A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Dicionário Terminológico no programa de português Ana Sousa Martins FCT/CLUNL 12.º Encontro de Professores de Português, EXPONOR,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Dicionário Terminológico no programa de português Ana Sousa Martins FCT/CLUNL 12.º Encontro de Professores de Português, EXPONOR,"— Transcrição da apresentação:

1 O Dicionário Terminológico no programa de português Ana Sousa Martins FCT/CLUNL 12.º Encontro de Professores de Português, EXPONOR, 10 de março 2012

2 O DT não é uma gramática Revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e SecundárioRevisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário: «Esta opção obrigará a que os professores reconheçam que este não é um instrumento auto-suficiente, devendo, para a sua formação, docência e construção de materiais, recolher informação junto de outras fontes (gramáticas, estudos de linguística e didáctica da língua, prontuários, etc.)»

3 1. Pertinência das alterações 1.1. Adeus complemento circunstancial (1) «O Zé estacionou o carro na 24 de Julho.» (2) «O Zé meteu o carro na garagem.» (3) «O Zé mora na Rua dos Gambozinos.»

4 1.2. Flutuação terminológica (4) « Na areia podemos fazer até castelos soberbos» (Adjunto adnominal in Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 150.) (5) «Contavam histórias fantásticas e maravilhosas.» (Atributo in Azeredo et al. Da Comunicação à Expressão, Lisboa Editora, p. 97.) (6) «Os livros contavam histórias de ciganos.» (Complemento determinativo in Azeredo et al., p. 98.) (7) «Amor da pátria» (Complemento nominal in Cunha e Cintra, p. 141.)

5 1.3. Univocidade nas definições Predicado (8) «Os rapazes foram ao Colombo à noite.» (9) «O presidente começou com aquelas preleções infindáveis na reunião de ontem à noite com os associados.»

6 2. Pertinência dos acrescentos 2.1. Aspeto (10) O polícia deu conta de um carro estacionado com as luzes acesas. Ele patrulhava/estava a patrulhar a área rua por rua. (11) O polícia deu conta de um carro estacionado com as luzes acesas. Ele patrulhou a área rua por rua.

7 (12) General Wiranto processado em Portugal «A organização não governamental Conselho Europeu de Acção Humanitária e Cooperação (CEAHC) decidiu ontem proceder judicialmente, em Portugal, contra o ministro da Defesa indonésio, general Wiranto, que considera o principal responsável pelos crimes cometidos em Timor-Leste.» (DN, 21 de Setembro de 1999)

8 2.2. Classes do adjetivo (13) «O Rio Amarelo é de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem bons pastos e importantes jazidas minerais. Esta terra é constituída por um pó argiloso, muito fino.» (Infopédia, com supressões)

9 (14) «O Rio Li prosseguia a sua viagem, sereno, poderoso, sustentando sem esforço jangadas frágeis como pétalas à flor das águas.» (Cláudia Ribeiro, No Dorso do Dragão. Aventuras e Desventuras de uma portuguesa na China, Europa-América).

10 2.3. Pragmática (15) O Zé chumbou porque não estudou nada. (16) Está alguém em casa porque as luzes estão acesas.

11 Língua mal comportada «Uma das coisas mais complicadas é classificar palavras. Pode parecer evidente o que é um substantivo ou um adjectivo, principalmente quando e exemplo é bem escolhido. Quando estudamos essas coisas na escola, se o professor é um pouco claro, tudo parece se encaixar. Ele define uma classe, dá uns exemplos, depois alguns exercícios e, eventualmente, cobra a mesma coisa na prova. Os mais sádicos escolhem exceções, para pegar os alunos, mas esses de fato, não são propriamente professores. Estão mais preparados para atuar nas pegadinhas do Faustão ou no Topa Tudo por dinheiro.

12 Língua mal comportada Na verdade, também os professores muito comportados não são propriamente professores, porque acabam escondendo dificuldades reais e transmitindo uma idéia simplificada do que seja a língua. Não educam para a descoberta, para a análise. Assim, acabamos achando normal que haja problemas difíceis de serem resolvidos nos diversos campos de conhecimento da natureza, mas acabamos nos acostumando com a idéia de que um professor de português – ou mesmo um aluno – deve ter sempre certezas sobre tudo, respostas prontas e claras. É que a imagem de língua apresentada é uma imagem simplificada.» Sírio Possenti, Mal Comportadas Línguas, Criar Edições


Carregar ppt "O Dicionário Terminológico no programa de português Ana Sousa Martins FCT/CLUNL 12.º Encontro de Professores de Português, EXPONOR,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google