A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE"— Transcrição da apresentação:

1 HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
Edméa Oliveira dos Santos Doutora em Educação e Cibercultura Contatos: (21) ;

2 * * * * * *

3 * * * * * * * * * * * * * * * * *

4 Educação Online Qual a diferença entre EAD e Educação Online?
Auto-aprendizagem Aprendizagem Interativa ou colaborativa Como acontece a mediação da aprendizagem na educação online? TICS – tecnologias digitais de informação e comunicação Internet AVA – ambientes virtuais de aprendizagem Exemplos: e-Proinfo, Moodle, Teleduc, WebCT Docentes e discentes online AVA # Plataforma Quem são as e os aprendentes? Docentes e discentes

5 Educação Online Por que novos arranjos espaço-temporais?
Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Como é a sala de aula num ambiente virtual de aprendizagem? Interfaces de conteúdo Hipertexto e multimídia (módulos e biblioteca, perfil) Interfaces de comunicação Assíncronas (diário de bordo, webmail, fórum, portfólio) Síncronas (bate-papo, vídeoconferências) Que é interface? Interface # Ferramenta

6 Desenho dos módulos Como os módulos devem ser desenhados? Unidades
Telas de abertura e fechamento da unidade com convites à reflexão Telas de apresentação do texto temático Textos temáticos Midiateca (verbetes, glossário, vídeos, leituras complementares, links Quais as vantagens da leitura/estudo com hipertexto? Camadas diferentes de informação Links internos para a midiateca e para a Internet Imagens Navegação não linear e linear

7 Sobre os GT (grupos de trabalho)
Quais as vantagens de organizar a turma também em grupos de trabalho? Promover redes de relacionamentos Promover aprendizagem colaborativa e cooperativa Promover comunidades de aprendizagem Quais as interfaces para a comunicação dos grupos de trabalho? Interface assíncrona (fórum, portfólio, glossários) Interface síncrona (chat)

8 Avaliação da aprendizagem
Qual a concepção da avaliação da aprendizagem? A avaliação da aprendizagem é processual, dialógica e interativa. Todas as atividades individuais e coletivas serão avaliadas pelas e pelos aprendentes a partir de processos de negociação e indicadores de participação nas atividades on-line, bem como, na produção coletiva do TCC. Quais os indicadores que as e os docentes utilizarão? Construir coletivamente rubricas com indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar processos e produções.

9 * * * * * * * * * * *

10

11 Dissecação de rã (http://www-itg. lbl. gov/vfrog/portuguese/dissect
“The Virtual Cell Web Page”( Cells Alive ( Visible Human Project ( Simulação das fases da lua ( Thirt-five Critical Days ( “A simulação como recurso pedagógico na Internet” ( - aula virtual preparada pelo professor Marcos Palácios, da FACOM ( para o Núcleo de Tecnologia Educacional do Programa Nacional de Informática (PROINFO) DE Barreiras, Estado da Bahia.

12 mea2@uol.com.br www.docenciaonline.pro.br/moodle
Prof. Dra. Edméa Oliveira dos Santos Consultoria em Educação Online e Informática Educativa Formação de professores Desenho Didático Docência Online Ambientes Virtuais Contatos:


Carregar ppt "HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google