Fuga do cotidiano Conhecer novos povos Novos lugares Volta à natureza Desligamento das convenções e dos controles sociais Os ideários contribuem para formar IMAGINÁRIOS TURÍSTICOS. 25/03/2017

4 “O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. (Organização Mundial do Turismo – OMT, 1994) 25/03/2017

5 Outras definições de turismo da OMT:
Turismo receptivo: envolve os não-residentes que estiverem viajando em um determinado país. Turismo emissivo: envolve os residentes que estiverem viajando para um outro país. Turismo doméstico: envolve os residentes de um determinado país que viajam apenas dentro dos limites do seu território. 25/03/2017

6 Turismo internacional: compreende o turismo receptivo e o emissivo.
Despesas turísticas: as despesas totais de consumo feitas por um visitante, durante sua viagem e estada em seu destino turístico. 25/03/2017

7 Mitos e realidades do turismo
Mito: A maioria do turismo no mundo é internacional. Realidade: O turismo no mundo é predominantemente doméstico (pessoas viajando em seu próprio país). O turismo doméstico é responsável por cerca de 80% das viagens turísticas. 25/03/2017

8 Mitos e realidades do turismo
Mito: A maioria das viagens de turismo no mundo acontece por via aérea, quando os turistas viajam de um país para outro. Realidade: A maioria das viagens acontece por via terrestre (principalmente automóveis). 25/03/2017

9 Mitos e realidades do turismo
Mito: O turismo diz respeito apenas às atividades de lazer durante as férias. Realidade: O turismo inclui todos os tipos de propósitos de visitas, incluindo trabalho, conferências e educação. 25/03/2017

10 Mitos e realidades do turismo
Mito: Empregos nas áreas de turismo significam muitas viagens e a chance de aprender línguas. Realidade: A maioria dos empregos em turismo são no setor de hospitalidade e envolvem poucas viagens. 25/03/2017

11 Qual a importância do Turismo?
25/03/2017

12 Figura 2 - Chegada de Turistas no Mundo por Região 2001-2007
Fonte: MINISTÉRIO DO TURISMO, Organização Mundial do Turismo – OMT Notas: 1. Dados de 2006 revisados. 2. Dados de 2007 estimados.

13 25/03/2017

14 25/03/2017

15 25/03/2017

16 25/03/2017

17 25/03/2017

18 Movimento Internacional de Turistas
,2 milhões ,0 milhões ,2 milhões ,3 milhões Previsão(OMT) para 2020: 1,6 bilhões 25/03/2017

19

20 EMPREGOS PARA SE CRIAR 01 NOVO EMPREGO DIRETO NO BRASIL, NECESSITA-SE:
SIDERURGIA: R$ ,90 CONSTRUÇÃO CIVIL: R$ ,00 INDÚSTRIA TÊXTIL: R$ ,20 HOTELARIA: R$ ,60 No Brasil, no período de 200 à 2005 foram gerados pela atividade turística no país, 900 mil empregos, formais e informais. A atividade turística cresceu 76% nesse período.

21 Com cada US$ 7.000/ano gastos no País por turista estrangeiro 1 emprego direto é/pode ser gerado ou mantido no setor : os gastos de turistas estrangeiros em visita ao Brasil foram de US$ 4,3 bilhões. 25/03/2017

22 25/03/2017

23 25/03/2017

24 O TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA
Um dos principais problemas do setor, que ocultou ou ofuscou seu impacto econômico, é sua diversidade e fragmentação. Muitos dos empreendimentos turísticos também atendem a população local, o impacto dos gastos dos visitantes às vezes não é levado devidamente em conta ou é subestimado. 25/03/2017

25 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS
Gera divisas estrangeiras. Favorece o entendimento e a paz mundial. Incrementa a renda Favorece o processo de globalização mundial. Incrementa o Produto Nacional Bruto. Cria uma imagem externa favorável da localidade. Rompe as barreiras de língua, de classe, de raça, de credo religioso, de política. 25/03/2017

