A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica Diagrama.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica Diagrama."— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica Diagrama de Blocos e Portugol Diagrama de Blocos e Portugol Portugol: Estrutura da Linguagem Portugol: Estrutura da Linguagem Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Conclusões Conclusões Objetivo: Objetivo: Desenvolver algoritmos a partir de problemas

2 Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica O que é Lógica? A lógica não possui uma definição específica. Inicialmente era ligada à matemática (lógica formal) e atualmente está relacionada a todas as áreas do conhecimento humano. Com o desenvolvimento da Ciência da Computação, necessidade da linguagem de programação, a aplicação do raciocínio lógico passou a ser muito importante nesta área.

3 Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica A lógica formal nem sempre está relacionada ao bom senso. Veja os argumentos abaixo. Penso, logo existo. Amarelo é uma cor, Japonês tem uma cor, Portanto japonês é amarelo

4 Lógica de Programação Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo O que é Algoritmo? Também há muitas definições, mas o algoritmo consiste no processo de resolução de um problema com número de passos precisos e bem definidos.

5 Lógica de Programação Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo Objetivo Ações Conclusão Problema!!! Claras e Precisas Processo com n° de Passos Finito

6 Lógica de Programação Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica  A reunião destes conceitos possibilita o uso fiel do raciocínio lógico na programação.  O algoritmo corretamente desenvolvido permite sua aplicação em qualquer linguagem de programação.  Os algoritmos podem ser gráficos ou textuais.  Algoritmos gráficos são auto explicativos e de fácil compreensão.

7 Lógica de Programação Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica  Algoritmos textuais são desenvolvidos em linguagem formal estruturada e no idioma do desenvolvedor para que seja de fácil compreensão.

8 Lógica de Programação Diagrama de Blocos e Portugol Diagrama de Blocos e Portugol A tabela apresentada abaixo refere-se ao diagrama de blocos de acordo com a norma internacional ISO 5807:1985 (E). Além disso, será apresentado o comando em portugol (denominação dada por Guimarães & Lages), linguagem de programação regional escrita em português para ensino de programação estruturada.

9 Lógica de Programação Diagrama de Blocos e Portugol Diagrama de Blocos e Portugol SimboloComando em PortugolDescrição Inicio fim Terminal: indica inicio ou fim de um programa leia a,b Escreva b, “texto” Entrada/Saída: qualquer função de um dispositivo de entrada ou saída leia a,bEntrada manual: Normalmente é entrada via teclado a a b+cProcessamento: qualquer função que indica uma ação. Ex: atribição, incremento, cálculos matemáticos.

10 Lógica de Programação Diagrama de Blocos e Portugol Diagrama de Blocos e Portugol SímboloComando em Portugol Descrição Escreva a,”texto”Saída de monitor: indica que a saída de dados é via monitor Se x=10 então senão fim_se Condicional: verifica se uma operação é satisfeita. Único símbolo (operação) que permite duas saídas. para i de 1 até 5 faça Fim_para Preparação: indica a preparação para um laço de repetição incondicional

11 Lógica de Programação Diagrama de Blocos e Portugol Diagrama de Blocos e Portugol SímboloComando em Portugol Descrição Conexão: uma entrada ou uma saída de ou para uma outra parte do dagrama. Sentido do fluxo: é a interligação entre os blocos indicando o sentido de processamento.

12 Lógica de Programação Portugol: Estrutura da Linguagem Portugol: Estrutura da Linguagem É uma linguagem de programação estruturada, com comandos em português. Caracteriza-se por ser uma linguagem formal, sem ambiguidades, para que se possa definir exatamente a tarefa a ser desenvolvida. Veremos como é a estrutura básica da linguagem:

13 Lógica de Programação Portugol: Estrutura da Linguagem Portugol: Estrutura da Linguagem programa const.... var Inicio fim programa const.... var Inicio fim Escreve-se o nome do programa Identifica-se a constante e seu valor Identifica-se a variável e seu tipo Bloco de programação onde são colocados os comandos a serem executados

14 Lógica de Programação Portugol: Estrutura da Linguagem Portugol: Estrutura da Linguagem Desenvolva um programa em que o usuário o raio e mesmo calcule a área do círculo correspondente programa Area_do_Circulo const pi = var A: real R: real Inicio leia R A a pi*R^2 Escreva A fim programa Area_do_Circulo const pi = var A: real R: real Inicio leia R A a pi*R^2 Escreva A fim A =  x R 2

15 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Adição de dois valores inteiros.

16 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Uso do condicional.

17 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Uso do condicional. se...então.....senão.

18 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Uso do condicional. Uso do operador lógico

19 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Uso do condicional. Uso do operador lógico

20 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Loop condicional

21 Lógica de Programação Exemplos de Diagramas x Portugol Exemplos de Diagramas x Portugol Loop incondicional

22 Lógica de Programação Conclusões Conclusões Todos os exemplos acima foram extraídos do livro do Mazano e serão cobrados posteriormente como exercícios utilizando a linguagem C de acordo com o momento necessário. O desenvolvimento em portugol está representados apenas para fim didático para que o aluno verifique como se escreve um programa em linguagem estruturada.

23 Lógica de Programação


Carregar ppt "Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Lógica Definição de Algoritmo Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Algoritmo x Lógica Diagrama."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google