A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula XI – Técnicas de análise de dados – Análise do Discurso Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula XI – Técnicas de análise de dados – Análise do Discurso Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula XI – Técnicas de análise de dados – Análise do Discurso Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

2 Métodos de Análise Qualitativos de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Métodos São descritivos Buscam a construção de modelos Categorizações a posteriori Não buscam a generalização Tomam tempo Fortemente dependentes do pesquisador

3 Métodos Qualitativos – Fontes de Dados de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS  Descrições detalhadas de fenômenos, comportamentos;  Citações diretas de pessoas sobre suas experiências;  Trechos de documentos, registros, correspondências;  Gravações ou transcrições de entrevistas e discursos;  Dados com maior riqueza de detalhes e profundidade;  Interações entre indivíduos, grupos e organizações.

4 O Discurso - Definição de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conjunto de enunciados emitidos por alguém sobre algum tema.

5 O Discurso (cont.) – Definição de Classe de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conjunto de indivíduos agrupados segundo algum critério (usualmente econômico) e que partilham de interesses comuns. Discurso Classe

6 O Discurso (cont.) – Exemplos de Classe de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Sociedade Trabalhadores urbanos Financistas Latifundiários Clero Militares Trabalhadores rurais Índios Sem terra

7 O Discurso (cont.) – Classe Dominante de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Classe dominante Se apropria Estado Ideologia

8 O Discurso (cont.) - Ideologia de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conjunto de enunciados que expressam uma visão de mundo associada a uma determinada classe.

9 O Discurso (cont.) – Características da Ideologia de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Ideologia Função de alienação Visão de mundo de determinada classe Reconstrução do Real Discurso

10 O Discurso (cont.) – Ideologia e Discurso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conjunto de enunciados explícitos. Conjunto de lacunas conscientes. Ideologia da classe Discurso

11 O Discurso (cont.) - Suportes de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Suportes do Discurso Texto Imagens Música Obras de arte

12 O Discurso (cont.) – Discurso e Campo Discursivo ( MAINGUENEAU,1998 p. 19) de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS No universo discursivo, isto é, no conjunto dos discursos que interagem em um dado momento, a análise do discurso segmenta campos discursivos, espaços onde um conjunto de formações discursivas [1] estão em relação de concorrência no sentido amplo, delimitam- se reciprocamente: assim as diferentes escolas filosóficas ou as correntes políticas que se afrontam, explicitamente ou não, numa certa conjuntura...O campo não é uma estrutura estratégica, mas um jogo de equilíbrios instáveis entre diversas forças que, em certos momentos, move-se para estabelecer uma nova configuração. Um campo não é homogêneo: há sempre dominantes e dominados, posicionamentos centrais e periféricos. Um posicionamento dominado não é necessariamente periférico, mas todo posicionamento periférico é dominado. [1] No universo discursivo, isto é, no conjunto dos discursos que interagem em um dado momento, a análise do discurso segmenta campos discursivos, espaços onde um conjunto de formações discursivas [1] estão em relação de concorrência no sentido amplo, delimitam- se reciprocamente: assim as diferentes escolas filosóficas ou as correntes políticas que se afrontam, explicitamente ou não, numa certa conjuntura...O campo não é uma estrutura estratégica, mas um jogo de equilíbrios instáveis entre diversas forças que, em certos momentos, move-se para estabelecer uma nova configuração. Um campo não é homogêneo: há sempre dominantes e dominados, posicionamentos centrais e periféricos. Um posicionamento dominado não é necessariamente periférico, mas todo posicionamento periférico é dominado. [1] [1] Formação Discursiva: Conjunto de enunciados relacionados a um mesmo sistema de regras, historicamente determinadas (MAINGUENEAU, 1998, p ).

13 O Discurso (cont.) – Discurso e Campo Discursivo de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Discurso 1 Discurso 5 Discurso 4 Discurso n Discurso 3 Discurso 2 Objeto do Discurso Discursos em oposição Discursos convergentes

14 O Discurso (cont.) – Discurso e Ideologia de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Ideologia da classe dominante Discurso hegemônico Justificativa de classe Processo de dominação

15 Campo da Análise do Conteúdo Campo da Análise do Discurso Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Discurso Condição de produção do discurso Conteúdo do discurso Conteúdo explícito Conteúdo implícito Ideologia O que o discurso tenta legitimar? O que é afirmado ? O que não é dito?

16 O Discurso (cont.) – Discurso e Pesquisa em Ensino de Ciências de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS No Ensino de Ciências estamos, normalmente, interessados na lógica interna dos discursos. Fazemos Análise de Conteúdo

17 17Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS


Carregar ppt "Aula XI – Técnicas de análise de dados – Análise do Discurso Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google