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Secretaria Municipal de Administração Secretária: SÔNIA VAZ PINTO RIO - Julho 2005 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Prefeito: JOSÉ FOGAÇA.

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2 Secretaria Municipal de Administração Secretária: SÔNIA VAZ PINTO RIO - Julho 2005 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Prefeito: JOSÉ FOGAÇA

3 MODELO DE GESTÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

4 Objetivos do novo Modelo de Gestão 1.Garantir foco, velocidade e controle ao processo de Gestão Pública. 2.Desenvolver e dinamizar uma plataforma de gestão que conecte e articule todo o Governo. 3.Potencializar as ações governamentais a partir da implementação do conceito de Governança Local.

5 Participativo Inovador Gerador de Resultados Focado Transparente Plural INTEGRADOR Fundamentos do Modelo de Gestão

6 1.Governança Local Adoção de um sistema de Governo que inclua a territorialidade e o protagonismo político 2.Atuação por Blocos Temáticos (1) Desenvolvimento Social (2) Desenvolvimento Ambiental (3) Desenvolvimento Econômico (4) Modernização da Gestão 3.Definição de Desafios Estratégicos Adoção de programas, metas e indicadores de desempenho. 4. Estruturas coletivas de decisão Comitês de Políticas Setoriais e de Gestão Princípios adotados

7 Modelo de Gestão Planejamento Execução Acompanhamento Melhoria Contínua Visão do Modelo de Gestão

8 Modelo de Gestão Planejamento Execução Acompanhamento Melhoria Contínua Visão do Modelo de Gestão Eixos de Atuação Mapa Estratégico

9 Modelo de Gestão Planejamento Execução Acompanhamento Melhoria Contínua Visão do Modelo de Gestão Programas Projetos

10 Modelo de Gestão Planejamento Execução Acompanhamento Melhoria Contínua Visão do Modelo de Gestão Metas Indicadores

11 Modelo de Gestão Planejamento Execução Acompanhamento Melhoria Contínua Visão do Modelo de Gestão Avaliação de Resultados Pesquisa de Opinião

12 FERRAMENTAS DE GESTÃO 21 Programas Estratégia de Governo Alinhamento dos desafios da Prefeitura Visão Sistêmica de Governo Portal da Prefeitura Ferramenta de Gestão Programas Estratégicos - PPA Programas de Governo alinhados à estratégia e às necessidades da sociedade ESTRUTURAÇÃO ACOMPANHAMENTO E GESTÃO PLANO DE GESTÃO PROGRAMA

13 .. Área de Governança Eixo Social Eixo Econômico Eixo Ambiente Visão Sistêmica do Governo Prefeito Vice-Prefeito Conselhos Municipais, OP, Sociedade Civil Atividades de Suporte Sociedade Comitê de Políticas Sociais e Ambientais Comitê de Política Econômica Comitê de Gestão

14 Responsabilidade Financeira Foco de Atuação Garantir o equilíbrio das contas públicas Resultado para a Sociedade Visão Desenvolver e Fortalecer a Economia, garantindo a geração de empregos Modernização da gestão pública Desenvolver uma cidade empreendedora Modernizar e integrar as tecnologias de informação Capacitar os servidores públicos Ser referência em qualidade de vida, construindo um ambiente sustentável e participativo, garantindo a pluralidade, por meio da Governança Solidária Local Promover a Inclusão Social Promover a sustentabilidade Ambiental Fomentar e fortalecer atividades com potencial competitivo Promover a atenção e proteção à infância, adolescência e juventude Melhorar o acesso e qualidade dos serviços de saúde Melhorar a segurança da população Revitalizar e preservar áreas da cidade Social Ambiental Econômico Planejar e executar ações territorialmente Fomentar a intersetorialidade Aumentar a efetividade de despesas e receita Buscar formas alternativas de financiamento Financeiro Transparência Promover a auto- sustentabilidade e emancipação dos cidadãos Buscar excelência dos processos administrativos e operacionais Governança Solidária Local Criar uma ambiência favorável aos negócios Planejar e viablizar a “cidade futura” e o seu crescimento Promover a cultura de responsabilidade social e fiscal Garantir a relação harmônica entre os cidadãos, o serviço público e o meio ambiente “Governar para quem mais precisa” Garantir uma comunicação eficaz com a sociedade Oportunidades de investimento e Negócios Melhoria na logística Cultura empreendedora Arranjos produtivos locais Alta tecnologia; Construção civil; Turismo Informação Diálogo Motivar servidores públicos e atrair pessoas capacitadas PREFEITURA DE PORTO ALEGRE Mapa Estratégico

15 Estruturação Visão Sistêmica e Mapa Estratégico Contri buiçõe s, Ações/ Projet os dos Órgão s para o Mapa Estrat égico Defini ção dos Progr amas de Gover no – Form ataçã o do PPA 25 Órgãos 130 reuniões 300 pessoas 313 ações 21 Programas Intersetoriais - Execução da Estratégia FORMULAÇÃO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO 123 Mapa Estratégico Visão Sistêmica

