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DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.

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1 DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013

2 CONCEITOS BASICOS O que é um Projeto ?

3 DEFINIÇÃO GERAIS Projeto De acordo com a norma ISO (Diretrizes para qualidade de gerenciamento de projetos): Projeto é “ um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Para o PMBOK ® : projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

4 DEFINIÇÃO GERAIS Os projetos ocorrem em praticamente todas as organizações e em todas as suas áreas e níveis, gerando produtos e/ou serviços para clientes internos e/ou externos; Exemplos de projetos: lançamento de um novo produto ou serviço; construção de uma casa; desenvolvimento de um software; implantação de uma nova tecnologia; realização de uma viagem; publicação de um livro; organização de um evento (festa, reunião, congresso etc.); planejamento e implementação de uma mudança organizacional; construção de uma ponte.

5 DEFINIÇÃO GERAIS Não são exemplos de projetos procedimentos contínuos e repetitivos em uma organização, tais como: fabricação de um carro; venda de produto; pagamento de fornecedores; gerenciamento da rede de computadores; manutenção no dia-a-dia da planta industrial.

6 DEFINIÇÃO GERAIS  Programa: grupo de projetos gerenciados de forma coordenada, visando obter benefícios difíceis de se obter quando gerenciados isoladamente;  Para melhor planejamento, execução, monitoramento e controle, um projeto (ou parte dele) pode ser dividido em Subprojetos; ProgramaProjeto A Subprojeto A1 Subprojeto A2 Projeto B Subprojeto B1 Subprojeto B2 Subprojeto B3

7 DEFINIÇÃO GERAIS Por conveniência, muitas vezes os projetos são classificados em termos de duração. As três mais comuns são: Duração do projeto Curto prazoMédio prazoLongo prazo 1 mês a 1 anoAté 2 anosMais de 2 anos Curto prazoMédio prazoLongo prazo 1 mês a 1 anoAté 2 anosMais de 2 anos Anos

8 DEFINIÇÃO GERAIS Stakeholders: são as partes interessadas ou envolvidas no projeto, os principais são: gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto; cliente: a pessoa ou organização que solicitou o produto ou o serviço do projeto; membros da equipe: as pessoas que compõem a equipe do projeto; organização executora: a empresa em que o projeto está sendo executado; patrocinador (sponsor): a pessoa ou grupo, dentro ou fora da organização executora, que provê recursos financeiros e/ou apoio institucional para a execução do projeto.

9 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO O ciclo de vida de um projeto (project life cycle) consiste no conjunto de fases que o compõem, geralmente em ordem seqüencial de execução; Cada uma de suas fases possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um ou mais deliverables; Deliverable é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele;

10 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO Revisões (reviews, phase exits, stage gates, kill points) são as inspeções e/ou reuniões realizadas ao final de cada fase, com o objetivo de verificar se a sua conclusão foi alcançada; Essas revisões determinarão se o projeto deverá prosseguir para sua próxima fase, detectarão e corrigirão erros que estejam afetando a performance;

11 FASES DE UM PROJETO A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado; Na fase inicial é identificada a necessidade do projeto e são estabelecidos seus objetivos, sendo autorizada ou não a sua execução, dependendo habitualmente do resultado de um estudo de viabilidade (business case); Nas fases intermediárias, é colocado em prática tudo aquilo que foi planejado. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessas fases. Nesse momento, as entregas são os produtos e/ou serviços a serem gerados pelo projeto;

12 FASES DE UM PROJETO Na fase final, os livros e documentos do projeto (inclusive os contratos) são encerrados e arquivados, com as partes interessadas devidamente comunicadas desse procedimento;

13 FASES DE UM PROJETO  A organização das fases e etapas devem ser adequada à natureza do projeto: Produtivo (engenharias) Governamental Desenvolvimento (marketing) Pesquisa e Desenvolvimento e etc.

14 FASES DE UM PROJETO Projeto Produtivo


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