A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALESTRANTE Admª. Edilene Vasconcelos Superintendente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALESTRANTE Admª. Edilene Vasconcelos Superintendente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso."— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRANTE Admª. Edilene Vasconcelos Superintendente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso.

2 & ADMINISTRAÇÃO Formação Acadêmica Acadêmica ExercícioProfissional

3 A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

4 Instituições de Ensino Superior Ano Quant. Fonte: MEC/CFA n ADMINISTRAÇÃO Em Mato Grosso: 271 TOTAL e 50 com cursos de Administração Pública: 128 Privada: 143

5 Estudantes na graduação (2002) * Fonte: MEC/INEP-2002 Total de Vagas no Ensino Superior em 2002 : 3,5 milhões Total de Vagas no Ensino Superior em 2002 : 3,5 milhões

6 Fonte: DNRC/ CFA EMPRESAS X BACHARÉIS ADMINISTRAÇÃOADMINISTRAÇÃO

7 Evolução da Matrícula BRASIL X ADM 1998: mil 1996: mil 1994: mil ADM: 338 mil ADM: 257 mil ADM: 225 mil ADM: 195 mil Fonte: INEP/MEC - Censo : mil ADM: 493 mil 2000: mil

8 1996: : : : : : Graduandos em Administração Número de Presentes ao ENC na área de Administração 2002: : Em 2003 MT: 1.056

9 335 NÚMEROS DO PROVÃO - ADM % % CURSOS GRADUANDOS Fonte: INEP/MEC

10 Maior qualificação do Corpo Docente Mestres e Doutores 1996: (32,7%) 2001: (47,4%) 307,6% Fonte: CAPES/MEC

11 CAMPOS PRIVATIVOS DO ADMINISTRADOR

12 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E PATRIMONIAL. ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL E RELAÇÕES INDUSTRIAIS. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL, MERCADOLÓGICA/ MARKETING E DE PRODUÇÃO. ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE TRABALHO, DESDOBRAMENTOS E CAMPOS CONEXOS. CAMPOS PRIVATIVOS DO ADMINISTRADOR: CAMPOS DA

13 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante:  Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos;  Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

14 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR  Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, para estatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;  Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.

15 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR  Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

16 O Sistema CFA/CRAS CFA Novo CRA/PI

17 Missão do Sistema CFA/CRAs Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade.

18 CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA É a entidade normativa, consultiva, orientadora e disciplinadora do exercício da profissão de Administrador. Natureza Jurídica do CFA e dos CRAs Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Natureza Jurídica do CFA e dos CRAs Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.

19 CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO - CFA a)propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução; b)orientar e disciplinar o exercício da profissão de Administrador; c)promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do país; d)dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais. Finalidades:

20 CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO - CRA É a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e que apóia, auxilia e defende os direitos dos Administradores em sua jurisdição.

21 Finalidades: a)dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração; b)fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador; c)organizar e manter o registro de Administrador; d)julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei nº 4769, de 09/09/65; e)expedir as carteiras profissionais dos Administradores. CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO - CRA

22 A Importância do Registro Profissional

23 .O Registro Profissional fortalece a categoria do Administrador uma vez que aumenta a conscientização dos empregadores e dos tomadores de serviços no sentido de se exigir qualidade em tudo que se compra ou se adquire..O Sistema CFA/CRAs, por meio da fiscalização, trabalha a fim de garantir que o Administrador legalmente habilitado assuma sua ocupação no mercado de trabalho..Participando das atividades de seu CRA, você poderá avaliar sua importância. Por que se Registrar?

24 O REGISTRO NOS CRAs No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador.

25 ONDE SE REGISTRAR? Nas sedes dos CRAs, localizadas nas capitais e no Distrito Federal, ou em suas Delegacias Regionais no interior de cada Estado da Federação.

26 REGISTRO PROVISÓRIO É o registro feito quando à época do requerimento de inscrição, o diploma ainda esteja em fase de expedição ou registro no órgão competente e sua validade é de 2 (dois) anos, contados da data da homologação, não podendo ser renovado.

27 REGISTRO DEFINITIVO É o registro feito mediante a apresentação do diploma, devidamente registrado no órgão competente designado pelo MEC, o qual dá origem à Carteira de Identidade Profissional Definitiva.

28 REGISTRO SECUNDÁRIO É o registro concedido ao Administrador que, apesar de ter seu registro originário em outra jurisdição, esteja prestando serviços fora de seu domicílio profissional, assegurando, assim, o seu direito de atuar profissionalmente.

29 O Patrono dos Administradores Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

30 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 253, DE 30 DE MARÇO DE 2001 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 264, DE 6 DE MARÇO DE 2002 Altera o Código de Ética e dá outras providências

31 Campos de Atuação do Administrador (arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº /67) Campos de Atuação do Administrador (arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº /67) 1. Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; 2. Organização e Métodos; 3. Orçamentos; 4. Administração de Material; 5. Administração Financeira; 6. Administração Mercadológica/Marketing; 7. Administração de Produção; 8. Relações Industriais; 9.Outros campos considerados como desdobramentos ou conexos, entre eles Turismo e Hotelaria. 1. Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; 2. Organização e Métodos; 3. Orçamentos; 4. Administração de Material; 5. Administração Financeira; 6. Administração Mercadológica/Marketing; 7. Administração de Produção; 8. Relações Industriais; 9.Outros campos considerados como desdobramentos ou conexos, entre eles Turismo e Hotelaria.

32 Legislação que rege o Sistema CFA/CRAs e a profissão de Administrador a) Lei nº 4.769, de 09/09/65 – Dispõe sobre a profissão de Administrador; b) Decreto nº , de 22/12/67 – aprova o Regulamento da profissão de Administrador. c) Resoluções Normativas do CFA d) Resoluções dos CRAs a) Lei nº 4.769, de 09/09/65 – Dispõe sobre a profissão de Administrador; b) Decreto nº , de 22/12/67 – aprova o Regulamento da profissão de Administrador. c) Resoluções Normativas do CFA d) Resoluções dos CRAs Legislação:

33 Sede do CFA SAUS - Quadra 01 - BLOCO L - Edf. CFA - Brasília/DF Tels: (61) Fax: (61) SAUS - Quadra 01 - BLOCO L - Edf. CFA - Brasília/DF Tels: (61) Fax: (61)

34


Carregar ppt "PALESTRANTE Admª. Edilene Vasconcelos Superintendente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google