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Gerenciamento de Processos - PNQ

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Processos - PNQ"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Processos - PNQ
Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Processos-Definições
Os processos são constituídos pelo conjunto das atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) (PNQ, Carderno Excelência, p.5). Processo é uma série de atividades que consumem recursos e produzem um bem ou serviço.

3 Processo do Fornecedor ao Cliente

4 Gestão por Processos “A gestão por processos permite que as equipes sejam envolvidas em um ambiente cooperativo e de compartilhamento de informações” Petroquímica União, PNQ 2005 Fonte: FNQ: Classe Mundial, 2005 É uma Gestão Orientada por Processos e Informações, onde tem-se o domínio dos recursos, a previsibilidade dos resultados, a evolução do seu desempenho e a implementação sistemática de inovações e melhorias.

5 Identificação nos Processos
Processos Principais do Negócio: são os que agregam valor direto aos clientes da empresa. São conhecidos como processos fim ou primários. Ex. logística de entrada; produção;logística de saída; marketing; e vendas e serviços de pós-venda. Processos de Apoio : são aqueles que apóiam os processos principais.Ex. suprimento; desenvolvimento; recursos humanos; infra-estrutura (ou processos organizacionais).

6 Processos Principais e de Apoio

7 Requisitos dos Processos
O requisito em um processo é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas. Exemplos de Requisitos: prazo de entrega, tempo de garantia , especificação técnica, qualificação da equipe, forma de pagamento, preservação do meio ambiente,etc. Os Processos Principais e de Apoio devem ser gerenciados para atender aos Requisitos do cliente.

8 Identificador de Desempenho
O indicador de desempenho mede ou quantifica as entradas (recursos ou insumos), o processamento e as saídas (produtos ou serviços) dos processos. Permite monitorar o processos após sua conclusão, assegurando o atendimento dos requisitos do processo. A determinação dos requisitos acontece em dois momentos: na etapa de negociação (para entender as necessidades do cliente) e etapa de preparação para o projeto (para atender às necessidades do cliente.

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10 Gerenciamento de Processos
O gerenciamento de um processo significa a adoção de ações que vão assegurar o cumprimento dos requisitos do processo e, em decorrência, o cumprimento dos resultados esperados para o processo. Condições para Gerenciar Processos: a) Existência do padrão de trabalho do processo. Define as responsabilidades na execução do trabalho, a freqüência, os indicadores de desempenho, o atendimento dos requisitos e a maneira correta de se executar o processo. B) Existência de um mecanismo de controle - Permite monitorar a execução do processo, garantindo que seu padrão de trabalho esteja sendo cumprido integralmente.

11 Ger Processos- Não Conformidade
Não conformidade- é o não-atendimento a um requisito; Quando o produto ou serviço deixa de atender a uma ou algumas das necessidades destas partes interessadas, configura-se uma não- conformidade. Quando ocorre uma não-conformidade é necessário tratá-la adequadamente, para prevenir a sua re-ocorrência, conhecendo-se e eliminando-se sua causa.

12 Não-conformidade- Causa e Efeito
Uma não-conformidade é composta de uma causa e de um efeito. A causa- é o fator que efetivamente provocou o desvio em relação a uma condição programada ou planejada e que, impediu o cumprimento dos requisitos do produto. O efeito- é o que se vê da não- conformidade, é o resultado diferente do esperado ou necessário.

13 Tratamento de uma Não-Conformidade
O tratamento de uma não-conformidade engloba as seguintes etapas: Entendimento da não-conformidade - entendimento claro e preciso do fato ocorrido; Eliminação do efeito da não-conformidade - é a ação sobre o efeito. Identificação da causa ou das causas da não-conformidade – identificação clara dos fatores que provocaram o desvio do que foi planejado. Verificação da abrangência da não-conformidade - verificação da influência das causas identificadas em outros processos da organização; Definição e implementação de ações corretivas - atuam diretamente na eliminação das causas da não-conformidade assegurando a sua não re-ocorrência; Verificação da implementação e eficácia das ações corretivas– assegura que as ações corretivas foram efetivamente implementadas e eliminaram a causa da não-conformidade.

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15 Análise e Melhoria dos Processos
Os processos principais do negócio e os processos de apoio, além de monitorados, precisam ser analisados e melhorados. Como práticas para a melhoria dos processos principais do negócio e de apoio, podem ser sugeridas: a) O benchmarking; b) A análise de valor; c) Os diagnósticos em relação aos modelos de gestão; d) A análise de novas necessidades das partes interessadas e outras.

16 Processos de Relacionamento com Fornecedores
A fim de melhorar os processos desde o início, é necessário escolher, monitorar e avaliar os Fornecedores de acordo com as seguintes etapas (conforme o PNQ): Identificação de Fornecedores e desenvolvimento da cadeia de suprimento; Seleção e Qualificação de Fornecedores; Atendimento aos requisitos da organização; Avaliação de Desempenho dos Fornecedores; Minimização dos Custos de Fornecimento; Comprometimento de Fornecedores

17 Identificação e monitoramento de riscos financeiros
O risco é a combinação e a medida da probabilidade de ocorrência de um evento não desejado e das suas conseqüências,caso ocorra. Os riscos financeiros devem ser claramente identificados, quantificados e monitorados pela organização, com o objetivo de prevenir a sua ocorrência ou diminuir as suas conseqüências, caso ocorram.

18 Gerenciamento do Orçamento
O orçamento é uma previsão com registro e cálculo dos gastos a fazer com a realização de projetos e processos na organização, incluindo-se o cálculo prévio da receita e da despesa. Recomenda-se que em períodos definidos, geralmente mensais e anuais, a organização faça o seu orçamento. Na elaboração do orçamento, devem ser consideradas também os investimentos para a implementação das estratégias e de seus respectivos planos de ação e outras, peculiares a cada organização.

19 Processos- Conclusões
Gerenciar processos é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações. O alinhamento dos processos aos objetivos organizacionais está ligado à vantagem competitividade das empresas.

20 Obrigado Até a próxima aula


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