26 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS
Cria infra-estrutura que também ajuda o comércio e a indústria locais. Proporciona instalações turísticas e recreacionais que também podem ser utilizadas pela população local. O interesse dos turistas pela cultura local proporciona empregos a artistas, estimulando a produção cultural. 25/03/2017

27 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS
Contribui par a diversificação da economia. Utiliza produtos e recursos locais. Justifica a proteção e o melhoramento das condições ambientais. Tende a ser uma atividade de desenvolvimento econômico mais acessível para uma área ao complementar outras atividades econômicas. Reforça a conservação de usos e costumes. 25/03/2017

28 PORQUE A ATIVIDADE TURÍSTICA É ESTRATÉGICA PARA UM PAÍS
Estende o desenvolvimento para áreas deprimidas. Melhora as condições de vida da população local. Tem um grande efeito multiplicador. Melhora os horizontes educativos e culturais e melhora o sentimento da auto estima da população. Aumenta a arrecadação de impostos. Colabora com a balança comercial do país.

29 O Produto Turístico Turismo transforma em produto comercializável recursos naturais e culturais (tangíveis e intangíveis) Conceito de produto turístico envolve a experiência completa do turista (produto integral) Produto ampliado = produto principal + produtos auxiliares + produto de apoio Produto global ou integrado (cidade, região ou país) = território + ambiente sociocultural + população + diferentes formas de acesso (recursos turísticos + infra-estrutura + serviços básicos + serviços e equipamentos turísticos) 25/03/2017

30 O turismo impacta 52 setores, entre econômicos e sociais.
25/03/2017

31 ATIVIDADE DE VIAGEM & TURISMO
Hospitalidade, recreação, catering, diversão, transporte, e outros serviços relacionados. ECONOMIA DE VIAGEM & TURISMO Impressão, publicação, energia, serviços financeiros, fornecimento de equipamento, alimentos, segurança, administração, construção civil, construção naval, fornecimento de bebidas, ferro/aço, fabricação de aeronaves, madeira, mineração, produtos químicos, têxteis, combustíveis, plásticos, serviços de saneamento, flores, decorações , produtos metálicos, computadores, arquitetos, desenvolvimento de resorts, atacadistas, serviços de lavanderia, informática. 25/03/2017

32 TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Turismo como necessidade social institucionalizada Turismo ecológico Férias não padronizadas Viagens curtas e mais freqüentes Valorização da cultura e do passado A questão da autenticidade 25/03/2017

33 TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Singularidade/ a diferença Importância da Ásia e da China em partic. Envelhecimento da população Maior importância dos grupos étnicos Uso de novas tecnologias para fidelização de segmentos do mercado A importância do local num contexto de globalização. 25/03/2017

34 A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO TURISMO
O conceito de responsabilidade social O turismo como gerador de trabalho e renda Dinâmica do turismo/ Modificador dos espaços comuns. Democratização do turismo Renovação cultural Preservação ambiental 25/03/2017

35 SISTEMA TURÍSTICO 25/03/2017

36 SISTEMA TURÍSTICO Demanda – Formada por um conjunto de consumidores – ou possíveis consumidores – de bens e serviços turísticos. Oferta – Composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística. 25/03/2017

37 SISTEMA TURÍSTICO Espaço geográfico - Base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda e em que se situa a população residente, que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação, conforme é levado em conta ou não na hora de planejar a atividade turística. 25/03/2017

38 SISTEMA TURÍSTICO Operadores de mercado - Empresas e organismos cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a oferta e a demanda. Aqui se encontram as agências de viagem, as companhias de transporte regular e aqueles órgãos públicos e provados que, mediante seu trabalho profissional são artífices da organização e/ou promoção do turismo. 25/03/2017

39 DEMANDA TURÍSTICA 25/03/2017

40 DEMANDA TURÍSTICA O conceito de demanda está intimamente relacionado ao processo de tomada de decisões que as pessoas realizam constantemente no processo de planejamento de suas atividades de lazer e, portanto, sua escolha depende de numerosos fatores não só econômicos, como também psicológicos, sociológicos, físicos e éticos (OMT, 2001). 25/03/2017

41 DEMANDA TURÍSTICA Demanda turística: número de bens e serviços turísticos que as pessoas desejam e são capazes de consumir, por um determinado valor e em um determinado período de tempo (LAGE & MILONE, 2001) . Desta forma, o conceito de demanda turística objetiva explicar o comportamento do consumidor, a partir de suas decisões de compras de bens e serviços que estão à disposição do mercado turístico (LAGE & MILONE, 2001).

