A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto Terra, Fogo,Água, Ar – apelo para a vida do planeta preservar Instituto Bilingue Miguel de Cervantes Maria Savova, Paulina Tzarkova.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto Terra, Fogo,Água, Ar – apelo para a vida do planeta preservar Instituto Bilingue Miguel de Cervantes Maria Savova, Paulina Tzarkova."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Terra, Fogo,Água, Ar – apelo para a vida do planeta preservar Instituto Bilingue Miguel de Cervantes Maria Savova, Paulina Tzarkova

2

3 NESTINARSTVO O rito do fogo

4 O nestinarstvo é um dos ritos pagãos mais antigos dos Balcãs. Representa uma dança sobre brasa. Apesar de existir desde há séculos, é uma tradição pouco conhecida. Na Bulgária é típica só para a região da montanha de Strandja..

5 História Depois de os búlgaros converterem-se à religião cristã, o rito foi proíbido, considerado heresia. Passaram-se séculos e a gente que dançava descalça sobre a brasa, sem ter queimaduras nos pés, caiu no esquecimento. Julgava-se que esses dançarinos eram gente mítica. O rito renasceu nos séculos O nestinarstvo, conhecido como andar descalço sobre a brasa, apareceu na época antes do Cristo como um rito pagão trácio. A gente que dançava sobre a brasa entrava em transe. O rito relacionava-se com a chegada do Verão.

6 SSto. Constantino eSSto. Constantino e São Constantino e Santa Helena são considerados padroeiros dos nestinari. O rito celebra-se no dia 21 de Maio quando é a festa dos dois santos. Os nestinari afirmam que São Constantino e Santa Helena protegem-nos e por isso não têm queimaduras nos pés.

7 O povo acredita que o fogo aceso expulsa o espírito do mal, as doenças,as desgraças, purifica e perdoa os pecados da gente que assiste ao rito, dá força, restabelece a paz.

8 A PRÁTICA DO RITO A preparação para a festa do fogo começa depois da Páscoa. Primeiro realiza-se uma limpeza ritual da fonte sagrada dos nestinari chamada "aiasmo". Os ícones são banhados" simbolicamente nas suas águas termais.

9 Na festa de São Constantino e Santa Helena participam também todos os aldeões. Eles preparam pães rituais, cuja forma redonda e os símbolos desenhados são alusivos da relação entre os nestinari e a luz celestial. No centro da aldeia arde uma fogueria enorme. Ao anoitecer, depois do pôr-do- sol, a lenha ardente transforma-se em brasa candescente. Os nestinari começam a dançar sobre a brasa, levantando o ícone de São Constantino e Santa Helena. Na festa de São Constantino e Santa Helena participam também todos os aldeões. Eles preparam pães rituais, cuja forma redonda e os símbolos desenhados são alusivos da relação entre os nestinari e a luz celestial. No centro da aldeia arde uma fogueria enorme. Ao anoitecer, depois do pôr-do- sol, a lenha ardente transforma-se em brasa candescente. Os nestinari começam a dançar sobre a brasa, levantando o ícone de São Constantino e Santa Helena.

10


Carregar ppt "Projecto Terra, Fogo,Água, Ar – apelo para a vida do planeta preservar Instituto Bilingue Miguel de Cervantes Maria Savova, Paulina Tzarkova."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google