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Contributo das Finanças Comportamentais na Eficiência de Mercados ELABORADO POR: João Gomes Nº 16957 Maria Isaura Teixeira Nº 10199 Sílvia P. Paixão Nº

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1 Contributo das Finanças Comportamentais na Eficiência de Mercados ELABORADO POR: João Gomes Nº Maria Isaura Teixeira Nº Sílvia P. Paixão Nº 16952

2 Eficiência de Mercados A eficiência do mercado tem sido objecto de estudo da contabilidade desde que o trabalho de Fama foi publicado (Júnior, 2006).

3 Eficiência de Mercados O mercado de Capitais diz-se eficiente se os preços dos produtos financeiros, a qualquer momento, reflectirem completamente toda a informação disponível. Fonte: (Brokers & Brokers, s.d.) Figura 1. Eugene Fama

4 Hipóteses de Eficiência de Mercados A Hipótese dos mercados eficientes (em inglês, efficient-market hypothesis, EMH) diz que os mercados financeiros são eficientes, ou seja, que as cotações dos activos cotados (acções, obrigações, etc.) reflectem toda a informação conhecida (Thinkfn, 2008).acçõesobrigações

5 Hipóteses de Eficiência de Mercados Em 1970, Eugene Fama publica, no Journal Of Finance, a Hipótese de Eficiência de Mercado e nela propõe três formas de eficiência de mercado. (www.aedb.pt). Eficiência de forma fraca – o conjunto de informações possui apenas as relativas a preços e retornos passados, ou seja, os preços correntes já reflectem todas as informações que podem ser obtidas ao se analisar dados, como o histórico de preços passados (Thinkfn, 2008). Eficiência de forma semi-forte – o conjunto de informações contém também toda a informação disponível para todos os participantes do mercado (informação pública) (Thinkfn, 2008). Eficiência de forma forte – o conjunto de informações contém todo o tipo de informação disponível a qualquer participante do mercado (informação privada) (Thinkfn, 2008).

6 Hipóteses de Eficiência de Mercados Fama (1970) enumerou três condições para a verificação da eficiência dos mercados: a) Inexistência de custos de transacção; b) Toda a informação está disponível a custo zero, a todos os participantes do mercado e c) Todos concordam quanto aos efeitos das informações nos preços actuais dos activos, assim como em suas distribuições futuras (expectativas homogéneas).

7 Hipóteses de Eficiência de Mercados (Cont.) Fama (1991), propôs alterações na denominação das formas de eficiência de mercado. No que diz respeito à hipótese de mercados eficientes (HME), pode-se dizer que nas duas publicações datadas em 1970 e 1991 residem as ideias mais determinantes da evolução da HME. Contudo, constata-se, a seguir, que teorias relevantes em finanças e psicologia endereçam novas questões que influenciaram e certamente ainda trarão novas reflexões aos defensores da HME (Mussa, Yang, Trovão & Fama, 2008).

8 Finanças Comportamentais O que são as Finanças Comportamentais? As finanças comportamentais consistem na introdução de conceitos da Psicologia e da Sociologia na teoria das finanças modernas. Partem do pressuposto de que os seres humanos nem sempre agem racionalmente, pensando somente na maximização dos lucro (Gutierrez & Bertrand, 2005).

9 Finanças Comportamentais (Cont.) Como surgiram? Na área da economia surgem as Finanças comportamentais, por influência da matemática, da psicologia social e cognitiva que estudam a forma como o indivíduo se comporta e rege em sociedade (Brokers & Brokers, s.d.)

10 As Teorias Modernas VS Finanças Comportamentais TEORIAS MODERNAS Investidores racionais; Objectivo: o seu bem estar, a maximização da utilidade esperada, o processamento de maneira óptima de todas as informações que têm disponíveis. Não há forma de vencer o mercado, preocupam-se somente com resultados. VS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS Investidores irracionais; Mercado imperfeito; Preocupação com a forma como se gera os resultados.

11 Aspectos das finanças Comportamentais Apesar de ser um assunto ainda pouco estudado, existem muitos campos dentro de Finanças Comportamentais que podem ser detalhados. Aversão à perda Teoria do prospecto Confiança excessiva Extrapolação

12 Anomalias de Mercados Financeiros Fonte: (Brokers & Brokers, s.d.) Figura 3. Apresentação das principais anomalias do mercado

13 Efeito "Fim de Ano ou Efeito "Janeiro" Fonte: (Brokers & Brokers, s.d.) Figura 4. Efeito Fim de Ano

14 Efeito "Fim-de-Semana Fonte: (Brokers & Brokers, s.d.) Figura 5.Efeitos Fim-de-semana

15 Efeito Mudança do mês O efeito Mudança do mês consiste na observação da ocorrência de retornos maiores no último e nos quatro primeiros dias do mês (Mussa & Rêgo, 2008).

16 O Efeito Feriado Fonte: (Brokers & Brokers, s.d.) Figura 1: Comportamento das acções 2 dias antes e 2 dias depois do feriado – Efeitos Feriado

17 FIM


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