42 DEMANDA TURÍSTICA A análise da demanda turística requer também o conhecimento dos componentes básicos que a formam (COOPER et al., 2001; MATTOS, 2004):

43 DEMANDA TURÍSTICA Demanda real ou efetiva – É a demanda que já existe, que participa da atividade turística. É definida pelo número real de turistas presentes na localidade. 25/03/2017

44 DEMANDA TURÍSTICA Demanda reprimida – São os indivíduos que, por algum motivo, não viajam. A demanda reprimida pode ser dividida em potencial e protelada. Demanda potencial – É composta por pessoas que não fazem parte da demanda real por algum motivo, mas em uma data futura, poderão viajar caso fatores impeditivos desapareçam. Exemplos de fatores impeditivos: baixo poder aquisitivo, pouco tempo livre, dificuldade de acesso, promoções, etc. Demanda protelada – Consiste na demanda adiada não por impedimentos relacionados com o turista, mas sim com a oferta (saturação dos meios de hospedagem, condições meteorológicas adversas, terrorismo, etc.). Quando a oferta turística se normalizar, aquelas pessoas que se enquadram como demanda protelada se tornarão demanda efetiva.

45 DEMANDA TURÍSTICA Substituição da demanda ou redirecionamento de demanda – Ocorre quando a demanda por uma determinada oferta é substituída por outra. Não existe uma demanda extra gerada, apenas o deslocamento da demanda existente. Exemplos: substituição de férias de lazer por viagem de negócios, substituição de destino por superlotação dos meios de hospedagem, etc. Sem-demanda – Corresponde às pessoas que ou não desejam viajar ou não possuem condições (físicas ou financeiras) para tal. 25/03/2017

46 DEMANDA TURÍSTICA Observa-se que a análise da demanda turística através de um conceito global é extremamente complexa, uma vez que as características da população dos mercados emissores, além de outros diferentes fatores, condicionam a decisão de viajar, influenciam sua estrutura e, por conseqüência, seu desenvolvimento. Estes fatores podem ser divididos em (MATTOS, 2004; OMT, 2001): 25/03/2017

47 DEMANDA TURÍSTICA Econômicos. Nível de renda disponível.
Nível de preços. Política fiscal e controle de gastos em turismo. Financiamento. Tipos de câmbio. 25/03/2017

48 DEMANDA TURÍSTICA Relativos às unidades demandantes. Motivação.
Condicionantes socioculturais. Formas e estilos de vida. Tempo de lazer. Costumes de épocas. Crenças ideológicas, religiosas ou políticas. Fatores políticos. Fatores demográficos. 25/03/2017

49 DEMANDA TURÍSTICA Aleatórios.
Relativos aos sistemas de comercialização. Relativos à produção. 25/03/2017

50 DEMANDA TURÍSTICA A atividade turística é condicionada permanentemente à conjuntura econômica, seja de ordem microeconômica ou macroeconômica. O turista sofre influências tanto da situação econômica do seu país como do mundo, enquanto o turismo, de forma geral, é influenciado por todas as leis econômicas que atuam tanto no setor de serviço como nos setores industriais e de produção. Variações cambiais, decisões governamentais, nível de desemprego, catástrofes (naturais, guerras, atentados, etc.) e o PIB são alguns exemplos (MATTOS, 2004).

