A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS"— Transcrição da apresentação:

1 ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS
NA TRILHA ECOLÓGICA E ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS Ana Carolina Mendes Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers Dezembro de 2002

2 INTRODUÇÃO Nos dias de hoje, observa-se um desequilíbrio ambiental intenso. Isso deve-se ao fato das pessoas não estarem conscientes do meio a sua volta. É necessário instruir os seres humanos a sentirem parte do meio ambiente, preservando-o . Esta conscientização começa em casa e na escola, como sendo uma questão de postura. A Embrapa Florestas possui uma trilha ecológica e um arboreto onde foi desenvolvido um programa de Educação Ambiental, no qual os visitantes recebem informações sobre a floresta e a sua inter-relação com os demais elementos naturais.

3 Importância da Aula Ecológica
Ao iniciar a aula ecológica, os participantes recebem informações sobre as árvores. A trilha ecológica e arboreto contribuem na conscientização e valorização do meio ambiente ao enfatizar a floresta com suas inter-relações. Para isso utilizam-se a sensibilização, a interatividade, os sentidos e o lúdico para transmitir informações técnicas e ecológicas em linguagem adequada a faixa etária dos alunos visitantes.

4

5 TRILHA ECOLÓGICA Para iniciar a trilha, orienta-se que os alunos peçam licença para entrar na floresta. Na trilha ecológica, primeiramente explica-se alguns cuidados que os alunos devem ter em uma floresta. Durante todo o trajeto é enfatizada a importância da preservação da natureza. O aluno é motivado pensar nas questões ambientais.

6

7 ARBORETO árvores de várias espécies do mundo .
No arboreto os visitantes têm a oportunidade de conhecer árvores de várias espécies do mundo . E explica-se a diferença de uma árvore exótica de uma nativa, a importância de se saber o nome científico das árvores, um pouco de retrospectiva histórica brasileira é vista na árvore Pau-brasil.

8

9 professores logo após a “ Aula Ecológica ”.
QUESTIONÁRIOS Um primeiro questionário foi aplicado aos professores logo após a “ Aula Ecológica ”.

10

11

12 QUESTIONÁRIOS assimilaram o conhecimento adquirido na trilha e
Para avaliar como os alunos e professores assimilaram o conhecimento adquirido na trilha e arboreto foi desenvolvido um questionário para os estudantes do Colégio Paulo Freire, após 2 meses da aula ecológica “ in loco ”, o questionário foi feito com 49 alunos e 6 professores.

13

14 CONCLUSÃO Como pode ser notado o PREA, alcançou os objetivos a que se propôs.

15 AGRADECIMENTOS Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers


Carregar ppt "ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google