A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios Gerais do Manejo Psicoterapêutico Prof. Alfredo Cataldo Neto Porto Alegre, abril 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios Gerais do Manejo Psicoterapêutico Prof. Alfredo Cataldo Neto Porto Alegre, abril 2002."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios Gerais do Manejo Psicoterapêutico Prof. Alfredo Cataldo Neto Porto Alegre, abril 2002.

2 Psicoterapia é.... Uso de meios verbais para influenciar beneficamente o estado mental e emocional de uma outra pessoa. O paciente participa de um encontro ou uma série de encontros estruturados com uma outra pessoa que – por meio de treinamento, licenciatura, diplomação e ética – está qualificado para realizar o procedimento.

3 Qualificações do Terapeuta Constante Confiável Previsível Consideração Empatia Sensibilidade Tato

4 Treinamento Residências Médicas em Psiquiatria Formações Analíticas Formações Psicológicas Outras formações

5 Psicoterapias - De Orientação Analíticas (dinâmicas) - De Orientação experiencial-humanística - De orientação cognitivo-comportamental - Integradas

6 Expectativas Desejos Razoáveis Desejos irracionais

7 Processo Terapêutico Seleção do paciente e da técnica Primeiro Contato Primeira Sessão Segunda sessão : processo e contrato Início da Psicoterapia Fase intermediária Término da Terapia

8 Primeira Sessão 1) hospitalização ? 2) intervenção imediata ? Psicofármacos ? 3) O terapeuta sente-se seguro na compreensão do paciente ? 4) A dupla sintoniza adeqüadamente ?

9 Contrato Condições de realidade : tempo, dinheiro... Motivação do paciente e do terapeuta. Combinação de sessões Pagamento Horário Testagem psicológica Farmacoterapia

10 Fase intermediária Atuação (acting out) Acting in Impasse Interferência de terceiros Outros efeitos negativos (limites)

11 Término Concordância mútua : satisfação Concordância mútua : insatisfação Discordância – interrupção

12 Tratamentos Simultâneos Psicoterapia Psicofarmacoterapia Manejo de familiares Diálogo com empregadores FLEXIBILIDADE

13 Com apenas três coisas o médico pode vir a ter prazer na vida......e na prática da arte a que Hipócrates se referiu : (1) entendendo a natureza da vulnerabilidade humana, tanto a sua quanto a do paciente ; (2) entendendo os mecanismos pelos quais os pacientes elaboram suas experiências com o médico e vice-versa ; e (3) aprendendo a aplicar os conceitos de empatia, transferência e limites.

14 Terapeuta precisa ser : CONSTANTE CONFIÁVEL PREVISÍVEL (Karasú)

15


Carregar ppt "Princípios Gerais do Manejo Psicoterapêutico Prof. Alfredo Cataldo Neto Porto Alegre, abril 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google