16 Alinhamento de Conceitos Eixos Ambiental Social Econômico OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMA AÇÃO Eixo Social Eixo Econômico Eixo Ambiente Comitê de Políticas Sociais e Ambientais Comitê de Política Econômica Comitê de Gestão

17 Estruturação Visão Sistêmica e Mapa Estratégico Contri buiçõe s, Ações/ Projet os dos Órgão s para o Mapa Estrat égico Defini ção dos Progr amas de Gover no – Form ataçã o do PPA Opera cionali zação do Model o de Gestã o 25 Órgãos 130 reuniões 300 pessoas 313 ações 21 Programas Intersetoriais - Execução da Estratégia - Operacionalização dos indicadores, metas e benchmarking - Gestão por Programas (Gestor do programa) FORMULAÇÃO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO 1234 Mapa Estratégico Visão Sistêmica

18 PROGRAMAS DE GOVERNO LUGAR DE CRIANÇA É NA FAMÍLIA E NA ESCOLA BEM-ME-QUER GURIZADA CIDADÃ A RECEITA É SAÚDE CARINHO NÃO TEM IDADE TUDO PELA INCLUSÃO SOCIAL VIZINHANÇA SEGURA PORTO DO FUTURO CIDADE INTEGRADA VIVA O CENTRO PORTO VERDE PROGRAMA INTEGRADO ENTRADA DA CIDADE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL PROGRAMA SÓCIO-AMBIENTAL CRESCE PORTO ALEGRE MAIS RECURSOS, MAIS SERVIÇOS GESTÃO TOTAL GOVERNANÇA SOLIDÁRIA LOCAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PORTO ALEGRE MULHER CIDADE ACESSÍVEL

19 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SMA  Alinhamento Estratégico  Programa de Ação  Acompanhamento Gerencial  Avaliação de Resultados

20 PROGRAMA DE AÇÃO  AÇÕES ESTRATÉGICAS PDM - Redesenho de Processos Organizacionais PDM - Indicadores de Desenvolvimento Urbano Georeferenciados PDM - Desenvolvimento de Software para gestão de RH PDM - Desenvolvimento de Software e treinamento em redes de comunicação PDM - Aquisição de equipamento de storage e unidade de fita robotizada

21 PROGRAMA DE AÇÃO  AÇÕES ESTRATÉGICAS PGT - Escola de Gestão PGT - Plano de Saúde do Servidor PGT - Revisão do Plano de Carreiras PGT - Revisão Organizacional de Processos nas Secretarias e Órgãos  PROJETOS ESTRATÉGICOS Hierarquização e priorização

22 VISÃO A SMA se constituir como referência na concepção de políticas de RH de forma integradora, facilitadora, propositiva e incidindo sobre os procedimentos administrativos de forma eficaz e eficiente. MISSÃO Formular políticas de Recursos Humanos e Modernização Administrativa, em consonância com a estratégia global de Governo.

23 SMA SERVIDORES: 356 ESTAGIÁRIOS: 89

24 RH MODERNIZAÇÃO ADM. TRANPORTE ADM. DOCUMENTAÇÃO INFRAESTRUTURA SRH OUVIDORIA CSI CDES CEGEP CESP CGMA CTA CD CASE SERVIÇOS SMA Público-Alvo: servidores

25 RH MODERN. ADM. TRANSPORTE ADM. DOCUMENTAÇÃO INFRAESTRUTURA GPSME SMED SMC SMOV SMGAE SMCPGL SMSDEP SMT SMAM PGM PGM SMF SMIC SMDHSU SMDHSU SMJ

26 Componentes Infra-estruturaUrbanaInfra-estruturaUrbanaFortalecimentoInstitucionalFortalecimentoInstitucional Modernização da AdministraçãoMunicipal AdministraçãoMunicipal Modernização Administrativa Modernização Fiscal MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

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28 Promover a construção de novos conhecimentos no âmbito da gestão pública e a permanente formação e capacitação dos trabalhadores da Administração Pública Municipal, nos aspectos técnicos e gerenciais, e, também, nas questões éticas, políticas e culturais visando a uma maior resolutividade das políticas públicas. - Promover a construção de novos conhecimentos no âmbito da gestão pública e a permanente formação e capacitação dos trabalhadores da Administração Pública Municipal, nos aspectos técnicos e gerenciais, e, também, nas questões éticas, políticas e culturais visando a uma maior resolutividade das políticas públicas.

29 Viabilizar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais consideradas essenciais ao exercício da função pública; Produzir conhecimentos que subsidiem as ações de formação e capacitação profissional na PMPA; Assessorar os órgãos da PMPA no planejamento de projetos de qualificação; Estabelecer parcerias buscando a troca de experiências e informações no âmbito do desenvolvimento de recursos humanos. Objetivos Específicos

30 Programação 2005

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32 Subsidiada: Programa de Formação Continuada (PFC) 2004; Levantamento de necessidades de formação profissional realizado em parceria com os áreas de RH da PMPA. Orçamento Participativo Interno (OP interno). Programação 2005


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