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Profª Drª Beatriz Landa
ForGRAD Centro-Oeste 27 a 29 de setembro de 2009 Bonito/MS Profª Drª Beatriz Landa
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(35 grupos lingüísticos)
ÍNDIGENAS NO BRASIL População Aldeias Etnias Línguas (35 grupos lingüísticos) FUNASA, Relatório DESAI, 2002:3
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ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR
Em torno de 6000 estudantes 213 IESP 43 (20%) apresenta ação afirmativa 28 delas estaduais (65 %) 15 federais (35 %) 10 cursos de licenciatura intercultural Fonte:
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ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR
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Formas de acesso Processo seletivo Vestibular Geral
Reserva de Vagas Licenciatura intercultural Vagas suplementares Acréscimo de pontos/bônus Processo seletivo Vestibular Geral Vestibular Especial
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2.265.021 habitantes CONTEXTO de MS
Economia: gado, soja, setor sucroalcooleiro Segunda maior população indígena no Brasil
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CONTEXTO INDÍGENA NO MS
Segunda maior população indígena no Brasil Diversidade Étnica Terras insuficientes para as práticas sócio-culturais
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Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul
FONTE: SITE FUNAI Fonte: Funasa 2008 FONTE: NEPPI – NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÕES INDÍGENAS/UCDB.
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Mapa por etnias no MS
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Momento atual conflitos...
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Quantos são os acadêmicos no MS?
Atualmente matriculados em diversos cursos oferecidos pelas IES de MS. 45 - UFMS/câmpus Aquidauana 192 - UEMS 44 - UNIGRAN 44 – UCDB Licenciatura indígena – Teko Arandu 100 - UFGD
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IES-UEMS e o Ensino Superior para indígenas
Alunos inexistentes ou com baixa visibilidade na instituição A pouca inserção dos indígenas nas universidades públicas, antes das cotas implantadas na UEMS
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UEMS
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ACESSO Cotas: Lei Estadual nº 2589, de 26/12/2002
Resolução COUNI/UEMS nº 241 de 7/07/2003, com a reserva de 10% de todos os cursos oferecidos
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Resultados do Processos Seletivos
Vagas Matriculados Vagas Matriculados Vagas Matriculados 139 Vagas Matriculados Vagas Matriculados Vagas Matriculados Total : 490
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Cursos com indígenas na UEMS
Dourados: Direito, Enfermagem, Ciências Biológicas, Turismo, Ciência da Computação, Matemática, Química, Química Industrial, Sistema de Informação, Física, Letras, Pedagogia Aquidauana : Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal Amambai : História e Ciências Sociais Jardim : Pedagogia, Letras e Administração Rural Glória de Dourados : Geografia Ponta Porã: Administração- Comércio Exterior Campo Grande: Normal Superior e Pedagogia Naviraí : Direito, Normal Superior e Química Maracaju : Administração Rural, Pedagogia Mundo Novo : Ciências Biológicas Ivinhema : Ciências Biológicas
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Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
1. Dificuldade para deslocar-se até as unidades, em virtude do preço das passagens ou por problemas com meio de transporte; 2. Manutenção das despesas com aluguel, alimentação e transporte para a permanência nos municípios onde estão instalados os cursos e quando estão longe da comunidade; 3. Dificuldade financeira para adquirir as apostilas e xerox, solicitadas pelos docentes no curso das disciplinas
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Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
4. Dificuldade em compreender os textos indicados pelos docentes, por ser uma linguagem mais elaborada e científica; 5. Desconhecimento no uso dos computadores mesmo das funções mais básicas, assim como acesso à internet; 6. Preconceito tanto de colegas quanto de docentes, que não têm sensibilidade para lidar com as diferenças, embora estejam sendo bem aceitos no âmbito da UEMS.
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Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
7. Dificuldade na Matemática, Física, Química, pois a base do Ensino Médio não foi adequada, não lhes fornecendo, muitas vezes, as informações básicas necessárias para construir um conhecimento sólido sobre o assunto 8. Na área de Letras, apontam grande dificuldade para compreenderem as línguas estrangeiras com as quais estão tendo contato
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:Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
9. Dificuldades para produzirem os trabalhos solicitados pelos docentes das disciplinas, pois a estrutura dos mesmos não é de domínio da maioria;
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Perfil do estudante 2009 Total: 63
Pedagogia : 12 Engenharia Florestal : 8 Administração e Letras/Espanhol e Inglês: 6 História e Turismo: 5 Enfermagem: 4 Direito e Zootecnia: 3 Matem., Agron., Quím. Ind., Ciência da Comp. : 2 Sistema Informação e Ciências Biológicas: 1
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Perfil do estudante 2009
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Perfil do estudante 2009
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Perfil do estudante 2009
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Perfil do estudante 2009
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Perfil do estudante 2009
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ESTUDANTES INDÍGENAS E PERMANÊNCIA
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ACESSO 490 EVASÃO 190 Percentual médio: 36%
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Causas mais citadas Econômicas Sociais (casamento, gravidez)
Culturais (saudade) Escolha equivocada de cursos Emprego Mudança de cursos e universidades
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PERMANÊNCIA Comissão de Acompanhamento dos estudantes cotistas
Programa Rede de Saberes – Fundação Ford Programa Vale Universidade Indígena da UEMS – Governo Estadual
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AÇÕES EXECUTADAS NA UEMS PELO PROGRAMA REDE DE SABERES UEMS/UCDB/UFGD/UFMS
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Disponibilização de equipamentos para inserção digital: sede e aldeias
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Cursos e tutorias Química Matemática Física Disciplinas do Direito
Inglês e Português Estatística Biologia
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Cursos de capacitação sobre a questão indígena
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Inserção em projetos de pesquisa e extensão e participação em eventos
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Promoção de eventos realizados em conjunto com os estudantes
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Aquisição de bibliografia para os cursos, de acesso especial para os indígenas
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Fortalecimento da vinculação dos acadêmicos indígenas com suas comunidades e organizações e estudo das possibilidades de inserção profissional após concluir o curso
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Ações da Associação dos acadêmicos Indígenas da UEMS
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Outras sugestões Divulgação dos cursos feita pelos indígenas nas áreas abordando o perfil de cada área de conhecimento Políticas públicas para permanência diferenciadas considerando região, nº filhos, cursos
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Outras sugestões Ofertas cursos de extensão por áreas temáticas: Direito, Saúde, Educação, Sustentabilidade Publicações da produção acadêmica de alunos indígenas e professores Criação de espaços de socialização
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Outras sugestões Flexibilização curricular Flexibilização na avaliação
Cursos sobre temática indígena Inclusão dos saberes indígenas nas disciplinas
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Outras sugestões Estimular a interculturalidade na instituição
Cursos sobre temática indígena
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Momento de descontração
Acadêmicos da UEMS
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Uma discussão atual a) A "interculturalização" das instituições de ensino superior existentes no Brasil (no sentido de "investir em diversidade") b) Criar novas instituições de ensino superior, de tipo intercultural (como exemplo o caso das universidades interculturais mexicanas)
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Uma discussão atual c) Apoiar a criação de Universidades "indígenas", que sejam o espaço de formação dos índios sob uma institucionalidade gerida pelos próprios indígenas e apoiada pelo estado. d) Apoiar uma combinação das possibilidades expostas acima
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Uma discussão atual e) Não mudar nada, as instituições de ensino superior brasileiras estão agindo da forma certa para a integração dos índios
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OBRIGADA! (67)
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