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História Missão Visão de Futuro Princípios Identidade Essência Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: 69048-660. Manaus – AM. Tels.: (92) 3654-4500.

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1 História Missão Visão de Futuro Princípios Identidade Essência Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) Áreas de Atuação Estratégia Organizacional Portal GRUPO SERSEP Organograma Clima Organizacional Finalizar CONHEÇA NOSSA EMPRESA

2 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) Criada no ano 2000, sua primeira sede localizava-se no Conj. Rio Maracanã, onde hoje está a base da Segurança Patrimonial, com apenas 33 funcionários a SERSEP atuava apenas na área de vigilância patrimonial, porém a visão e os planos estratégicos dos gestores da empresa tornaram o sonho possível, sendo hoje um grupo formado pela SERSEP SEGURANÇA PATRIMONIAL, SERSEP ELETRÔNICA e SERSEP SERVIÇOS, possuindo ainda uma loja de produtos de eletrônica e de informática, para dar um apoio logístico à SERSEP ELETRÔNICA e também para atender o público em geral. Atualmente possui 375 funcionários e essa história ainda terá muito o que contar. HISTÓRIA

3 MISSÃO Promover tranquilidade ao cliente, protegendo sua integridade física e de seu patrimônio de forma discreta e eficiente com confiança, ética e comprometimento, além de prestar serviços, através de um alto padrão de qualidade e excelência, em Segurança Eletrônica e Serviços Gerais. Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92)

4 VISÃO DE FUTURO Estarmos, até 2014, entre as cinco melhores empresas na prestação de serviços de Segurança Patrimonial, Segurança Eletrônica e Serviços Gerais, criando uma marca de reconhecimento e respeito. Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92)

5 PRINCÍPIOS Atender as necessidades dos clientes; Identificar problemas e solucioná-los; Tomar decisões com base em dados e fatos; Gerenciamento preventivo; Respeitar os colaboradores; Perseverança como base para o sucesso; Tolerância para um constante aprendizado; Postura ética nos negócios; Crença no trabalho em equipe; Valorização e crescimento do ser humano; Qualidade em todos os segmentos; Responsabilidade social.

6 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) IDENTIDADE Queremos que nossos clientes, parceiros diversos e todos aqueles que de diferentes formas se relacionam com o GRUPO SERSEP, vejam nossa marca como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, confiança, qualidade, inovação, amizade, bons negócios e se sintam parte de uma comunidade de gente comprometida com a construção de um sociedade melhor.

7 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) ESSÊNCIA Trabalhar com segurança e comprometimento para com nossos clientes e a sociedade. Sabendo ouvir e fazendo com que cada um de nossos colaboradores melhorarem como pessoa e como profissional a cada dia, ser o exemplo sempre – este é o papel do GRUPO SERSEP.

8 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) ÁREAS DE ATUAÇÃO Segurança Patrimonial Segurança Eletrônica Serviços Gerais Produtos

9 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) SEGURANÇA PATRIMONIAL O Serviço de Vigilância e Segurança Patrimonial do Grupo SERSEP, tem como finalidade vigiar, proteger e guardar os seus bens móveis e imóveis, evitando furtos, roubos e depredações, assim como prover segurança, dentro dos limites do seu patrimônio.

10 SEGURANÇA ELETRÔNICA Disponibilizamos serviços, com qualidade e garantia em: Monitoramento: Alarmes e CFTV; Rastreamento: Pessoas, Veículos e Embarcações; Redes: Instalação e Cabeamento; Telefonia: Instalação e cabeamento. Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92)

11 SERVIÇOS GERAIS Conservação e Limpeza: Ambientes limpos e bem conservados este é o nosso compromisso. Portaria: Prestar informações de apoio a clientela e proporcionar fluxo adequado, mantendo a ordem no ambiente. Jardinagem: Serviço de jardinagem em geral, poda, corte de grama, plantações em geral. Copeira: Se o seu desejo é uma recepção profissional e eficiente dispomos de copeiras para cuidar do atendimento dos seus clientes. Oferecemos aos nossos clientes um serviço que garanta a conformidade e o bom atendimento segundo os padrões, éticos, de etiqueta social e higiene pessoal. Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92)

12 PRODUTOS CFTV Alarmes Controles de Acesso Ponto Eletrônico Protetores Perimetrais Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) Rastreadores Produtos de Informática Produtos de Eletrônica Produtos de Telefonia Outros Conheça nosso Portal na Internet:

13 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Percepção extraordinária dos clientes; Estratégia empresarial voltada para os valores dos clientes; Compromisso com a qualidade em todos os níveis; Aprimoramento contínuo dos produtos e processos; Administração por fatos e feedback’s.

