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Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas)

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Apresentação em tema: "Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas)"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. Cláudio Cabral

2  Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) (PNQ, Carderno Excelência, p.5).  Processo é uma série de atividades que consumem recursos e produzem um bem ou serviço.

3 Processo do Fornecedor ao Cliente

4  “A gestão por processos permite que as equipes sejam envolvidas em um ambiente cooperativo e de compartilhamento de informações”. Petroquímica União, PNQ 2005 Fonte: FNQ: Classe Mundial, 2005  É uma Gestão Orientada por Processos e Informações, onde tem-se o domínio dos recursos, a previsibilidade dos resultados, a evolução do seu desempenho e a implementação sistemática de inovações e melhorias.

5  Processos Principais do Negócio: são os que agregam valor direto aos clientes da empresa. São conhecidos como processos fim ou primários. Ex. logística de entrada; produção;logística de saída; marketing; e vendas e serviços de pós-venda.  Processos de Apoio : são aqueles que apóiam os processos principais.Ex. suprimento; desenvolvimento; recursos humanos; infra-estrutura (ou processos organizacionais).

6 Processos Principais e de Apoio

7  O requisito em um processo é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas.  Exemplos de Requisitos: prazo de entrega, tempo de garantia, especificação técnica, qualificação da equipe, forma de pagamento, preservação do meio ambiente,etc.  Os Processos Principais e de Apoio devem ser gerenciados para atender aos Requisitos do cliente.

8  O indicador de desempenho mede ou quantifica as entradas (recursos ou insumos), o processamento e as saídas (produtos ou serviços) dos processos.  Permite monitorar o processos após sua conclusão, assegurando o atendimento dos requisitos do processo.  A determinação dos requisitos acontece em dois momentos: na etapa de negociação (para entender as necessidades do cliente) e etapa de preparação para o projeto (para atender às necessidades do cliente.

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10  O gerenciamento de um processo significa a adoção de ações que vão assegurar o cumprimento dos requisitos do processo e, em decorrência, o cumprimento dos resultados esperados para o processo.  Condições para Gerenciar Processos: a) Existência do padrão de trabalho do processo. Define as responsabilidades na execução do trabalho, a freqüência, os indicadores de desempenho, o atendimento dos requisitos e a maneira correta de se executar o processo. B) Existência de um mecanismo de controle - Permite monitorar a execução do processo, garantindo que seu padrão de trabalho esteja sendo cumprido integralmente.

11  Não conformidade- é o não-atendimento a um requisito; Quando o produto ou serviço deixa de atender a uma ou algumas das necessidades destas partes interessadas, configura-se uma não- conformidade.  Quando ocorre uma não-conformidade é necessário tratá-la adequadamente, para prevenir a sua re-ocorrência, conhecendo-se e eliminando-se sua causa.

12  Uma não-conformidade é composta de uma causa e de um efeito.  A causa- é o fator que efetivamente provocou o desvio em relação a uma condição programada ou planejada e que, impediu o cumprimento dos requisitos do produto.  O efeito- é o que se vê da não- conformidade, é o resultado diferente do esperado ou necessário.

13 O tratamento de uma não-conformidade engloba as seguintes etapas:  Entendimento da não-conformidade - entendimento claro e preciso do fato ocorrido;  Eliminação do efeito da não-conformidade - é a ação sobre o efeito.  Identificação da causa ou das causas da não-conformidade – identificação clara dos fatores que provocaram o desvio do que foi planejado.  Verificação da abrangência da não-conformidade - verificação da influência das causas identificadas em outros processos da organização;  Definição e implementação de ações corretivas - atuam diretamente na eliminação das causas da não-conformidade assegurando a sua não re-ocorrência;  Verificação da implementação e eficácia das ações corretivas– assegura que as ações corretivas foram efetivamente implementadas e eliminaram a causa da não-conformidade.

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15  Os processos principais do negócio e os processos de apoio, além de monitorados, precisam ser analisados e melhorados.  Como práticas para a melhoria dos processos principais do negócio e de apoio, podem ser sugeridas: a) O benchmarking; b) A análise de valor; c) Os diagnósticos em relação aos modelos de gestão; d) A análise de novas necessidades das partes interessadas e outras.

16 A fim de melhorar os processos desde o início, é necessário escolher, monitorar e avaliar os Fornecedores de acordo com as seguintes etapas (conforme o PNQ):  Identificação de Fornecedores e desenvolvimento da cadeia de suprimento;  Seleção e Qualificação de Fornecedores;  Atendimento aos requisitos da organização;  Avaliação de Desempenho dos Fornecedores;  Minimização dos Custos de Fornecimento;  Comprometimento de Fornecedores

17  O risco é a combinação e a medida da probabilidade de ocorrência de um evento não desejado e das suas conseqüências,caso ocorra.  Os riscos financeiros devem ser claramente identificados, quantificados e monitorados pela organização, com o objetivo de prevenir a sua ocorrência ou diminuir as suas conseqüências, caso ocorram.

18  O orçamento é uma previsão com registro e cálculo dos gastos a fazer com a realização de projetos e processos na organização, incluindo-se o cálculo prévio da receita e da despesa.  Recomenda-se que em períodos definidos, geralmente mensais e anuais, a organização faça o seu orçamento.  Na elaboração do orçamento, devem ser consideradas também os investimentos para a implementação das estratégias e de seus respectivos planos de ação e outras, peculiares a cada organização.

19  Gerenciar processos é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações.  O alinhamento dos processos aos objetivos organizacionais está ligado à vantagem competitividade das empresas.

20 Obrigado Até a próxima aula


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