A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2005/06 na Língua Portuguesa Os Valores A língua portuguesa é muito traiçoeira!...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2005/06 na Língua Portuguesa Os Valores A língua portuguesa é muito traiçoeira!..."— Transcrição da apresentação:

1 2005/06 na Língua Portuguesa Os Valores A língua portuguesa é muito traiçoeira!...

2 OS VALORES na língua portuguesa Advertência: O vocabulário, expressões e provérbios que se seguem podem não ser representativos da expressão dos valores na língua portuguesa. O vocabulário, expressões e provérbios contidos neste documento resultam apenas de uma recolha informal - e limitada no tempo - junto dos professores e alunos participantes no projecto, e respectivas famílias. A relevância, actualidade, frequência de uso e motivos para a utilização dos termos aqui expressos é muito diversa em Portugal. Pode-se dizer, por isso e com alguma segurança, que a recolha aqui apresentada traduz sobretudo a experiência dos habitantes da região da Grande Lisboa. Diz o provérbio: Recordar é viver!. No caso de algumas das expressões aqui apresentadas, que estão em desuso, recordá-las torna-se pernicioso (perigoso, negativo). Por este motivo não insistimos no alargamento desta recolha.

3 OS VALORES na língua portuguesa IGUALDADE Todos diferentes, todos iguais! (slogan de uma campanha promotora da tolerância entre culturas)

4 OS VALORES na língua portuguesa Junta-te aos bons, serás como eles; junta-te aos maus, serás pior que eles (provérbio) INTEGRAÇÃO Em Roma sê romano. (provérbio importado?) Paz e amor! (do Inglês Peace and Love!) O hábito não faz o monge. (provérbio)

5 OS VALORES na língua portuguesa Vou-te encher! VIOLÊNCIA Quem vai à guerra, dá e leva. (provérbio) Levas uma galheta! chapada porrada tareia sova galheta estalada Olha que levas!... Levas nas trombas! Anti-VIOLÊNCIA: Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. Mete os putos na barraca! Estás aqui, estás a levar! Vê lá se queres!... Estás mesmo a pedi-las! Olho por olho, dente por dente. (provérbio)

6 OS VALORES na língua portuguesa Qué frô? (imitação dos Indianos/Paquistaneses que vendem flores nos restaurantes, à hora de jantar) RACISMO ou Discriminação monhés (os Indianos) Cigano! (os ciganos) / (qualquer pessoa com um comportamento desonesto) Escaramba! (Caramba!, imitação do modo de falar dos negros) Espretalhada! (Pretalhada!, referência aos negros; imitação do modo de falar dos negros) Que escuridão! (referência a um grupo de negros num dado local) saloio (provinciano, que não é de Lisboa) bimbo (provinciano, que não é de Lisboa; parvo) Ai, Lelo! (os ciganos) Escumalha! (referência aos imigrantes, mas também a qualquer grupo de pessoas com comportamento violento ou inaceitável ) (És mesmo) Tuga! (referência a comportamento/atitude demasiado portugueses) Preto! (um negro)

7 OS VALORES na língua portuguesa LIBERDADE vadiagem (termo popular – referência a ausência de regras/limites) Vadio! (termo popular – referência a quem não tem regras/limites) Andar na boa vai com ela(s) (ter uma vida desregrada; termo popular em desuso) Livre que nem um passarinho! (sem limitações; normalmente: sem parceiro sexual, disponível para nova relação) ter ordem de soltura (poder fazer o que se quer, poder sair) O povo unido jamais será vencido! (slogan usado no 25 de Abril de 1974; actualmente: incitamento à união das pessoas para conseguir a solução de um problema)

8 OS VALORES na língua portuguesa Esta recolha foi efectuada pelos alunos e professores da turma 1 do 9º ano, no âmbito de uma actividade do projecto Comenius EUTUNÓS – Uma Polifonia Europeia, entre os meses de Janeiro e Março de Almada, Março 2006


Carregar ppt "2005/06 na Língua Portuguesa Os Valores A língua portuguesa é muito traiçoeira!..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google