14 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) PORTAL GRUPO SERSEP - Nossos Serviços; Conheça Nossa Loja; Serviços Web; Web Mail Fale Conosco Trabalhe Conosco Links Biblioteca SERSEP Responsabilidade Social Tá On-Line Notícias Chat Mapa do Site

15 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) ORGANOGRAMA DIREÇÃO GERÊNCIA GERAL SUPERVISÃO OPERACIONAL INSPETORIAMONITORAMNETO VIGILÂNCIASERVIÇOS RECURSOS HUMANOS ENCARREGADO FATURAMENTO / FINANCEIRO ASSISTENTE DEPARTAMENTO PESSOAL DEPARTAMENTO DE TI GERÊNCIA COMERCIAL ASSIST. ADM. DPF / DOC. FATURA TECNICO DE SEG. DO TRABALHO ASSIST. ADM. DOCUMENTOS ASSIST. ADM. COMPRAS/CONTAS A PAGAR

16 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL “Se os colaboradores definiram como real uma situação, ela é real, pelo menos nas suas conseqüências.”

17 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) CULTURA ORGANIZACIONAL A pesquisa do ambiente organizacional é um retrato do cenário da empresa pintado por quem mais entende de gestão de pessoas naquela hora: seus funcionários. “ É um conjunto de percepções que um grupo tem da própria vida, sobre o que acontece diariamente numa organização”, afirma André Fischer, um dos coordenadores da metodologia usada no guia “ AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR” publicado pela editora Abril em Ao permitir que seus funcionários tracem esse retrato, a empresa tem um poderoso instrumento em mãos para ajudá-la em duas missões de extrema importância: a primeira é estudar como reverter os pontos negativos percebidos pelo time em pontos positivos; a segunda é trabalhar para manter as práticas avaliadas como boas pelos funcionários nos próximos anos. E, quando tudo está excelente, não é preciso mais fazer pesquisa? Errado. Mesmo quando a empresa já atingiu um certo nível de maturidade em que chefe e subordinados discutem a relação no dia-a-dia, a pesquisa é necessária. Isso se chama gerenciamento de clima. “ Nesse tipo de empresa os contratos são claros, não há manipulação e o funcionário se sente também dono do negócio”, diz André Fischer. Ponto para a empresa que, por meio do resultado da pesquisa, terá um relatório crítico e condizente com a realidade. Ponto para o funcionário que tem a oportunidade de expor de forma transparente e autêntica suas necessidades. E são justamente esses os principais ingredientes para a manutenção do clima na empresa: clareza, credibilidade, autenticidade e transparência. Revista Você S/A - Edição Especial - Setembro 2007 – As melhores empresas para você trabalhar. O CLIMA É PROBLEMA SEU. O ambiente de trabalho é fruto do RH, dos gestores e dos funcionários.

18 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) INTRODUÇÃO Liderança Organizacional; Ambiente-Empresa; Gestão Participativa; Comunicação interna; Espírito de Equipe; Relacionamentos; Reconhecimento e Valorização; Planejamento; Mudanças; O presente relatório apresenta os resultados obtidos na Pesquisa de Clima Organizacional realizada na GRUPO SERSEP em AGOSTO /2009. Esta pesquisa foi norteada por dezessete aspectos fundamentais. São eles: Comprometimento; Identificação com as atividades; Benefícios; Integração entre as áreas; Desenvolvimento profissional; Remuneração; Treinamentos. Meio ambiente

