A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cleanroom - Software Engineering

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cleanroom - Software Engineering"— Transcrição da apresentação:

1 Cleanroom - Software Engineering
ESTIG – Engenharia Informatica Docente Maria Fernanda Pedro Jorge Soares 3769 Ricardo Almeida 3477

2 Introdução Cleanroom software engineering foi desenvolvido por Dr.Harlan Mills e inicialmente utilizado pela IBM na decada de 80 e utilizado actualmente por por muitas outras empresas, ex:US Army, NASA, Texas Instruments.

3 O que é Cleanroom ? Cleanroom software engineering é um sistema que combina vários métodos formais de requisitos e projecto com uma prova estatística de forma a produzir posteriormente software de alta qualidade com poucos ou nenhuns defeitos.

4 Origem do nome “Cleanroom”
O termo “Cleanroom" tem como origem na industria de electrónica, visto que existiam e existem laboratórios para a fabricação de hardware totalmente limpos para prevenir o aparecimento de hardware defeituoso.

5 Objectivos do “Cleanroom”
É um sistema que tem como principal objectivo seguir um determinado modelo “waterfall”. Consiste em separar e projectar separadamente requisitos, projectos, codificação e testes.

6 O que são “Box Structures”
O Método “Box Structures” é usado para efectuar uma descrição pormenorizada e esboço. A verificação funcional é utilizada para confirmar que o projeto é uma implementação correta da descrição. Portanto, a descrição deve ser definida antes do projecto e da verificação funcional.

7 Tipos de“Box Structures”
Black box - É o modo de conseguir visualizar um determinado objecto mas que não é mostrado nenhuma implementação de dados nem de processos. Neste sistema fica indicado como o sistema responde a estimulos usados numa linguagem especifica. Normalmente organizado em hierarquias de uso. State Box - É o modo de conseguir visualizar um determinado objecto onde é mostrado apenas a implementação de dados mas não mostra a implementação de processos. Descreve como é efectuada a transformação do estado do objecto. Clear Box - É o modo de conseguir visualizar um determinado objecto onde é mostrado as duas implementações a de dados e de processos. Com o objectivo de refinar todos os dados e processos e de os corrigir.

8 Ordem dos passos do “Cleanroom”
A análise de requisitos: produzir e rever “descrições pormenorizadas”. Projeto de alto nível: converter a analise de requisitos em codigo máquinas Projeto detalhado: Um aperfeiçoamento das funções já feitas no projecto de alto nivel.

9 Ordem dos passos do “Cleanroom” (cont)
Programação por Incremento: Desenvolver código e verificar se estão a ser utilizados os metodos inicialmente descritos. Compilar código ou testar codigo nesta altura é proibido. Pré teste por Incremento: gerar casos de teste. Testes baseados em resultados estatisticos: todo o codigo é compilado, iniciado e testado. Todos os resultados são validados e registados.

10 Cleanroom e o CMM(Capability Maturity Model)
O modelo CMM descreve a maneira como os processos do software estão organizados, desde a forma desorganizada até que o processo esteja concluido. Existem 5 niveis no CMM começando no nivel 1 e terminando no nivel 5. Um nivel evoluido é definido no KPA (key process area). Cleanroom é intencionado em aplicar disciplina no desenvolvimento de software no ramo da engenharia.

11 Cleanroom e o CMM(cont)
Nível 1: Nenhum! (Não existem processos para o Cleanroom e Ad hoc) Nível 2: Todas as KPA’s. Tem alta correspondência mas é assegurada a qualidade do software. Nível 3: Todas as KPA’s. Alta correspondência Nível 4: Todas as KPA’s. Nível 5: Todas as KPA’s. Alta correspondência; Mas KPA de “Mudança de Tecnologia”.

12 Conclusão São efectuados testes estatísticos para atribuir uma taxa de alta fiabilidade do sistema. Antes do codigo começar a ser implementado são efectuadas constantes verificações como primeiro mecanismo de detecção de erros. Cleanroom Software Engineering é uma forma de desenvolver software de alta qualidade.

13 Bibliografia http://www.sei.cmu.edu/str/descriptions/cleanroom.html
Diciopédia 2005


Carregar ppt "Cleanroom - Software Engineering"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google