A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo"— Transcrição da apresentação:

1 2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo
Objetivo: Desenvolver algoritmos a partir de problemas Definição de Lógica Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Diagrama de Blocos e Portugol Portugol: Estrutura da Linguagem Exemplos de Diagramas x Portugol Conclusões

2 Definição de Lógica O que é Lógica?
A lógica não possui uma definição específica. Inicialmente era ligada à matemática (lógica formal) e atualmente está relacionada a todas as áreas do conhecimento humano. Com o desenvolvimento da Ciência da Computação, necessidade da linguagem de programação, a aplicação do raciocínio lógico passou a ser muito importante nesta área.

3 Portanto japonês é amarelo
Definição de Lógica A lógica formal nem sempre está relacionada ao bom senso. Veja os argumentos abaixo. Penso, logo existo. Amarelo é uma cor, Japonês tem uma cor, Portanto japonês é amarelo

4 Definição de Algoritmo
O que é Algoritmo? Também há muitas definições, mas o algoritmo consiste no processo de resolução de um problema com número de passos precisos e bem definidos.

5 Definição de Algoritmo
Problema!!! Objetivo Processo com n° de Passos Finito Ações Claras e Precisas Conclusão

6 Algoritmo x Lógica A reunião destes conceitos possibilita o uso fiel do raciocínio lógico na programação. O algoritmo corretamente desenvolvido permite sua aplicação em qualquer linguagem de programação. Os algoritmos podem ser gráficos ou textuais. Algoritmos gráficos são auto explicativos e de fácil compreensão.

7 Algoritmo x Lógica Algoritmos textuais são desenvolvidos em linguagem formal estruturada e no idioma do desenvolvedor para que seja de fácil compreensão.

8 Diagrama de Blocos e Portugol
A tabela apresentada abaixo refere-se ao diagrama de blocos de acordo com a norma internacional ISO 5807:1985 (E). Além disso, será apresentado o comando em portugol (denominação dada por Guimarães & Lages), linguagem de programação regional escrita em português para ensino de programação estruturada.

9 Diagrama de Blocos e Portugol
Simbolo Comando em Portugol Descrição Inicio fim Terminal: indica inicio ou fim de um programa leia a,b Escreva b, “texto” Entrada/Saída: qualquer função de um dispositivo de entrada ou saída Entrada manual: Normalmente é entrada via teclado aab+c Processamento: qualquer função que indica uma ação. Ex: atribição, incremento, cálculos matemáticos.

10 Diagrama de Blocos e Portugol
Símbolo Comando em Portugol Descrição Escreva a,”texto” Saída de monitor: indica que a saída de dados é via monitor Se x=10 então senão fim_se Condicional: verifica se uma operação é satisfeita. Único símbolo (operação) que permite duas saídas. para i de 1 até 5 faça Fim_para Preparação: indica a preparação para um laço de repetição incondicional

11 Diagrama de Blocos e Portugol
Símbolo Comando em Portugol Descrição Conexão: uma entrada ou uma saída de ou para uma outra parte do dagrama. Sentido do fluxo: é a interligação entre os blocos indicando o sentido de processamento.

12 Portugol: Estrutura da Linguagem
É uma linguagem de programação estruturada, com comandos em português . Caracteriza-se por ser uma linguagem formal, sem ambiguidades, para que se possa definir exatamente a tarefa a ser desenvolvida. Veremos como é a estrutura básica da linguagem:

13 Portugol: Estrutura da Linguagem
Escreve-se o nome do programa programa const .... var Inicio fim Identifica-se a constante e seu valor Identifica-se a variável e seu tipo Bloco de programação onde são colocados os comandos a serem executados

14 Portugol: Estrutura da Linguagem
Desenvolva um programa em que o usuário o raio e mesmo calcule a área do círculo correspondente programa Area_do_Circulo const pi = var A: real R: real Inicio leia R Aapi*R^2 Escreva A fim A = p x R2

15 Exemplos de Diagramas x Portugol
Adição de dois valores inteiros.

16 Exemplos de Diagramas x Portugol
Uso do condicional.

17 Exemplos de Diagramas x Portugol
Uso do condicional. se...então.....senão.

18 Exemplos de Diagramas x Portugol
Uso do condicional. Uso do operador lógico

19 Exemplos de Diagramas x Portugol
Uso do condicional. Uso do operador lógico

20 Exemplos de Diagramas x Portugol
Loop condicional

21 Exemplos de Diagramas x Portugol
Loop incondicional

22 Conclusões Todos os exemplos acima foram extraídos do livro do Mazano e serão cobrados posteriormente como exercícios utilizando a linguagem C de acordo com o momento necessário. O desenvolvimento em portugol está representados apenas para fim didático para que o aluno verifique como se escreve um programa em linguagem estruturada.

23 O fim....O fim


Carregar ppt "2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google