A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representações da superfície terrestre 7º Ano - Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representações da superfície terrestre 7º Ano - Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Representações da superfície terrestre 7º Ano - Geografia

2 Formas de representação Mapas mentais Representações da imagem mental que cada um adquire de uma determinada área da superfície terrestre. São a forma mais antiga de representação da superfície terrestre.

3 Imagens de satélite São fotografias de parte da superfície terrestre, tiradas através de um satélite. Neste tipo de representação, o grau de pormenor é inferior ao das fotografias aéreas.

4 Fotografias aéreas Fotografia tirada de um avião ou de um satélite, que permite fazer uma observação pormenorizada.

5 Ortofotomapas Mapas elaborados a partir de fotografias aéreas onde são corrigidas algumas distorções que estas podem conter. Representam a superfície terrestre de forma rigorosa.

6 Mapas Representações planas da superfície terrestre ou de parte dela. São o instrumento de trabalho mais utilizado pelos geógrafos.

7 Globo Representação esférica do planeta Terra.

8 Representações da superfície terrestre | Os dois mais utilizados são… Os dois mais utilizados são… MapasGlobos

9 Vantagens +Fácil de ler, transportar e arrumar; +Permite representar toda a superfície da Terra ou apenas parte dela; +Possibilita um estudo mais pormenorizado de um país ou região. Utilização dos mapas Desvantagens ‒Como é uma forma de representação plana, apresenta algumas distorções da forma esférica da Terra.

10 Vantagens +Representação mais fiel da realidade, uma vez que mantém a forma esférica da Terra. Utilização dos globos Desvantagens ‒Não é possível visualizar todo o planeta em simultâneo; ‒Difícil de ler, transportar e arrumar; ‒Não é prático; ‒Não permite um estudo pormenorizado de um país ou região.

11 Tipos de mapas Mapas gerais ou de base Planisférios Mapas topográficos Toda a superfície terrestre Informações pormenorizadas de uma pequena área

12 Planisfério

13 Mapa topográfico

14 Mapas temáticos Fenómenos naturais Divisões administrativas População Qualquer assunto económico Vias de comunicação Demográficos PolíticosFísicos Económicos Mapas de estradas

15 Mapa físico

16 Mapa político

17 Mapa demográfico

18 Mapa económico

19 Projeções da superfície terrestre Para se construir os mapas é necessário representar a forma esférica da Terra numa superfície plana. Projeção é a técnica que se utiliza para representar a Terra num plano. Há três tipos principais de projeção.

20 Vantagens +Representa a linha do Equador de forma bastante exata. Desvantagens ‒Deforma as áreas terrestres à medida que nos aproximamos dos polos. Projeção cilíndrica

21 Vantagens +Mantém a forma das regiões polares. Desvantagens ‒Deforma as áreas equatoriais. ‒Apenas representa um hemisfério de cada vez. Projeção cónica

22 Vantagens +Mantém a forma das áreas próximas do ponto de tangência. Desvantagens ‒Deforma as áreas mais afastadas do ponto de tangência. Projeção zenital

23 Elementos fundamentais dos mapas Para conseguirmos ler um mapa é necessário que nele constem informações essenciais. Quais são essas informações?

24 Unidades territoriais de Portugal Fonte: Porto Editora, 2012 Orientação Fonte Escala Legenda Título

25 Indica o assunto/tema tratado no mapa. Habitualmente, encontra- se na parte superior. Um bom título é claro e curto. Legenda Conjunto de cores e símbolos utilizados nos mapas, que permitem a sua interpretação. Escala Indica a relação entre a distância representada no mapa e a distância na realidade. Orientação Indica a direção do mapa através de um dos rumos da rosa dos ventos. Fonte Indica a autoria do mapa ou a obra de onde foi retirado.

26 Fim


Carregar ppt "Representações da superfície terrestre 7º Ano - Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google