51 DEMANDA TURÍSTICA A sobrevivência dos destinos turísticos depende tanto do planejamento e desenvolvimento do turismo sustentável como do conhecimento dos fluxos turísticos, das motivações dos turistas e dos impactos do turismo no destino (FERREIRA, 2005). 25/03/2017

52 O OFERTA TURÍSTICA 25/03/2017

53 OFERTA TURÍSTICA Considera-se como oferta turística a soma da matéria-prima da atividade (recursos naturais e culturais, atrativos turísticos, que motivam o deslocamento dos turistas) com o conjunto de bens e serviços produzidos para proporcionar o seu consumo, de forma a adequar toda a oferta em uma estrutura de mercado. Os atrativos turísticos são considerados como oferta turística original, enquanto os bens e serviços gerados pelas empresas de turismo para dar suporte à atividade são considerados como oferta turística agregada . (BENI, 2003; MATTOS, 2004; VELOSO, 2003)

54 OFERTA TURÍSTICA Os elementos que compõem a oferta turística, considerando sua composição e não sua classificação, são (BOULLÓN, 2002; VELOSO, 2003): 25/03/2017

55 OFERTA TURÍSTICA Equipamentos
Meios de hospedagem: hotéis, hotéis residência, hotéis de lazer, pousadas, motéis, hospedarias, albergues da juventude, campings, pensões, apart-hotéis, condomínios, casas, cabanas, trailer parks; Serviços de alimentação e bebidas: bares, restaurantes, cafés, quiosques; Serviços de agenciamento: agência de viagens e turismo, transportadoras turísticas e outros; 25/03/2017

56 OFERTA TURÍSTICA Equipamentos
Serviços de entretenimento e diversões: parques de diversões e temáticos, bares, cinemas, teatros, casas noturnas (night clubs, discotecas), cassinos e outros jogos de azar; clubes esportivos, outros espetáculos públicos (touradas, rodeios, etc.), outros; Eventos: centros de convenções e exposições, empresas organizadoras de eventos, locadoras de equipamentos, outros; 25/03/2017

57 OFERTA TURÍSTICA Equipamentos Locadoras de veículos;
Outros serviços: informação turística, guias, comércio, câmbio de moeda, primeiros socorros, módulos policiais, estacionamentos, outros. 25/03/2017

58 OFERTA TURÍSTICA Atrações: Naturais:
Montanhas: picos, cumes, serras, montes, morros, colinas; Planaltos e planícies: chapadas, tabuleiros, patamares, pedras tabulares, vales, rochedos; Costas ou litoral: praias restingas, mangues, baías, enseadas, sacos, cabos e pontas, falésias, dunas; Terras insulares: ilhas, arquipélagos, recifes, atol; Hidrografia: rios, lagos, lagoas, praias fluviais e lacustres, pântanos, quedas d’águas, fontes hidrominerais e termas; Parques e reservas da fauna e da flora; Grutas, cavernas e furnas; Áreas de caça e pesca.

59 Históricos e culturais, realizações técnicas e científicas, e eventos:
Monumentos: arquitetura civil, religiosa e funerária, industrial e agrícola, militar, ruínas, escultura, pintura, outros legados; Sítios: históricos e científicos; Instituições culturais de estudo, de pesquisa e de lazer: museus, bibliotecas, arquivos, institutos históricos e geográficos; Festas: religiosas, populares e folclóricas, cívicas; Gastronomia típica: salgados, doces, frutas, sucos e bebidas; Produção artesanal: feiras e mercados; Exploração: mineral, agrícola e pastoril, industrial; Obras de arte e técnica: usinas, jardins botânicos e hortos, planetários, outros Congressos e convenções, feiras e exposições; Eventos: desportivos, artísticos e culturais, religiosos, sociais e assistenciais, gastronômicos, de produtos e outros.

60 OFERTA TUR[ISTICA análise econômica  oferta é a quantidade de mercadoria ou serviço que entra no mercado consumidor a um preço dado e por um período determinado. O que se produz e não se vende: bens (mercadorias)  pode ser acumulado serviços  é perdido 25/03/2017

61 25/03/2017


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO TURISMO Profª. Fernanda Alves 25/03/2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google