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Paulo Itacarambi Helio Mattar Pesquisa Nacional Ethos - Akatu - IBOPE Inteligência “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil - 2008”

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Apresentação em tema: "Paulo Itacarambi Helio Mattar Pesquisa Nacional Ethos - Akatu - IBOPE Inteligência “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil - 2008”"— Transcrição da apresentação:

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2 Paulo Itacarambi

3 Helio Mattar

4 Pesquisa Nacional Ethos - Akatu - IBOPE Inteligência “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil - 2008”

5 Objetivos da pesquisa A pesquisa, de âmbito nacional, é uma parceria entre o Instituto Ethos e o Instituto Akatu e realização do IBOPE. Seu propósito é avaliar a situação das práticas efetivas das empresas brasileiras no que diz respeito à RSE e à gestão da sustentabilidade.

6 Metodologia UNIVERSO: empresas brasileiras formalmente constituídas, de todos os portes e setores.  Pesquisa Quantitativa - abordagem telefônica.  Entrevistados contatados via email e telefone, e optaram por responder via telefone (escolha da maioria) ou web.  Buscou-se entrevistar o profissional mais qualificado para responder pela empresa sobre as ações de RSE e sustentabilidade.  Classificação do porte das empresas segundo os critérios do IBGE e SEBRAE:

7 Composição da Amostra Base: Amostra (500) Porte Setor de Atuação Região NorteNordesteCentro-OesteSudesteSul 7% 17% 13% 38% 24%

8 Total Porte PequenoMédioGrande Base - entrevistas realizadas: (%)(721)(430)(134)(157) Área/ Depto. que trabalha Administrativo-Financeiro48513721 Recursos Humanos29244756 Diretoria171969 Produção2220 RSE e/ ou Sustentabilidade1135 Comercial1111 Marketing e Comunicação1104 Controle de qualidade0011 Meio Ambiente0002 Outros1120 Cargo/ Função atual Gerente37364539 Proprietário151754 Supervisor/ Coordenador14131420 Assistente14 17 Diretor101126 Relações Públicas3312 Outras respostas3333 Analista2173 Vice-Presidente1150 Técnico1110 Administrador1011 Contador1033 Estagiário0000 Perfil do entrevistado

9 Área responsável por responsabilidade social e/ou sustentabilidade nas empresas Total Porte PequenoMédioGrande Base - entrevistas realizadas: (%)(721)(430)(134)(157) Administrativo-Financeiro39432714 Diretoria27282023 Recursos Humanos262440 Marketing e Comunicação2225 Responsabilidade Social Empresarial e/ou Sustentabilidade 1029 Produção1120 Não tem departamento específico1113

10 O MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE RSE

11 Metodologia 07 Áreas 31 Temas 809 Práticas analisadas Pesquisa Tear Escala Akatu Pesquisa Ethos Akatu Percepção do Consumidor Brasileiro PESQUISA PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA RSE NO BRASIL – ETHOS - AKATU - IBOPE 98 QUESTÕES (63 PRÁTICAS E 35 FERRAMENTAS)

12 Quais são as práticas mapeadas na pesquisa Construção do questionário baseada em dois instrumentos que tratam das questões mais importantes em gestão sustentável e RSE CRITÉRIOS ESSENCIAIS de RSE e seus mecanismos de indução (Ethos) ESCALA AKATU (Referências Akatu-Ethos) 60 práticas mais usuais e que diferenciam a RSE entre as empresas brasileiras Conjunto de critérios que retratam as demandas mais essenciais de RSE

13 Critérios essenciais de RSE Direitos das relações de trabalho São 29 os critérios essenciais, em 7 grandes temas: Proteção das relações de consumo Direitos humanos Meio ambiente Ética e transparência Diálogo e engajamento com stakeholders Governança corporativa Trabalho forçado Trabalho infantil Remuneração justa Segurança, saúde e condições de trabalho Educação e desenvolvimento profissional Não discriminação Associação, sindicalização e negociação coletiva Respeito aos direitos das relações de trabalho Exemplo de Critérios essenciais TEMAS

14 ALGUNS DOS PRINCIPAIS RESULTADOS

15 O foco das empresas hoje  As práticas de RSE mais disseminadas referem-se a duas áreas:  Relações de trabalho  Relações com consumidores Indicam como principal agenda de RSE o atendimento das demandas de mercado que estão mais próximas às empresas

16 Relações de trabalho *Todos %s referem-se a ações implantadas e consolidadas A empresa assegura aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado para eles e suas famílias: 72%* Tem normas e processos visando evitar o assédio moral e sexual: 65%* Critérios essenciais

