A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços Mário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços Mário."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços Mário L. Ávila SociobiodiversidadeCDS/UNBJunho/2007 SociobiodiversidadeCDS/UNBJunho/2007 1/13

2 A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento – uma visão do estado da arte Murilo Flores, 2006 – RIMISP FLORES, M. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento – uma visão do estado da arte. RIMISP, ARTIGO 2/13

3 3/13

4 Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais Unesco, 2005 Ratificado pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo 485/2006 Ciente de que a diversidade cultural constitui patrimônio comum da humanidade, a ser valorizado e cultivado em benefício de todos, Convencida de que as atividades, bens e serviços culturais possuem dupla natureza, tanto econômica quanto cultural, uma vez que são portadores de identidades, valores e significados, não devendo, portanto, ser tratados como se tivessem valor meramente comercial, 4/13

5 Da multiculturalidade à interculturalidade Os termos multiculturalismo e interculturalismo são muitas vezes utilizados como sinônimos. No entanto, multiculturalismo é usado para significar uma realidade social: a presença de diferentes grupos culturais numa mesma sociedade O interculturalismo supõe a deliberada interrelação entre diferentes culturas Este nos parece ser o grande desafio do momento atual da humanidade. Um mundo onde parece que só uns têm lugar. “ A Dignidade é um caminho a percorrer. A Dignidade é o amanhã”. CANDAU, V. M. ( ) 5/13

6 IDENTIDADE CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO PRODUTIVA Fortalecimento das territorialidades Especificidades dos territórios e sua operacionalização 6/13

7 CULTURA E TERRITÓRIO ALBAGLI (2004) “é possível estabelecer formas de fortalecer as territorialidades, estimulando laços de identidade e cooperação baseados no interesse comum de proteger, valorizar e capitalizar aquilo que um dado território tem de seu – suas especificidades culturais, tipicidades, natureza enquanto recurso e enquanto patrimônio ambiental, práticas produtivas e potencialidades econômicas” 7/13

8 TERRITÓRIO CONSTRUÇÃO SOCIAL X IDENTIDADE CULTURAL Território construído X T. dado PECQUEUR (2000) Formação da identidade ex. A Quarta Colônia de Imigração Italiana”. FROEHLICH e ALVES (2005) Construção social do território território incorpora o jogo de poder entre os atores que atuam num espaço. RAFFESTIN (1993) 8/13

9 TERRITÓRIO IDENTIDADE CULTURAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ECODESENVOLVIMENTO Ideologia científica baseada: –Ecologia Humana –Ecologia Política –Teoria do uso dos recursos comuns Sustenta-se em: –New way of life –Nova ética –Nova práxis (equidade social e prudência ecológica) VIEIRA (2002), SACHS (1986) 9/13

10 POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Exclusão social e o papel das políticas públicas A busca do acesso ao mercado 10/13

11 Ecodesenvolvimento Estratégias Territoriais Cultura Educação 1/13

12 REFERÊNCIAS ABRAMOVAY, R. Desenvolvimento rural territorial e capital social. In: SABOURIN, E. e TEIXEIRA, O.A.(eds). Planejamento e desenvolvimento dos territórios rurais – conceitos, controversas e experiências. Brasília: Embrapa, p EVANS, P. Re-envisioning the reform process: a state- society synergy perspective. Rio de Janeiro, FLORES, M. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento – uma visão do estado da arte. RIMISP, FROEHLICH, J. M. e ALVES, H. F. I. Novas Identidades, Novos Territórios–aproveitando os recursos culturais para o desenvolvimento territorial. Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural., Passo Fundo, v.XLIII, LACOUR, C. Espace et développement: des enjeux théoriques nouveaux face aux contradictions des sociétés contemporaines. Revue d’Economie Régionale et Urbaine. Bordeaux, ASRDLF, n° 5, 1985, pp , 1031 p. PECQUEUER, B. Qualite et developpement territorial (ii) l’hypothese du panier de biens. Symposium sur le développement regional., Montpellier, RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, SACHS, I. Ecodesenvolvimento. Crescer sem destruir. São Paulo: Vértice VIEIRA, P.F. Repensando A educação para o ecodesenvolvimento. In: 8o Encontro Nacional de Ensino Agrícola. Camboriú-SC /13

13 13/13


Carregar ppt "ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços IDENTIDADE CULTURAL DO TERRITÓRIO Produtos e serviços Mário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google