19 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) PLANO DE AÇÕES PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DATA DA REALIZAÇÃO:NUMERO DE COLABORADORES QUE PARTICIPARAM:PARCIAL/COMPLETA: Junho / PARCIAL PESQUISA REALIZADA POR ORGÃO: NOME DA INSTITUIÇÃO:CNPJ: ( ) INTERNO( X ) EXTERNO GRUPO SERSEP (SERSEP Segurança Patrimonial / Matos & Holanda) / INDICE DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES:META DA EMPRESA COM INDICE DE SATISFAÇÃO: 70,75 % Elevar o índice de satisfação na empresa para 100%. Aspectos CríticosMETAMETA ValorDesvio Ações DesenvolvidasPor quêComoResponsávelPrazo Priorizados Obtido Padrão Liderança Organizacional 53,451,34 Estabelecer canais de comunicações, através da Internet e melhorando o contato direto entre os líderes e os colaboradores Para estimular a relação líder / subordinado Desenvolvendo ferramentas tecnológicas para uma comunicação mais dinâmica Valter / Jundiahy / Leandro Implantado em setembro / 2009 Ambiente-Empresa 53,641,20 Criação de um programa para a melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores Para tornar mais agradável o ambiente de trabalho do colaborador Implantando um programa que promoverá um estudo sobre as condições de físicas do ambiente de trabalho RH / Segurança do Trabalho Implantado em setembro / 2009

20 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) Gestão Participativa 53,031,33 Integração dos colaboradores aos fatos importante da empresa Com o intuito de integrar os colaboradores com os fatos relevantes à empresa Criando um cronograma de reuniões com a participação dos gestores e colaboradores Valter / Jundiahy / Leandro Implantado em setembro / 2009 Comunicação Interna 53,481,25 Uso de ferramentas internas que permitem um diálogo direto com o colaborador Devido a necessidade de diminuir a distância entre o colaborador e a empresa Utilizando meios tecnológicos como: Chat, skype e -mail. TI Implantado em setembro / 2009 Espírito de Equipe 54,021,08 Criação de um programa de Treinamento e aperfeiçoamento com profissionais especializados Para melhorar a integração entre os colaboradores Estabelecendo parcerias com institutos e centros de treinamentos profissionais RH A partir de janeiro / 2010 Ambiente de Trabalho - Relacionamentos 53,990,94 Implantação de um programa de treinamento e aperfeiçoamento profissional com profissionais especializados Com o finalidade de melhorar o clima organizacional Estabelecendo parcerias com institutos e centros de treinamentos profissionais RH A partir de janeiro / 2010 Reconhecimento e Valorização 52,991,31 Criação de um Programa de Valorização e Reconhecimento baseados em critérios de avaliação previamente estabelecidos Para valorizar e estimular o colaborador Criando o programa "Funcionário do Mês", que terá seu nome e seus méritos divulgados no site da empresa e nos murais Valter / Jundiahy / Leandro A partir de outubro / 2010 Planejamento Empresarial 53,571,24 Definir metas e planos estratégicos para criação de novos projetos Para ter um controle mais específico da organização da empresa Identificando a qualidade dos projetos, as falhas no processo para que possam ser corrigidas e verificar se as metas estão sendo cumpridas Valter / Jundiahy / Leandro Implantado em setembro / 2009

21 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) Mudanças 53,671,20 Desenvolver de um programa para mensurar a credibilidade dos colaboradores junto às mudanças propostas Devido a necessidade de dar credibilidade às novas propostas Criando uma enquete no Site do Grupo onde os colaboradores irão informar se estão acreditando nos projetos propostos Valter / Jundiahy / Leandro A partir de outubro / 2010 Comprometimento 54,081,15 Incentivar os colaboradores para a conscientização da participação dos mesmos para a melhoria da empresa através de palestras e informativos Para medir e melhorar o nível de comprometimento dos colaboradores Apresentado palestras e divulgando material informativo nos murais da empresa sobre a importância do comprometimento do colaborador na empresa RH A partir de outubro / 2010 Identificação com as Atividades 54,660,64 Criação de um Sistema Informatizado para identificar o perfil profissional do colaborador Com o intuito de verificar se o profissional se enquadra na sua atividade e poder aproveitá-lo em outras áreas Desenvolvendo um sistema de cadastro de currículos que analisará o perfil do colaborador e verificará se o mesmo se identifica com a atividade TI A partir de janeiro / 2010 Benefícios 53,071,38Estudo para criação de novos benefícios Para satisfazer e incentivar as necessidades do colaborador Analisando as necessidades do colaborador e possibilidades da empresa para a implantação de novos benefícios VALTER / RH A partir de outubro / 2010

