A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia: 1. Nega radicalmente o mentalismo; Nega a existência da mente, mas aceitar estudar os eventos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia: 1. Nega radicalmente o mentalismo; Nega a existência da mente, mas aceitar estudar os eventos."— Transcrição da apresentação:

1 BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia: 1. Nega radicalmente o mentalismo; Nega a existência da mente, mas aceitar estudar os eventos internos; Eventos Internos = Eventos Físicos  Eventos Mentais; monismo Adota o monismo para a Psicologia; 2. Busca, na sua interação com o ambiente; 2. Busca a raiz, a gênese do evento comportamental na sua interação com o ambiente;

2 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO “O Behaviorismo poderia designar uma filosofia, um método, uma explicação, uma técnica, um tipo de intervenção e até uma posição política” (Medeiros, 2008)

3 O Behaviorismo de Skinner segundo a proposta de Tourinho ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Behaviorismo Análise Análise Radical ExperimentalAplicada do Compt. do Compt. do Compt. do Compt..

4 Behaviorismo Radical Filosofia da Ciência do Comportamento; Campo de questionamento sobre: 1. A pretensão desta ciência; 2. Como esta ciência se justifica seus pressupostos e objetivos; “Seria tal ciência possível?”; “Poderia tratar de todos os aspectos da natureza humana?” “Como descrever a origem e natureza dos eventos psicológico?”

5 Behaviorismo Radical Filosofia da Ciência do Comportamento; Campo de questionamento sobre: 1. O sujeito da investigação; 2. O Comportamento a ser investigado; 3. A probabilidade da resposta como investigação; 4. A ênfase no estudo das conseqüências sobre o comportamento.

6 Análise Experimental do Comportamento: Ciência do Comportamento Campo de investigação para validação de dados empíricos; É a base do instrumental teórico do Behaviorismo Radical; A Análise é reducionista e indutiva, mas se pretende o comportamento complexo; O determinismo é probabilístico; A Experimentação é o método ideal.

7 Análise Aplicada do Comportamento: Ciência Aplicada Intervenção planejada dos analistas do comportamento na clínica, na escola, na saúde pública, organizações, etc; “Identificação de relações funcionais entre padrões de responder e certos aspectos ambientais identificáveis e manipuláveis”

8 Análise Aplicada do Comportamento Duas Funções: a) Manter contato com o mundo real e alimentar os pesquisadores da área com problemas comportamentais do mundo natural; b) Mostrar a relevância social de tais pesquisas e justificar sua manutenção e ampliação da área como um todo;

9 ANÁLISE FUNCIONAL: aplicação dos conceitos Identificar comportamentos; Identificar as conseqüências do comportamento; Alterar as conseqüências; Verificar as mudanças do comportamento; “Análise das contingências é um procedimento ativo, não uma especulação intelectual”

10 Diferença entre comportamento e topografia; A importância da funcionalidade do comportamento; É importante identificar a história de reforçamento;


Carregar ppt "BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia: 1. Nega radicalmente o mentalismo; Nega a existência da mente, mas aceitar estudar os eventos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google