A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Aula XI – Técnicas de análise de dados – Análise do Discurso

2 Métodos de Análise Qualitativos
Buscam a construção de modelos São descritivos Tomam tempo Métodos Categorizações a posteriori Fortemente dependentes do pesquisador Não buscam a generalização Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

3 Métodos Qualitativos – Fontes de Dados
Descrições detalhadas de fenômenos, comportamentos; Citações diretas de pessoas sobre suas experiências; Trechos de documentos, registros, correspondências; Gravações ou transcrições de entrevistas e discursos; Dados com maior riqueza de detalhes e profundidade; Interações entre indivíduos, grupos e organizações. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

4 Conjunto de enunciados emitidos por alguém sobre algum tema.
O Discurso - Definição Conjunto de enunciados emitidos por alguém sobre algum tema. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

5 O Discurso (cont.) – Definição de Classe
Conjunto de indivíduos agrupados segundo algum critério (usualmente econômico) e que partilham de interesses comuns. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

6 O Discurso (cont.) – Exemplos de Classe
Financistas Trabalhadores urbanos Índios Clero Latifundiários Sociedade Sem terra Trabalhadores rurais Militares Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

7 O Discurso (cont.) – Classe Dominante
Estado Se apropria Ideologia Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

8 O Discurso (cont.) - Ideologia
Conjunto de enunciados que expressam uma visão de mundo associada a uma determinada classe. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

9 O Discurso (cont.) – Características da Ideologia
Visão de mundo de determinada classe Ideologia Reconstrução do Real Função de alienação Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

10 O Discurso (cont.) – Ideologia e Discurso
Ideologia da classe Discurso Conjunto de enunciados explícitos. Conjunto de lacunas conscientes. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

11 O Discurso (cont.) - Suportes
Suportes do Discurso Texto Música Imagens Obras de arte Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

12 O Discurso (cont. ) – Discurso e Campo Discursivo (MAINGUENEAU,1998 p
No universo discursivo, isto é, no conjunto dos discursos que interagem em um dado momento, a análise do discurso segmenta campos discursivos, espaços onde um conjunto de formações discursivas[1] estão em relação de concorrência no sentido amplo, delimitam-se reciprocamente: assim as diferentes escolas filosóficas ou as correntes políticas que se afrontam, explicitamente ou não, numa certa conjuntura ...O campo não é uma estrutura estratégica, mas um jogo de equilíbrios instáveis entre diversas forças que, em certos momentos, move-se para estabelecer uma nova configuração. Um campo não é homogêneo: há sempre dominantes e dominados, posicionamentos centrais e periféricos. Um posicionamento dominado não é necessariamente periférico, mas todo posicionamento periférico é dominado. [1] Formação Discursiva: Conjunto de enunciados relacionados a um mesmo sistema de regras, historicamente determinadas (MAINGUENEAU, 1998, p ). Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 O Discurso (cont.) – Discurso e Campo Discursivo
Discurso n Discurso 3 Discurso 2 Objeto do Discurso Discursos em oposição Discursos em oposição Discursos convergentes Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

14 O Discurso (cont.) – Discurso e Ideologia
Ideologia da classe dominante Discurso hegemônico Justificativa de classe Processo de dominação Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Análise do Discurso vs Análise de Conteúdo
Campo da Análise do Discurso Campo da Análise do Conteúdo Condição de produção do discurso Conteúdo do discurso Conteúdo explícito Conteúdo implícito Ideologia O que o discurso tenta legitimar? O que é afirmado ? O que não é dito? Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

16 O Discurso (cont.) – Discurso e Pesquisa em Ensino de Ciências
No Ensino de Ciências estamos, normalmente, interessados na lógica interna dos discursos. Fazemos Análise de Conteúdo Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

17 Fim da aula 11 paulorosa@dfi.ufms.br
Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 11 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google