A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Valores na Língua Portuguesa A língua portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Valores na Língua Portuguesa A língua portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Os Valores na Língua Portuguesa A língua portuguesa
é muito traiçoeira!... 2005/06

2 OS VALORES na língua portuguesa
Advertência: O vocabulário, expressões e provérbios que se seguem podem não ser representativos da expressão dos valores na língua portuguesa. O vocabulário, expressões e provérbios contidos neste documento resultam apenas de uma recolha informal - e limitada no tempo - junto dos professores e alunos participantes no projecto, e respectivas famílias. A relevância, actualidade, frequência de uso e motivos para a utilização dos termos aqui expressos é muito diversa em Portugal. Pode-se dizer, por isso e com alguma segurança, que a recolha aqui apresentada traduz sobretudo a experiência dos habitantes da região da Grande Lisboa. Diz o provérbio: “Recordar é viver!”. No caso de algumas das expressões aqui apresentadas, que estão em desuso, recordá-las torna-se pernicioso (perigoso, negativo). Por este motivo não insistimos no alargamento desta recolha.

3 OS VALORES na língua portuguesa
IGUALDADE “Todos diferentes, todos iguais!” (slogan de uma campanha promotora da tolerância entre culturas)

4 OS VALORES na língua portuguesa
INTEGRAÇÃO “Junta-te aos bons, serás como eles; junta-te aos maus, serás pior que eles” (provérbio) “Paz e amor!” (do Inglês “Peace and Love!”) “Em Roma sê romano.” (provérbio importado?) “O hábito não faz o monge.” (provérbio)

5 OS VALORES na língua portuguesa
VIOLÊNCIA “Quem vai à guerra, dá e leva.” (provérbio) Vê lá se queres!... “Olho por olho, dente por dente.” (provérbio) Vou-te encher! Levas uma galheta! Levas nas trombas! Mete os putos na barraca! galheta estalada Olha que levas!... chapada porrada sova tareia Estás mesmo a pedi-las! Estás aqui, estás a levar! Anti-VIOLÊNCIA: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.”

6 OS VALORES na língua portuguesa
RACISMO ou Discriminação saloio (“provinciano”, que não é de Lisboa) “(És mesmo) Tuga!” (referência a comportamento/atitude “demasiado” portugueses) “Escumalha!” (referência aos imigrantes, mas também a qualquer grupo de pessoas com comportamento violento ou inaceitável ) bimbo (“provinciano”, que não é de Lisboa; “parvo”) monhés (os Indianos) “Qué frô?” (imitação dos Indianos/Paquistaneses que vendem flores nos restaurantes, à hora de jantar) Cigano! (os ciganos) / (qualquer pessoa com um comportamento desonesto) Ai, Lelo! (os ciganos) “Escaramba!” (“Caramba!”, imitação do modo de falar dos negros) “Preto!” (um negro) “Espretalhada!” (“Pretalhada!”, referência aos negros; imitação do modo de falar dos negros) “Que escuridão!” (referência a um grupo de negros num dado local)

7 OS VALORES na língua portuguesa
LIBERDADE vadiagem (termo popular – referência a ausência de regras/limites) Vadio! (termo popular – referência a quem não tem regras/limites) “Andar na boa vai com ela(s)” (ter uma vida desregrada; termo popular em desuso) “Livre que nem um passarinho!” (sem limitações; normalmente: sem parceiro sexual, disponível para nova relação) “ter ordem de soltura” (poder fazer o que se quer, poder sair) “O povo unido jamais será vencido!” (slogan usado no 25 de Abril de 1974; actualmente: incitamento à união das pessoas para conseguir a solução de um problema)

8 OS VALORES na língua portuguesa
Esta recolha foi efectuada pelos alunos e professores da turma 1 do 9º ano, no âmbito de uma actividade do projecto Comenius “EUTUNÓS – Uma Polifonia Europeia”, entre os meses de Janeiro e Março de 2006. Almada, Março 2006


Carregar ppt "Os Valores na Língua Portuguesa A língua portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google