17 Relações com consumidores *Todos %s referem-se a ações implantadas e consolidadas Critérios essenciais Certifica-se que todos os produtos e/ou serviços que oferece respeitam as normas de segurança e de proteção à saúde do consumidor ou cliente (Inmetro, Anvisa, SIF etc.): 69%* Adota medidas em relação a seus produtos e/ou serviços que visam minimizar riscos à saúde e segurança do consumidor: 66%* Utiliza somente dados cadastrais de seus clientes ou consumidores com sua prévia autorização: 73%* 73% 67% 57% 52% Respeito à privacidade de clientes ou consumidores Proteção, à saúde e segurança do consumidor ou cliente Acesso do consumidor ou cliente a informações adequadas Relacionamento com consumidor e canais de atendimento

18 Relações com consumidores *Todos %s referem-se a ações implantadas e consolidadas Critérios essenciais A empresa oferece informações sobre segurança e saúde, bem como outras especificações relevantes sobre seus produtos e/ou serviços para que o consumidor ou cliente possa fazer sua escolha 64% As informações oferecidas pela empresa ao cliente ou consumidor incluem os cuidados a serem observados tanto no uso quanto no descarte de seus produtos ou serviços 60%

19 Relações com consumidores *Todos %s referem-se a ações implantadas e consolidadas Critérios essenciais Mantém procedimentos para avaliar a eficácia e a rapidez em resolver demandas de clientes e consumidores: 56%

20 Relações com consumidores *Todos %s referem-se a ações implantadas e consolidadas... uma menor ênfase em relação à educação do consumidor ou do cliente para o consumo consciente: Por outro lado... Critério essencia l

21 Questões cuja maioria das empresas nunca discutiu: Critérios essenciais de RSE :  Participação para campanhas políticas  Emissão de gases efeito estufa Práticas de gestão:  Divulgação de balanço social ou relatório de sustentabilidade  Constituição de Conselho de Administração ou instância de decisão semelhante O que não é foco para as empresas

22 *Todos %s referem-se a ações nunca discutidas Nunca discutiu sobre divulgação dos valores de contribuições para campanhas políticas: 92% Nunca discutiu ter um conselho de administração (ou instância de decisão semelhante), do qual participariam pessoas independentes dos acionistas e dos dirigentes: 65% O que não é foco para as empresas Nunca discutiu sobre o estabelecimento de critérios formais para definir seu financiamento ou apoio a candidatos a cargos públicos: 88% Nunca discutiu a publicação e divulgação anual de balanço social ou relatório de sustentabilidade: 65% Critérios essenciais

23 *Todos %s referem-se a ações nunca discutidas O que não é foco para as empresas Nunca discutiu a possibilidade de fazer o inventário dessas emissões: 72% Nunca discutiu programa específico para a redução dessas emissões: 82% Critérios essenciais Enquanto o aquecimento global é tema constante no noticiário, as empresas pouco fizeram para avaliar seu impacto com relação à emissão de gases efeito estufa

24 Grau de uso de ferramentas ou fontes de referência para Responsabilidade Social das Empresas

25 Usabilidade das ferramentas de RSE Empresas que adotaram pelo menos 1 ferramenta de RSE (Totalmente incorporada / Em fase de incorporação) Empresas que adotaram pelo menos 1 ferramenta de RSE (Totalmente incorporada / Em fase de incorporação) Grau de usabilidade das ferramentas de RSE

26 Uso de ferramentas - Situação Atual Percentual de empresas que adotaram cada ferramenta (base: 147 empresas que adotaram pelo menos uma ferramenta) Meio ambiente Diretrizes globais Gestão Trabalho

27 Linha do Tempo Meio Ambiente Diretrizes Globais Gestão Trabalho Percentual acumulado de empresas que adotaram cada ferramenta (base: 147 empresas que adotaram pelo menos uma ferramenta)

28 PRÓXIMOS PASSOS

29 A continuação da pesquisa  A amostra final da pesquisa será de 1000 entrevistas  Adicionalmente, serão entrevistadas 100 empresas da lista das 500 maiores empresas  Os resultados serão analisados por setor, porte, entre outros fatores.

30 Realização Apoio institucional

31 Ethos 10 Anos - Patrocinadores "O Instituto Ethos só aceita patrocínio das empresas associadas. Empresas públicas e mistas são aceitas como empresas associadas e patrocinadoras porque atuam no mercado nas mesmas condições que as empresas privadas. A logomarca do Governo Federal acompanha a logomarca das empresas públicas e mistas patrocinadoras em função da exigência da Instrução Normativa 31, de 10 de setembro de 2003 da Secretaria de Comunicação de Social (SECOM), que essas empresas são obrigadas a observar"


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