22 Integração entre as Áreas 53,581,24 Implantar de um Sistema de Gestão integrada Com a finalidade de melhorar a comunicação dos clientes internos Desenvolvendo e implantando ferramentas tecnológicas que integrem as áreas, facilitando o controle dos gestores e o trabalho dos colaboradores TI A partir de janeiro / 2010 Desenvolvimento Profissional 53,191,38 Treinar e aperfeiçoar os profissionais em suas respectivas áreas de atuação Para valorizar a competência, aperfeiçoar e estimular o profissional Estabelecendo parcerias com institutos e centros de treinamentos profissionais RH A partir de janeiro / 2010 Remuneração 53,151,54 Criar um plano de cargos e salários compatível os aplicados no mercado Com o intuito de valorizar, reconhecer e compensar de forma justa os colaboradores Estudando a receita da empresa e as remunerações aplicadas no mercado para a criação a criação de um plano de cargos e salários VALTER / RH A partir de novembro / 2009 Treinamento 52,961,41 Treinar e aperfeiçoar os colaboradores em suas respectivas áreas Para qualificar e identificar o potencial dos colaboradores Estabelecendo parcerias com institutos e centros de treinamentos profissionais RH A partir de janeiro / 2010 Meio Ambiente 53,611,29 Desenvolver um Programa capaz de conscientizar os colaboradores sobre a importância ao meio ambiente e qualidade de vida Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores Criando um programa para divulgar a importância do meio ambiente através de palestras e informativos e reforçando a utilização do Programa 5S. RH Implantado em setembro / 2009

23 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) INTERPRETAÇÃO E SIGNIFICADO DO DESVIO PADRÃO DE CADA ASPECTO AVALIADO O desvio-padrão visa mostrar o grau de homogeneidade nas percepções dos colaboradores acerca do aspecto avaliado, isto é, se os colaboradores percebem o mesmo aspecto de forma e intensidade aproximada. Quando o aspecto avaliado obtém desvio-padrão inferior a 1, significa que de forma geral todos os colaboradores percebem aproximadamente da mesma forma o item avaliado. Por exemplo; ASPECTO IDENTIFICAÇÃO COM AS ATIVIDADES NO GRUPO SERSEP ESCORE OBTIDO = 4,66 DESVIO-PADRÃO = 0,64 Significa que os colaboradores se identificam e se sentem motivados pela atividade que executa, tendo interesse na busca da melhoria contínua no exercício da atividade e oportunidade de inovar na atividade executada. ASPECTO BENEFÍCIOS NO GRUPO SERSEP ESCORE OBTIDO = 3,07 DESVIO-PADRÃO = 1,38 Significa que partes dos colaboradores estão insatisfeitos acerca dos benefícios oferecidos pela empresa em termos de divulgação e conhecimento. Como pode ser observado na tabela acima, 12% dos desvio-padrão são iguais ou inferiores a 1, significando uma visão heterogênea acerca dos aspectos avaliados, isto é, que existe dispersão, de tal forma que as percepções dos colaboradores são semelhantes, contudo 88% dos desvio-padrão dos aspectos avaliados são superiores a 1, significando que há pouca homogeneidade na percepção dos colaboradores, isto é, que existe pouca dispersão, de tal forma que as percepções dos colaboradores são semelhantes. Os desvios padrão obtidos mostram nitidamente a consistência dos resultados, no sentido de garantir que esse é o pensamento real dos colaboradores que participaram da pesquisa. Ambos os casos merece uma análise criteriosa por parte dos dirigentes da empresa.

24 GRÁFICO DE BARRAS 3,54 É O ESCORE MÍNIMO IDEAL PARA O FATOR GERAR INFLUÊNCIA ADEQUADA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

25 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) PERFIL DA LIDERANÇA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA GRUPO SERSEP A pesquisa procurou também identificar o perfil da liderança exercida na organização. Para tanto, usou como referência o modelo que caracteriza os 4 tipos de “líderes”, como está descrito abaixo. O objetivo não classificar ou estereotipar os líderes da empresa quanto a esse ou aquele tipo mas, e principalmente, evidenciar uma tendência no exercício da liderança, possibilitando assim uma auto-avaliação e um repensar na prática da mesma, visando melhorar e/ou fortalecer o clima organizacional. A liderança na empresa GRUPO SERSEP foi avaliada quanto a intensidade dos 4 estilos e aquele que apresentou o maior escore representa a tendência e a forma de exercer o controle no que se refere ao perfil da liderança. TIPOS DE LÍDERES 1 - LÍDER AUTOCRÁTICO (AUTORITÁRIO) Autoritário, concentra o poder de decisão. Dita sozinho as normas e atividades do grupo. É auto-suficiente. Não distribui o poder de decisão. Não promove lideranças. Não estimula a iniciativa dos membros do grupo. Mata o entusiasmo. Só manda, proíbe, ameaça, exige e castiga. É o ditador. 2 - LÍDER PATERNALISTA Se o autocrático mantém o grupo dependente através da dominação, o paternalista obtém o mesmo resultado através da superproteção, do >. Quer fazer tudo ele. Não valoriza a iniciativa alheia, substitui-se à mesma. Também não promove lideranças. Tende a criar individualidades infantis, indecisas e inseguras. Todo mundo deve recorrer a ele para solução. 3 - LÍDER > (DEIXA-CORRER) Ao contrário dos outros dois, não toma iniciativa nenhuma. Não assume, não dirige, não coordena. É inseguro e desligado. Não existe nada definido. O grupo se desintegra, pelo desinteresse ou pelos conflitos que se criam. 4 - LÍDER DEMOCRÁTICO Valoriza as idéias e iniciativas do grupo. Coordena, anima, promove a participação e a cooperação. Favorece o surgimento de lideranças. Distribui o poder de decisão, exercendo-o de forma cooperativa. Cria clima de liberdade, de comunicação e integração.

26 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) PERFIL DA LIDERANÇA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA GRUPO SERSEP DEMOCRÁTICOPATERNALISTA LAISSEZ-FAIRE AUTOCRÁTICO (Tendência do estilo de liderança presente na GRUPO SERSEP)

27 GRÁFICO DE LINHA - MÉDIA MOTIVACIONAL DOS COLABORADORES DO GRUPO SERSEP A empresa GRUPO SERSEP, como resultado da avaliação dos 17 fatores pertinentes ao ambiente organizacional, apresentou uma média motivacional de 3,54 caracterizando um ambiente organizacional muito bom e uma alta satisfação dos colaboradores, contudo existe grandes oportunidades para melhoria do clima organizacional da empresa

28 ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DO GRUPO SERSEP

29 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) CONCLUSÕES E SUGESTÕES O estudo do clima organizacional da empresa GRUPO SERSEP revelou o dinamismo da empresa e alguns fatores que são alavancadores do seu desenvolvimento. Os colaboradores identificaram e revelaram configurações globais do seu ambiente a partir da percepção de diversos atributos que são altamente relevantes para eles. Cabe lembrar o teorema de Tomas adaptando-o à realidade do SERSEP; “Se os colaboradores definiram como real uma situação, ela é real, pelo menos nas suas conseqüências.” O GRUPO SERSEP é uma realidade construída socialmente, através de paradigmas compartilhados que, em última análise encontram-se na mente dos colaboradores. Fortalecer os paradigmas compartilhados pelos colaboradores é o caminho real para se obter mudanças ao nível do clima organizacional. Sugere-se que a empresa GRUPO SERSEP empenhe esforços para fortalecer os fatores: MUDANÇAS; AMBIENTE-EMPRESA; MEIO-AMBIENTE; INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS; PLANEJAMENTO; COMUNICAÇÃO INTERNA; LIDERANÇA; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REMUNERAÇÃO; BENEFÍCIOS; GESTÃO PARTICIPATIVA; RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO; TREINAMENTOS.

30 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) SUGESTÕES, DECLARAÇÕES E PROPOSTAS DE MELHORIAS Gostaria que a empresa tratasse seus colaboradores com mais humanismo, e valorizasse a cada um. Gostaria que se criasse um setor chamado “SAC” Serviço de Atendimento ao Colaborador que realmente funcionasse e que um banco para oferecer empréstimo de acordo com suas necessidades. Agradeço a oportunidade e a confiança que a empresa depositou em mim., ao me dar oportunidade de fazer parte da mesma. Ela deixa muita a desejar em relação aos funcionários. Gostaria que a empresa pagasse cursos profissionalizantes aos funcionários com desconto em folha. O colaborador precisa ser mais valorizado nessa empresa. Como funcionário dessa empresa não estamos satisfeitos com somos tratados pelo gerentes e muitos outros do setor administrativo. Salário descontado, vale transporte errado, horas extras que não recebemos, vale alimentação que não é depositado integral, adicional noturno que atrasam.

31 Av. Torquato Tapajós, 1262-B. Flores. CEP: Manaus – AM. Tels.: (92) /(92) (92) O GRUPO SERSEP agradece a presença de todos. OBRIGADO! "O futuro não é inevitável, mas sim uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos e faz acontecer.


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